Procurando pelo telefone de contato da Energisa para falar com o atendente? O canal de atendimento ao consumidor pode ser implementado de diversas formas tais como canal telefônico, chat online, email e redes sociais. O importante é saber que todo consumidor quer e tem o direito de ser bem atendido, seja lá qual for o produto que estiver adquirindo. As companhias de energia possuem milhares de clientes no país. Infelizmente, os serviços prestados por estas empresas deixam a desejar em certos momentos. São comuns os casos de consumidores que ficam sem energia na sua residência ou tem algum aparelho queimado por um surto de energia na rede. Mas não adianta ficar bravo com os atendentes, eles não têm culpa. É preciso ter paciência e saber usar os meios de atendimento adequados. Sendo assim, o objetivo deste artigo é informar os telefones da Energisa para reclamações, assistência técnica, suporte técnico, compras, SAC e ouvidoria.
SAC é o Serviço de Atendimento ao Consumidor das empresas prestadoras de serviços e vendedoras de produtos. O objetivo deste canal de comunicação é resolver as demandas dos consumidores sobre dúvidas, reclamações, cancelamentos, etc. O contado do cliente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor deve ser gratuito, isto é, o atendimento das solicitações dos consumidores não pode resultar em qualquer custo. Quanto à qualidade do atendimento, o SAC deverá obedecer aos princípios da boa-fé, transparência, eficiência, celeridade e cordialidade, além disso, o atendente que lhe prestará o serviço deverá ser totalmente capacitado para lhe prestar o melhor atendimento possível. Você também possui o direito de ter seu contato transferido do atendente do SAC para o setor competente da empresa, que seja devidamente capacitado a atender os seus questionamentos.
Canal para Falar | Contato Energisa |
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Telefone de SAC da Energisa | 0800-701-0326 0800-648-1783 (Deficientes auditivos) |
Ajuda Energisa | www.energisa.com.br/ajuda |
WhatsApp da Energisa | Confira na lista abaixo |
Chat Energisa para Suporte | Clique no balãozinho localizado no canto inferior direito do site |
Email Energisa de Atendimento | www.energisa.com.br/contato-email |
Ouvidoria Energisa para Reclamações | www.energisa.com.br/ouvidoria |
Denúncia Energisa | www.energisa.com.br/denuncie-furto-de-energia |
Qual é a Ouvidoria Energisa?
É muito comum que os consumidores não entendam a diferença entre SAC e Ouvidoria. O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é a forma direta de comunicação entre cliente e empresa para a resolução de problemas e dúvidas. Já a ouvidoria é um canal mais amplo do atendimento ao consumidor. A ouvidoria funciona como se fosse um coletivo de possibilidades que o cliente pode acessar, inclusive em órgãos de defesa do consumidor, antes de entrar de fato com um processo na justiça contra a empresa.
O contato com a ouvidoria deve ser a última tentativa de contato do cliente com a empresa antes de um processo judicial ser iniciado. Para ter acesso à ouvidoria, um cliente precisa primeiramente entrar em contato com o SAC. Se o atendente do SAC não solucionar o problema do cliente, o mesmo deve entrar em contato com a ouvidoria. Finalmente, se o canal de ouvidoria não resolver o problema, o cliente deverá acessar o órgão regulador da categoria ou ir à justiça para garantir seus direitos.
A Ouvidoria da Energisa é um canal feito para que o cliente possa registrar sugestões, críticas ou elogios sobre os serviços prestados pela Energisa. Você pode registrar uma reclamação quando tiver qualquer tipo de problema. A Ouvidoria vai avaliar com total imparcialidade os direitos e deveres do cliente e da empresa. Antes de entrar em contato com a Ouvidoria para registrar uma reclamação, procure auxílio nos Canais de Atendimento da Energisa.
O atendimento telefônico da Ouvidoria da Energisa é de segunda a sexta-feira (exceto feriados). Para entrar em contato preencha o formulário disponível no site. Para registrar uma reclamação, tenha em mãos o protocolo obtido em um dos Canais de Atendimento.
No que diz respeito a ressarcimento, é necessário que você compareça a uma de nossas agências de atendimento presencial mais próxima de sua localidade, portando toda a documentação. Saiba aqui todas as informações sobre a solicitação de ressarcimentos de danos elétricos, incluindo a documentação necessária, e aqui qual a agência mais próxima de sua Unidade Consumidora.
Qual é o email da Energisa?
A Energisa não tem hoje um endereço de email de atendimento. Contudo, você poderá enviar uma mensagem para a empresa através do formulário eletrônico no site.
Qual é o WhatsApp da Energisa?
Solicite faturas, solicitações de religação, negociação de débitos, falta de energia, atendimento emergência de risco, ligação nova e desligamento e mudança de titularidade através do Whatsapp da Energisa de maneira rápida e prática. Confira a lista completa
Empresa |
Whatsapp Gisa |
Links para Gisa |
Energisa Acre |
(68) 99233 0341 |
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Energisa Borborema |
(83) 99135 5540 |
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Energisa Minas Gerais |
(32) 98426 1352 |
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Energisa Mato Grosso do Sul |
(67) 99980 0698 |
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Energisa Mato Grosso |
(65) 99999 7974 |
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Energisa Nova Friburgo |
(22) 99292 4081 |
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Energisa Paraíba |
(83) 99135 5540 |
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Energisa Rondônia |
(69) 99358 9673 |
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Energisa Sergipe |
(79) 98101 0715 |
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Energisa Sul-Sudeste |
(18) 99120 3365 |
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Energisa Tocantins |
(63) 99222 6664 |
Qual é o telefone de atendimento da Energisa?
A Energisa oferece atendimento telefônico gratuito e contínuo, 24 horas, sete dias da semana. O telefone da Energisa é 0800-701-0326. Deficientes auditivos: 0800-648-1783. Um canal feito para você tirar suas dúvidas, fazer reclamações ou ainda solicitar serviços sem precisar ir a um ponto de atendimento presencial.
Os outros telefones de atendimento ao consumidor da Energisa são:
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- Paraíba: 0800-083-0196
- Borborema: 0800-023-0196
- Sergipe: 0800-079-0196
- Minas Gerais: 0800-032-0196
- Nova Friburgo: 0800-032-0196
- Mato Grosso do Sul: 0800-722-7272
- Mato Grosso: 0800-646-4196
- Paraná: 0800-701-0326
- São Paulo: 0800-701-0326
- Tocantins: 0800-721-3330
- Rondônia: 0800-647-0120
- Acre: 0800-647-7196
Qual é a agência virtual Energisa?
A Agência Virtual é um ambiente no site da Energisa que permite a solicitação de serviços e soluções para nossos clientes. É um canal rápido e seguro com atendimento 24 horas, todos os dias. As solicitações feitas pela Agência Virtual são registradas imediatamente. Para ter acesso a essas facilidades, é só informar o documento do titular (CPF ou CNPJ), e senha de acesso.
Você pode atualizar dados pessoais, como e-mail, telefone fixo, celular, e também atualizações cadastrais, como data do vencimento e local de entrega das contas. Além disso, na Agência Virtual, o cliente pode cadastrar o pagamento em Débito Automático.
Qual é o chat da Energisa?
O chat online da Energisa presta atendimento 24 horas. Para acessar o chat da Energisa, siga os seguintes passos:
- Acesse a página da empresa na internet;
- Clique no ícone de balão de conversa localizado no canto inferior direito da página;
- Clique em “Começar” e aguarde o carregamento das opções;
- Selecione a opção que tem a ver com sua necessidade;
- Siga os passos da assistente virtual e veja se alguma das informações são capazes de te ajudar;
- Se o suporte automático não for de grande ajuda, digite e envie no chat “Falar com atendente” e responda o que é solicitado até conseguir o auxílio de um especialista.
Onde tem agência de atendimento presencial Energisa?
Há serviços que só podem ser realizados numa das Agências de Atendimento Presencial. A apresentação da documentação necessária para ressarcimento de danos elétricos, compra do medidor para classificação irrigante, análise de isenção de débitos, por exemplo, são serviços que exigem o deslocamento do cliente até uma das nossas Agências. A rede de atendimento presencial da Energisa funciona de segunda a sexta-feira, com diferentes horários, de acordo com cada região. Não há expediente nos finais de semana ou feriados. Confira aqui os endereços.
Qual é o aplicativo Energisa?
Energisa On é um aplicativo desenvolvido para tornar o seu relacionamento com a Energisa ainda mais fácil e rápido. Disponível para smartphone (Android e iOS), o Energisa On oferece ainda mais comodidade na hora de solicitar diversos serviços direto do seu celular. Para utilizar o aplicativo você deve ser cliente da Energisa (titular ou representante autorizado do imóvel). E para realizar o seu cadastro, digite seu CPF na tela de login.
Com o Energisa On é fácil, extremamente fácil:
- Comunicar falta de energia
- Consultar Desligamento Programado
- Acompanhar solicitações
- Visualizar de Contas Pendentes
- Reportar um problema à Energisa
- Consultar o Histórico de Consumo
- Ver Pontos de Atendimento de Pagamento
- Solicitar Débito Automático
- Solicitar Religação Normal
Quais são as reclamações da Energisa?
As principais reclamações da Energisa são cobrança indevida, valor abusivo, demora na execução e mau atendimento. Os serviços da Energisa mais reclamados são equipe de atendimento, canais de atendimento, pagamentos e documentos.
É importante lembrar que toda empresa possui problemas nos seus serviços e produtos, e com a Energisa não seria diferente. Mas a empresa tenta superá-los de forma rápida para melhor atender seus clientes. Sendo assim, a sua participação, de forma mais efetiva, relatando as problemas e sugerindo melhorias, é fundamental para que a empresa aperfeiçoe seus processos. Aconselhamos fazer sua reclamação nos canais listados acima. Não obtendo resposta da Energisa, sugerimos usar o site ReclameAqui.
O ReclameAqui é um site brasileiro de reclamações contra empresas. É um serviço gratuito, tanto para os consumidores postarem suas reclamações quanto para as empresas responderem a elas. Trata-se de um site no qual consumidores fazem um cadastro de seus dados pessoais e podem enviar reclamações. A política de privacidade do site não permite a identificação do consumidor na publicação das páginas, pois as reclamações feitas são indexadas por motores de busca e visíveis para consulta.
O acesso aos dados que foram cadastrados pelo consumidor ocorre apenas com a empresa envolvida, para facilitar a busca da resolução do problema. Assim, é transmitida à empresa envolvida um e-mail com os detalhes, caso ela possua um cadastro para respostas no site. Com os dados gerados, são obtidos rankings automatizados e o Reclame Aqui faz uma avaliação da empresa utilizando diversos critérios próprios. O status máximo de uma empresa no site é possuir o Selo RA 1000.
Você poderá também fazer sua reclamação via WhatsApp. Basta adicionar o número de WhatsApp (11) 97062-2753 e começar o processo que será respondido por meio de inteligência artificial. Em poucos minutos, já será possível ter a reclamação completa pelo aplicativo. Depois de postar o texto da reclamação, o Whatsapp do ReclameAqui envia um link para o usuário validar a queixa no site. Para quem ainda não é cadastrado, é importante preencher os dados para fazer parte dos consumidores que usam a plataforma.
Fale com a Energisa nas Redes Sociais
A Energisa também está presente nas redes sociais. A empresa possui canais de comunicação normalmente utilizados para expor novidades sobre os serviços. Através das redes sociais você também pode tirar dúvidas sobre serviços além de conteúdos exclusivos da operadora. Veja abaixo todos as redes sociais da Energisa para você entrar em contato ou acompanhar novidades:
Página da Energisa no Facebook
Perfil da Energisa no Twitter
Canal da Energisa no You Tube
Perfil da Energisa no Instagram
Canais de Reclamações dos Consumidores
Sabemos que os canais de atendimento ao consumidor (SAC) e serviços de ouvidoria das empresas deveriam ser suficientes para o consumidor resolver todas suas questões. Mas nem sempre as empresas atendem os clientes da forma adequada. Pensando nisto, preparamos uma lista de canais de reclamação que todo cidadão pode usar para realizar reclamações a respeito de produtos e serviços.
1 – consumidor.gov.br
O Portal do Consumidor é um recurso criado pelo Ministério da Justiça como parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor que possibilita ao consumidor fazer uma reclamação online contra uma empresa. É um serviço público e gratuito que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo pela internet. A pessoa pode registrar uma queixa e a empresa tem até 10 dias para responder. Esse procedimento só é válido para aqueles fornecedores cadastrados no site. Ou seja, o serviço depende de uma adesão voluntária das companhias. O portal serve como um canal de comunicação e, no período de 10 dias, a empresa pode dialogar com o cliente. Ao fim do prazo, precisa dar uma resposta à demanda. Em seguida, o consumidor tem até 20 dias para comentar e classificar a resposta da empresa, informando se sua reclamação foi resolvida ou não resolvida, e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido. Caso não seja possível resolver sua reclamação por meio do portal, recomendamos que você busque o atendimento dos Procons, Defensorias Públicas, Juizados Especiais Cíveis, entre outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que poderão orientá-lo e auxiliá-lo na resolução de seu problema de consumo.
2 – Procons
Os Procons são órgãos vinculados aos governos estaduais que atuam na defesa dos direitos dos clientes. Tem como missão principal equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores, elaborando e executando a política de proteção e defesa dos consumidores. As atribuições são amplas, destacando-se o trato das reclamações que envolvam o interesse da coletividade, função realizada pelos promotores de Justiça de Defesa do Consumidor. Nesse sentido, são combatidos atos como publicidades abusivas e enganosas, adulteração de produtos, ofertas de produtos ou serviços impróprios, cláusulas abusivas em contratos e práticas desleais ou coercitivas que firam os direitos do consumidor. Os procedimentos variam de acordos com os estados, mas há características comuns. Não há cobrança de taxas para o serviço e qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer reclamações, online ou presencialmente, nas sedes e postos de atendimento (confira aqui o contato do Procon da sua região).
3 – proteste.org.br
A Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Cliente é uma entidade civil sem fins lucrativos, apartidária, independente de governos e empresas, que atua na defesa e no fortalecimento dos direitos dos clientes brasileiros. Mantida com as mensalidades de seus associados, e com o aporte e a solidariedade de outras associações de clientes internacionais, a Proteste ajuda os cidadãos a fazer valer seu poder de compra e a conhecer seus direitos. A Proteste intervém, sempre que necessário, nos conflitos de associados com fornecedores e encaminha às empresas e às autoridades reivindicações e propostas pertinentes para melhorar produtos e serviços. O canal de reclamações permite que os associados e usuários registrados encaminhem uma reclamação diretamente para uma empresa e solicitem o apoio de um de especialistas. Estas reclamações são enviadas pelos clientes diretamente para as empresas através desta plataforma. Reclamações encaminhadas por clientes que solicitam a ajuda de especialistas são analisadas e tratadas cuidadosamente pelos especialistas em Defesa do Cliente. Os clientes devem entrar em contato com a empresa diretamente antes da Proteste intervir.
4 – Defensorias Públicas
Segundo a Constituição da República, “a Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados” (art. 134,caput). Em outras palavras, é dever do Estado, através da Defensoria Pública, garantir assistência jurídica integral e gratuita àqueles que não podem custeá-la. Isso significa muito mais do que o direito a assistência judicial, abrangendo a defesa, em todas as esferas, dos direitos dos necessitados. A Defensoria Pública presta consultoria jurídica, ou seja, fornece informações sobre os direitos e deveres das pessoas que recebem sua assistência. É com base na resposta à consulta que o assistido pela Defensoria Pública pode decidir melhor como agir em relação ao problema apresentado ao defensor público. Confira aqui os contatos das defensorias públicas.
5 – Juizados Especiais Cíveis
Para quem recorre à Justiça, a alternativa mais simples é entrar com uma reclamação em um Juizado Especial Cível (confira aqui o juizado da sua região), que são instâncias específicas dos tribunais de Justiça de cada estado. Pessoas físicas com mais de 18 anos, micro e pequenas empresas e organizações da sociedade civil podem acessar este recurso. As reclamações têm limite de 40 salários mínimos. Se o valor da causa for maior, o consumidor só poderá receber até este limite. Se o caso for de valor de até 20 salários mínimos, não é necessário contratar advogado. No entanto, se o valor for superior, a presença deste profissional passa a ser necessária. As reclamações devem ser feitas por escrito, com cópias de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos que embasem o processo. É preciso ter também dados da pessoa acionada, como nome, endereço, nacionalidade e profissão. Os juizados especiais buscam resolver os processos por meio de acordos. Para isso são chamadas audiências de conciliação. Caso não haja consenso, o juiz responsável pode determinar uma sanção se considerar que o consumidor está correto em seu pleito.
6 – Agências Reguladoras
Em serviços regulados, como telecomunicações, transportes aéreos, planos de saúde, as agências reguladoras disponibilizam auxílio a consumidores que não conseguem resolver problemas diretamente com as empresas fornecedoras. Antes de acionar a Agência, o consumidor deve formalizar o problema junto à operadora e anotar o número de protocolo. Feita a denúncia, a instituição aciona a operadora, que tem até cinco dias úteis para dar uma resposta. Caso o problema não seja solucionado, a pessoa pode reabrir a demanda.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), autarquia em regime especial vinculada ao Ministério de Minas e Energia, é a agência que regula o setor elétrico brasileiro. Quando você tiver algum problema com a distribuidora de energia elétrica, por exemplo, falta de energia, não recebimento de fatura etc., deve reclamar diretamente à distribuidora. Ao registrar sua reclamação, a distribuidora deverá fornecer um número de protocolo. Guarde esse número.
Caso o problema não seja solucionado, você deverá entrar em contato com a ouvidoria da distribuidora e informar o número de protocolo da reclamação. Ao reclamar na ouvidoria, outro número de protocolo deverá ser fornecido. É importante guardar esse número também. Se ainda assim o problema não tiver sido resolvido, registre sua reclamação na Aneel. Você poderá utilizar um dos seguintes canais:
- Telefone 167 (de segunda a sábado, das 6h20 à meia-noite)
- Formulário no site da Aneel
- Chat on-line (de segunda a sábado, das 8h às 20h)
Mais informações sobre a Energisa
Não recebi a conta de energia da Energisa, o que devo fazer?
Você pode solicitar a 2° via de sua conta pelo Site, onde o acesso é mais rápido. Se você já possui senha cadastrada no site, basta acessar Agência Virtual > Extrato e Segunda Via da Conta. Caso não possua sua fatura em mãos ou não seja o titular do imóvel e precisa retirar uma segunda via de conta, a Energisa oferece a possibilidade de gerar um boleto de pagamento informando apenas número da Unidade Consumidora (UC) do imóvel.
Como retirar a segunda via da conta Energisa?
Para obter a segunda via de fatura no site, siga os seguintes passos:
- Ao acessar o site, acesse o menu “Serviços Online” e clique na opção “Extrato e Segunda Via da Conta” ou no ícone “Segunda Via Fatura” disponivel na barra de serviços.
- Ao acessar a página “Extrado e Segunda via da conta”, você terá duas opções para obter a sua conta: segunda via completa e um boleto para pagamento.
Para obter a segunda via completa você terá que acessar a Agência Virtual. Caso já tenha cadastro, acesso com o seu login (CPF) e senha. Você também pode acessar a Agência Virtual utilizando os seus dados das redes sociais. Caso você não tenha cadastro para acesso à Agência Virtual, clique em “cadastre-se agora” e preencha o formulário com rapidez e faclidade. Você também pode utilizar os seus dados das redes sociais para agilizar ainda mais o processo de cadastro. Ao acessar a Agência Virtual, clique no ícone para retirar a sua segunda via
Caso você não queira fazer o cadastro para ter acesso à Agência Virtual e precise apenas de um boleto simplificado para pagamento da sua conta de luz, insira o código da Unidade Consumidora, depois digite o cógigo corretamente (CAPTCHA) e tenha acesso aos boletos com código de barras. Ao acessar o Extrato, clique no botão “Download”.
Confira também o telefone da CEMIG.
Vendi minha casa no dia 10 de maio de 2016.
E para minha surpresa meu nome se encontra protestado por um dívida de energia que foi contraída nos anos de 2018 e 2019, já coloquei na justiça e mesmo assim não resolveram o problema. Empresa péssima, mesmo com documentos que comprovam a venda.
Boa tarde Energisa,
Estou tentando fazer uma mudança de titularidade de uma unidade que a antiga inquilian fez uma negociação e gostaria de passar para o meu nome e não consigo.
Ja enviei a escritura no whats app, minha foto segurando a identidade… tudo que me solicitaram e da que nao conseguiram concluir.
Preciso com urgencia resolver esta situação sou dono do imóvel e nao consigo passar a energia pro meu nome enviando todos docs que vcs exigem. Por gentileza me ajudem.
serviço péssimo….vc fala no whatazapp,com atendimento eletrônico,não resolvem seu problema….cortam sua luz por engano,e no serviço telefonico não consta corte,e vc não consegue ter solução….
cortaram minha luz com as contas em dia, meu vizinho percebeu que estava tudo desligado, ai foi que descobri que estava sem energia, estou em viagem e eles nao me deram avisos nem entraram em contato
Empresa péssima. Um raio na casa da minha mãe com 90 anos, queimou geladeira e duas tv. E negaram o ressarcimento.
Eu nunca vi uma empresa a ENERGISA tão complicada para resolver os problemas, para cobrança a Energisa é bem eficiente, para solucionar problemas é mil dificuldades, para transferir o nome de um cliente para outro cliente no recibo da Energisa é péssimo o atendimento.