Procurando pelo telefone de atendimento da CEMIG? Então você veio ao local certo. O atendimento ao consumidor pode ser implementado de diversas formas tais como canal telefônico, chat online, WHATS APP, email e redes sociais. O importante é saber que todo cliente quer e tem o direito de ser bem atendido, seja lá qual for o produto ou serviço que estiver adquirindo. As companhias de energia possuem milhares de clientes no país. Infelizmente, os serviços prestados por estas empresas deixam a desejar em certos momentos. São comuns os casos de consumidores que ficam sem energia na sua residência ou tem algum aparelho queimado por um surto de energia na rede. Mas não adianta ficar bravo com os atendentes, eles não têm culpa. É preciso ter paciência e saber usar os meios de atendimento adequados. Sendo assim, o objetivo deste artigo é informar os telefones da CEMIG para reclamações, assistência técnica, suporte técnico, compras, SAC e ouvidoria.

Canais de Atendimento da CEMIG

SAC é o Serviço de Atendimento ao Consumidor das empresas prestadoras de serviços e vendedoras de produtos. O objetivo deste canal de comunicação  é resolver as demandas dos consumidores sobre dúvidas, reclamações, cancelamentos, etc. O contado do cliente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor deve ser gratuito, isto é, o atendimento das solicitações dos consumidores não pode resultar em qualquer custo. Quanto à qualidade do atendimento, o SAC deverá obedecer aos princípios da boa-fé, transparência, eficiência, celeridade e cordialidade, além disso, o atendente que lhe prestará o serviço deverá ser totalmente capacitado para lhe prestar o melhor atendimento possível. Você também possui o direito de ter seu contato transferido do atendente do SAC para o setor competente da empresa, que seja devidamente capacitado a atender os seus questionamentos. Confira a seguir todos os canais de atendimento da CEMIG.

Canal para Falar Contato CEMIG
Telefone de SAC CEMIG 116 (Minas) / 0800-721-0116 (outros estados)
Televendas CEMIG Deficientes 0800-723-8007
WhatsApp da CEMIG (31) 3506-1116 / (31) 3506-1160
Chat CEMIG Não tem
Ouvidoria CEMIG www.cemig.com.br/pt-br/atendimento/Ouvidoria/Paginas/gerarReclamacao.aspx
Email CEMIG Não tem
0800 CEMIG Renegociação de Dívidas 0800-721-7003
SMS CEMIG 29810

Qual é a Ouvidoria da CEMIG?

É muito comum que os consumidores não entendam a diferença entre SAC e Ouvidoria. O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é a forma direta de comunicação entre cliente e empresa para a resolução de problemas e dúvidas. Já a ouvidoria é um canal mais amplo do atendimento ao consumidor. A ouvidoria funciona como se fosse um coletivo de possibilidades que o cliente pode acessar, inclusive em órgãos de defesa do consumidor, antes de entrar de fato com um processo na justiça contra a empresa.

O contato com a ouvidoria deve ser a última tentativa de contato do cliente com a empresa antes de um processo judicial ser iniciado. Para ter acesso à ouvidoria, um cliente precisa primeiramente entrar em contato com o SAC. Se o atendente do SAC não solucionar o problema do cliente, o mesmo deve entrar em contato com a ouvidoria. Finalmente, se o canal de ouvidoria não resolver o problema, o cliente deverá acessar o órgão regulador da categoria ou ir à justiça para garantir seus direitos.

A Ouvidoria CEMIG é uma ferramenta de consolidação democrática, de participação do cidadão nas organizações e reforço à cidadania. Na CEMIG foi criada em janeiro de 2004, com o objetivo de prestar serviços de pós-atendimento às manifestações das partes interessadas, estabelecendo soluções de acordo com os requisitos legais, no prazo adequado, com transparência, respeito, qualidade, valor e responsabilidade social.

A Ouvidoria, canal de atendimento de segunda instância da CEMIG, não gera serviços da área comercial. Para registrar uma reclamação na Ouvidoria, é necessário que você já tenha registrado a reclamação em um dos canais de 1º Instância e que não tenha obtido resposta, tenha obtido resposta insatisfatória ou fora do prazo. O prazo regulatório para resposta da Ouvidoria é de até 15 dias, conforme determina o art.201, § 1º, da ReN 414/2010 da ANEEL..

A Ouvidoria também poderá ser acionada para o registro de sugestões, elogios ou denúncias quanto aos serviços e produtos desta concessionária.

  • Telefone: 0800 728 3838
  • Fax: (31) 3506-5150
  • Correspondência: Av. Barbacena 1.200 – Térreo – Cep 30190-131.
  • Presencial: Av. Barbacena 1.200 – Térreo – Horário segunda às sextas-feiras, das 09:00 as 16:30 horas.
  • Email: ouvidoria@cemig.com.br

Qual é o Número para Ligar para Cemig?

Os telefones de contato para atendimento ao consumidor da CEMIG são:

  • Para quem está ligando de Minas Gerais: 116
  • Para quem está ligando de outros estados: 0800-721-0116
  • Para deficientes auditivos: 0800-723-8007

Qual é o Atendimento da CEMIG pelo Site?

É possível entrar em contato com o sistema de atendimento online da CEMIG. Para isto, acesse esta página. Você precisará entrar com login e senha. Se for o primeiro acesso, basta fazer o cadastro. É bem rápido!

Qual é o Zap da CEMIG?

O Whatsapp da CEMIG é o número (31) 3506-1116. Nesse canal é possível consultar débitos, emitir a segunda via de fatura, informar a leitura do medidor, dentre outros. Ao enviar  uma mensagem pelo chat do Zap, você receberá uma resposta automática com as opções de atendimento. Basta digitar a opção desejada e aguardar o retorno do atendimento.

Qual é o Aplicativo CEMIG Atende?

Está curtindo um filme, passeando no parque com a família ou está “na correria” e precisa da Cemig? Sem problemas. Baixe o aplicativo Cemig Atende no seu tablet e smartphone. Com poucos toques no celular você consegue segunda via de conta, código de barras para pagamento, cadastrar conta por e-mail, informar que está sem luz e muito mais. É muito fácil, rápido e seguro: após a instalação, basta se cadastrar com o CPF e o número do cliente e pronto! O aplicativo é gratuito e está disponível para AndroidiOS. Ao acessar o aplicativo pela primeira vez, informe o CPF/CNPJ do titular e o número do cliente que consta em sua conta de energia. Serviços disponíveis:

  • Alteração de vencimento.
  • Alterar endereço de entrega.
  • Código de barras.
  • Conheça a Cemig.
  • Conta por e-mail.
  • Corte para conserto.
  • Declaração de quitação.
  • Dicas de economia.
  • Estou sem luz.
  • Fale com a Cemig.
  • Histórico de atendimento.
  • Histórico de contas.
  • Informar conta paga.
  • Informar leitura.
  • Meus débitos.
  • Mudança de local do medidor.
  • Pagamento de contas.
  • Poda de árvore.
  • Ressarcir danos.
  • Segunda via de conta.
  • Troca de disjuntor.

Qual é o Atendimento da CEMIG por SMS?

A Cemig inovou o seu sistema de atendimento por mensagens de celular – o Cemig Torpedo. Com a mudança, vai ficar mais fácil para o cliente contatar a Empresa, via SMS, para informar faltas de energia, consultar o valor da última fatura ou informar a leitura da conta. Agora, o Cemig Torpedo pode identificar o consumidor apenas pelos números do CPF ou CNPJ do titular, sem necessidade de que o consumidor tenha em mãos o número do cliente e o número de instalação, presentes na conta de energia, o que facilita o contato do cliente e agiliza o atendimento em casos de interrupções no fornecimento.

A grande vantagem do Cemig Torpedo é que tanto o registro da solicitação quanto a resposta por parte da Empresa são mais rápidos, se comparados com o processo por telefone. Além disso, o consumidor tem o registro do histórico da solicitação, pois todos os dados (número do protocolo de atendimento, data e hora da demanda e resposta enviada pela Cemig) ficam armazenados no celular.

O Cemig Torpedo funciona por meio de moderna tecnologia de decodificação de mensagens e apresenta algumas funcionalidades que facilitam e agilizam a interação entre o cliente e a Empresa. Os dados do cliente são armazenados desde o primeiro contato e, quando houver uma nova interação, é possível identificar e sugerir um novo atendimento para a mesma instalação.

Com as novas funcionalidades, possibilitadas por meio do sistema Smart – SMS, o programa traduz a mensagem, sendo capaz de identificar o serviço requerido em qualquer parte do texto, bem como a identificação do cliente. Mesmo se o consumidor digitar o nome de alguns serviços que ainda não estão disponíveis no sistema, como “poda de árvore” e “iluminação pública”, é possível identificar e enviar um e-mail informando seus dados com o texto enviado para os atendentes, que irão entrar em contato com o cliente para orientações.

Para acionar o serviço gratuitamente, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) via celular para o número 29810, conforme abaixo:

  • Faltou Luz? Digite “luz” e o nº do CPF do titular da conta de energia e envie para 29810.
  • Quer saber seu último débito? Digite “conta” e o nº do CPF do titular da conta de energia e envie para 29810.
  • Envio de leitura? Digite “leitura” e o nº do CPF do titular da conta de energia e envie para 29810.

Qual é o Atendimento da CEMIG pelo Telegram?

O aplicativo Telegram, totalmente gratuito, permite o serviço de autoatendimento por meio da troca de mensagens em tempo real. Compatível com todos os sistemas operacionais de smartphones, por meio do Telegram, o cliente pode acessar serviços como: localização de agência, obter débitos para pagamentos, histórico de consumo, informar leitura, reportar falta de energia e histórico de atendimento.

Após fazer o download gratuito do aplicativo para seu smartphone, o caminho para adicionar o contato do Cemig Autoatendimento no Telegram é simples é rápido. Basta procurar Cemig dentro do aplicativo ou adicionar o contato @CemigBot. Logo em seguida será enviada uma mensagem de boas-vindas com a solicitação de cadastro da instalação. Informe, uma única vez, o CPF ou o CNPJ, seguido de outra mensagem com o número de cliente. Pronto! O acesso aos serviços já está disponível.

Qual é o Atendimento Presencial da CEMIG?

Caso você não consiga resolver seu problema por telefone ou pela internet, basta ir a uma agência da CEMIG mais próxima da sua residência. Consulte aqui o posto mais próximo.

Como Falar com a CEMIG nas Redes Sociais?

A Cemig também está presente nas redes sociais. A empresa possui canais de comunicação normalmente utilizados para expor novidades sobre os serviços. Através das redes sociais você também pode tirar dúvidas sobre serviços além de conteúdos exclusivos da operadora. Veja abaixo todos as redes sociais da Cemig para você entrar em contato ou acompanhar novidades:

Página do Facebook
Perfil no Twitter
Canal no You Tube
Perfil no Instagram

Quais são as Reclamações da CEMIG?

Conhecer as reclamações mais comuns da CEMIG é importante para você entender como a empresa está lidando com seus produtos e serviços. Atualmente, as principais reclamações da CEMIG são cobrança indevida, demora na execução, mau atendimento e valor abusivo. Os serviços da CEMIG mais reclamados são atendimento e cadastro. Os problemas da CEMIG mais comuns são problemas com atendimento e problemas com o site.

É importante lembrar que toda empresa possui problemas nos seus serviços e produtos, e com a CEMIG não seria diferente. Mas a empresa tenta superá-los de forma rápida para melhor atender seus clientes. Sendo assim, a sua participação, de forma mais efetiva, relatando as problemas e sugerindo melhorias, é fundamental para que a empresa aperfeiçoe seus processos. Aconselhamos fazer sua reclamação nos canais listados acima. Não obtendo resposta da CEMIG, sugerimos usar o site ReclameAqui.

O Reclame Aqui é um site brasileiro de reclamações contra empresas. É um serviço gratuito, tanto para os consumidores postarem suas reclamações quanto para as empresas responderem a elas. Trata-se de um site no qual consumidores fazem um cadastro e podem enviar reclamações para as empresas. Porém, para segurança do consumidor, o acesso aos dados que foram cadastrados é liberado apenas com a empresa envolvida.  Ou seja, seus dados pessoais não serão apresentados publicamente.

Assim que você realiza uma reclamação no site, é transmitida à empresa envolvida um e-mail com os detalhes da sua reclamação. A empresa então começará uma tratativa de resolução do problema diretamente com o consumidor. Resolvido ou não o problema, o consumidor deverá relatar no site a situação final. Com os dados gerados nas reclamações, são gerados rankings e o Reclame Aqui faz uma avaliação da empresa utilizando diversos critérios próprios. Assim, qualquer pessoa poderá checar a reputação das empresas cadastradas no site.

Você poderá também fazer sua reclamação via WhatsApp. Basta adicionar o número de WhatsApp (11) 97062-2753 e começar o processo que será respondido por meio de inteligência artificial. Em poucos minutos, já é possível ter a reclamação completa pelo aplicativo de conversa. Depois de postar o texto da reclamação, o Whatsapp do ReclameAqui envia um link para o usuário validar a queixa no site. Para quem ainda não é cadastrado, é importante preencher os dados para fazer parte dos consumidores que usam a plataforma.

Como Solicitar Ligação de Luz Cemig?

Para utilizar a energia fornecida pela Cemig, é preciso estar conectado à rede da companhia. Toda nova unidade consumidora deve solicitar uma ligação nova. Esse pedido pode ser facilmente realizado por aqui.

Como Reclamar Valor da Conta da Cemig?

A Cemig orienta buscar os canais de atendimento disponibilizados, como o aplicativo Cemig Atende, a agência virtual Cemig Atende Web (atende.cemig.com.br), por SMS (número 29810), ou pelos aplicativos Telegram (@cemigbot) e Whatsapp, através do número (31) 3506-1116 (disponível para informar leitura e segunda via de contas).

Canais de Reclamações dos Consumidores

Sabemos que os canais de atendimento ao consumidor (SAC) e serviços de ouvidoria das empresas deveriam ser suficientes para o consumidor resolver todas suas questões. Mas nem sempre as empresas atendem os clientes da forma adequada. Pensando nisto, preparamos uma lista de canais de reclamação que todo cidadão pode usar para realizar reclamações a respeito de produtos e serviços.

Procons

Os Procons são órgãos vinculados aos governos estaduais que atuam na defesa dos direitos dos consumidores. Os procedimentos variam de acordos com os estados, mas há características comuns. Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer reclamações, que devem ser oficializadas por meio do site www.consumidor.gov.br ou presencialmente nas sedes e postos de atendimento. Não há cobrança de taxas para o auxílio. Alguns Procons possuem sistemas próprios para receber reclamações pela Internet, como é o caso do de São Paulo.

Os órgãos atuam em qualquer relação de consumo, com algumas exceções. No caso do Procon DF, a assistência não ocorre em casos de venda entre particulares, relação entre locador e locatário, multa de trânsito e relação entre advogado e cliente, entre outros. Para fazer a reclamação, é preciso apresentar documento de identificação, comprovante de residência, comprovante da relação de consumo (nota fiscal, recibo, contrato) e outros documentos (como boleto, garantia etc…).

Consumidor.gov.br

O Portal do Consumidor é um recurso criado pelo Ministério da Justiça como parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. A pessoa pode registrar uma queixa e a empresa tem até 10 dias para responder. Esse procedimento só é válido para aqueles fornecedores cadastrados no site. Ou seja, o serviço depende de uma adesão voluntária das companhias.

O portal serve como um canal de comunicação e, no período de 10 dias, a empresa pode dialogar com o consumidor. Ao fim do prazo, precisa dar uma resposta à demanda. Já a pessoa que apresentou a reclamação pode comentar o retorno e dizer se considerou a situação resolvida. Se o problema não for resolvido, o Ministério não promove outro tipo de sanção ou processo administrativo.

Agências Reguladoras

Em serviços regulados, como telecomunicações, transportes aéreos, planos de saúde, as agências reguladoras disponibilizam auxílio a consumidores que não conseguem resolver problemas diretamente com as empresas fornecedoras. Antes de acionar a Agência, o consumidor deve formalizar o problema junto à operadora e anotar o número de protocolo. Feita a denúncia, a instituição aciona a operadora, que tem até cinco dias úteis para dar uma resposta. Caso o problema não seja solucionado, a pessoa pode reabrir a demanda.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), autarquia em regime especial vinculada ao Ministério de Minas e Energia, é a agência que regula o setor elétrico brasileiro. Quando você tiver algum problema com a distribuidora de energia elétrica, por exemplo, falta de energia, não recebimento de fatura etc., deve reclamar diretamente à distribuidora. Ao registrar sua reclamação, a distribuidora deverá fornecer um número de protocolo. Guarde esse número.

Caso o problema não seja solucionado, você deverá entrar em contato com a ouvidoria da distribuidora e informar o número de protocolo da reclamação. Ao reclamar na ouvidoria, outro número de protocolo deverá ser fornecido. É importante guardar esse número também. Se ainda assim o problema não tiver sido resolvido, registre sua reclamação na Aneel. Você poderá utilizar um dos seguintes canais:

  • Telefone 167 (de segunda a sábado, das 6h20 à meia-noite)
  • Formulário no site da Aneel
  • Chat on-line (de segunda a sábado, das 8h às 20h)

Juizados especiais cíveis

Para quem recorre à Justiça, a alternativa mais simples é entrar com uma reclamação em um juizado especial cível, que são instâncias específicas dos tribunais de Justiça de cada estado. Pessoas físicas com mais de 18 anos, micro e pequenas empresas e organizações da sociedade civil podem acessar este recurso.

As reclamações têm limite de 40 salários mínimos. Se o valor da causa for maior, o consumidor só poderá receber até este limite. Se o caso for de valor de até 20 salários mínimos, não é necessário contratar advogado. No entanto, se o valor for superior, a presença deste profissional passa a ser necessária. Os custos de um advogado são definidos em tabelas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de cada estado.

As reclamações devem ser feitas por escrito, com cópias de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos que embasem o processo. É preciso ter também dados da pessoa acionada, como nome, endereço, nacionalidade e profissão.

Os juizados especiais buscam resolver os processos por meio de acordos. Para isso são chamadas audiências de conciliação. Caso não haja consenso, o juiz responsável pode determinar uma sanção se considerar que o consumidor está correto em seu pleito.

Justiça comum

Outra opção é apelar à Justiça para resolver um impasse em uma relação de consumo. O consumidor pode recorrer aos juizados especiais cíveis ou acionar o Tribunal de Justiça do seu estado. Para isso, independentemente do valor da causa, é preciso contratar um advogado. Mas nem sempre o juizado especial é mais rápido, pois a agilidade depende da fila de processos.

2 thoughts on “Telefone CEMIG: 0800 SAC | Reclamação na Ouvidoria | Falar com Atendente | Chat WhatsApp

  1. estou tentando falar na cemig e ninguem me da uma resposta estou precisando q troque o meu disjuntor com urgencia

  2. Resultado A CEMIG está deixando a desejar seu atendimento na fazenda Prata perto de Lontra MG desde 1 de dezembro que um poste caiu e até hoje a empresa não mandou o poste não resolveu o problema isso é imcompetencia se fosse competente tinha resolvido no mesmo dia a falta de respeito com o consumidor é muito grande principalmente com os da zona rural pena que não é multada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.