Procurando pelo telefone de contato da EDP para falar com o atendente? O canal de atendimento ao consumidor pode ser implementado de diversas formas tais como telefone, zap, chat online, email e redes sociais. O importante é saber que todo consumidor quer e tem o direito de ser bem atendido, seja lá qual for o produto que estiver adquirindo. As companhias de energia possuem milhares de clientes no país. Infelizmente, os serviços prestados por estas empresas deixam a desejar em certos momentos. São comuns os casos de consumidores que ficam sem energia na sua residência ou tem algum aparelho queimado por um surto de energia na rede. Mas não adianta ficar bravo com os atendentes, eles não têm culpa. É preciso ter paciência e saber usar os meios de atendimento adequados. Sendo assim, o objetivo deste artigo é informar os telefones da EDP para reclamações, assistência técnica, suporte técnico, compras, SAC e ouvidoria.
SAC é o Serviço de Atendimento ao Consumidor das empresas prestadoras de serviços e vendedoras de produtos. O objetivo deste canal de comunicação é resolver as demandas dos consumidores sobre dúvidas, reclamações, cancelamentos, etc. O contado do cliente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor deve ser gratuito, isto é, o atendimento das solicitações dos consumidores não pode resultar em qualquer custo.
Quanto à qualidade do atendimento, o SAC deverá obedecer aos princípios da boa-fé, transparência, eficiência, celeridade e cordialidade, além disso, o atendente que lhe prestará o serviço deverá ser totalmente capacitado para lhe prestar o melhor atendimento possível. Você também possui o direito de ter seu contato transferido do atendente do SAC para o setor competente da empresa, que seja devidamente capacitado a atender os seus questionamentos.
Falar com a EDP | Contato da EDP |
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Telefone EDP São Paulo | 0800-721-0123 |
Telefone EDP Espírito Santo | 0800-721-0707 |
WhatsApp EDP São Paulo | (11) 93465-2888 |
WhatsApp EDP Espírito Santo | (27) 99772-2549 |
0800 EDP para deficientes auditivos ou de fala São Paulo | 0800-7272-872 |
0800 EDP para deficientes auditivos ou de fala Espírito Santo | 0800-7272-655 |
Formulário de contato/e-mail EDP | www.edp.com.br/fale-conosco |
Atendimento presencial EDP | www.edp.com.br/atendimento-presencial/ |
Vídeo atendimento EDP em SP | www.edp.com.br/servicos-sem-sair-de-casa |
Vídeo atendimento EDP no ES | www.edp.com.br/distribuicao-es |
Chat online EDP | Direto no aplicativo |
SMS EDP | 28037 |
Central de ajuda EDP | www.edp.com.br/duvidas-frequentes/ |
Ouvidoria online EDP | www.edp.com.br/ouvidoria |
Ouvidoria EDP São Paulo | 0800-721-0201 |
Ouvidoria EDP Espírito Santo | 0800-721-3321 |
Qual é a ouvidoria EDP?
É muito comum que os consumidores não entendam a diferença entre SAC e Ouvidoria. O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é a forma direta de comunicação entre cliente e empresa para a resolução de problemas e dúvidas. Já a ouvidoria é um canal mais amplo do atendimento ao consumidor. A ouvidoria funciona como se fosse um coletivo de possibilidades que o cliente pode acessar, inclusive em órgãos de defesa do consumidor, antes de entrar de fato com um processo na justiça contra a empresa.
O contato com a ouvidoria deve ser a última tentativa de contato do cliente com a empresa antes de um processo judicial ser iniciado. Para ter acesso à ouvidoria, um cliente precisa primeiramente entrar em contato com o SAC. Se o atendente do SAC não solucionar o problema do cliente, o mesmo deve entrar em contato com a ouvidoria. Finalmente, se o canal de ouvidoria não resolver o problema, o cliente deverá acessar o órgão regulador da categoria ou ir à justiça para garantir seus direitos.
A Ouvidoria é uma ferramenta de consolidação democrática. Na EDP foi criada com o objetivo de prestar serviços de pós-atendimento às manifestações das partes interessadas, estabelecendo soluções de acordo com os requisitos legais, no prazo adequado, com transparência, respeito, qualidade, valor e responsabilidade social.
Para registrar uma reclamação na Ouvidoria, é necessário que você já tenha registrado a reclamação em um dos canais de 1º Instância e que não tenha obtido resposta, tenha obtido resposta insatisfatória ou fora do prazo. O prazo regulatório para resposta da Ouvidoria é de até 15 dias, conforme determina o art.201, § 1º, da ReN 414/2010 da ANEEL.
Ouvidoria EDP São Paulo
- Telefone: 0800-721-0201 (de segunda à sexta-feira das 8h às 18h, exceto feriados);
- E-mail: [email protected] (de segunda à sexta-feira das 8h às 18h, exceto feriados);
- Endereço: Av. Presidente Castelo Branco, 77 – César de Souza – Mogi das Cruzes – SP – CEP 08820-460
Ouvidoria EDP Espírito Santo
- Telefone: 0800-721-3321 (de segunda à sexta-feira das 8h às 18h, exceto feriados);
- E-mail: [email protected] (de segunda à sexta-feira das 8h às 18h, exceto feriados);
- Endereço: Rua Florentino Faller, 80, 3º. Andar, Ed Maxxi Torre I, Enseada do Suá, Vitória – ES, CEP 29.050-310
Qual é o WhatsApp da EDP?
O atendimento digital pelo WhatsApp, que já é uma ferramenta de uso diário de grande parte da população, tem como objetivo viabilizar um atendimento ainda mais prático e rápido a nossos cliente. Os serviços disponíveis no momento são: Emissão de 2ª via de conta com código de barras; Consulta a débitos; Religação de energia Registro de falta de luz.
- O zap da EDP São Paulo é (11) 93465-2888.
- O zap da EDP Espírito Santo é (27) 99772-2549.
Qual é o telefone da EDP?
Os telefones de atendimento ao consumidor da EDP são:
EDP São Paulo
- O telefone da EDP São Paulo é 0800-721-0123
- Deficientes Auditivos: 0800-7272-872
- Grandes clientes: 0800-723-4321
- Envie um SMS para 28037 com o texto “Falta luz”
EDP Espírito Santo
- O telefone da EDP Espírito Santo é 0800-721-0707
- Deficientes Auditivos: 0800-7272-655
- Envie um SMS para 28037 com o texto “Falta luz”
Qual é o fale conosco da EDP?
Um canal muito interessante entre a EDP e o cliente é o Fale Conosco. Através desta ferramenta você poderá enviar mensagens via formulário eletrônico. Clique aqui para acessar.
Qual é o chat da EDP?
Para mais comodidade e agilidade no seu dia a dia, a EDP oferece uma nova modalidade de atendimento: o VídeoChat. Solicite nossos principais serviços sem a necessidade de ir a uma agência de atendimento presencial. Basta ter acesso a um Smartphone ou Computador conectado à internet, com câmera e microfone. Clique aqui e agende seu horário.
Qual é o atendimento digital da EDP?
O site da EDP possibilita que o cliente acesse diversos serviços tais como:
- Acerto Cadastral
- Acordo de Pagamento
- Alteração da data de vencimento
- Alteração de carga
- Alteração de padrão
- Consulta de débitos
- Consulta de faturas pagas
- Consulta de Solicitações
- Conta por email
- Débito automático
- Desligamento definitivo
- Segunda via da fatura
Qual é o atendimento presencial da EDP?
Você poderá consultar os pontos de atendimento presencial da EDP tanto em São Paulo quanto no Espírito Santo usando esta página.
Quais são as reclamações da EDP?
As principais reclamações da EDP são cobrança indevida, má qualidade do serviço prestado, valor abusivo, demora na execução e mau atendimento. Os serviços da EDP mais reclamados são canais de atendimento, acesso ao cadastro, pagamentos e documentos.
É importante lembrar que toda empresa possui problemas nos seus serviços e produtos, e com a EDP não seria diferente. Mas a empresa tenta superá-los de forma rápida para melhor atender seus clientes. Sendo assim, a sua participação, de forma mais efetiva, relatando as problemas e sugerindo melhorias, é fundamental para que a empresa aperfeiçoe seus processos. Aconselhamos fazer sua reclamação nos canais listados acima. Não obtendo resposta da EDP, sugerimos usar o site ReclameAqui.
O ReclameAqui é um site brasileiro de reclamações contra empresas. É um serviço gratuito, tanto para os consumidores postarem suas reclamações quanto para as empresas responderem a elas. Trata-se de um site no qual consumidores fazem um cadastro de seus dados pessoais e podem enviar reclamações. A política de privacidade do site não permite a identificação do consumidor na publicação das páginas, pois as reclamações feitas são indexadas por motores de busca e visíveis para consulta.
O acesso aos dados que foram cadastrados pelo consumidor ocorre apenas com a empresa envolvida, para facilitar a busca da resolução do problema. Assim, é transmitida à empresa envolvida um e-mail com os detalhes, caso ela possua um cadastro para respostas no site. Com os dados gerados, são obtidos rankings automatizados e o Reclame Aqui faz uma avaliação da empresa utilizando diversos critérios próprios. O status máximo de uma empresa no site é possuir o Selo RA 1000.
Você poderá também fazer sua reclamação via WhatsApp. Basta adicionar o número de WhatsApp (11) 97062-2753 e começar o processo que será respondido por meio de inteligência artificial. Em poucos minutos, já será possível ter a reclamação completa pelo aplicativo. Depois de postar o texto da reclamação, o Whatsapp do ReclameAqui envia um link para o usuário validar a queixa no site. Para quem ainda não é cadastrado, é importante preencher os dados para fazer parte dos consumidores que usam a plataforma.
Quais são os contatos da EDP nas Redes Sociais?
A EDP também está presente nas redes sociais. A empresa possui canais de comunicação normalmente utilizados para expor novidades sobre os serviços. Através das redes sociais você também pode tirar dúvidas sobre serviços além de conteúdos exclusivos da operadora. Veja abaixo todos as redes sociais da EDP para você entrar em contato ou acompanhar novidades:
Página do Facebook da EDP
Perfil no Twitter da EDP
Perfil no LinkedIn da EDP
Quais são os canais de reclamações dos consumidores?
Sabemos que os canais de atendimento ao consumidor (SAC) e serviços de ouvidoria das empresas deveriam ser suficientes para o consumidor resolver todas suas questões. Mas nem sempre as empresas atendem os clientes da forma adequada. Pensando nisto, preparamos uma lista de canais de reclamação que todo cidadão pode usar para realizar reclamações a respeito de produtos e serviços.
1 – consumidor.gov.br
O Portal do Consumidor é um recurso criado pelo Ministério da Justiça como parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor que possibilita ao consumidor fazer uma reclamação online contra uma empresa. É um serviço público e gratuito que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo pela internet. A pessoa pode registrar uma queixa e a empresa tem até 10 dias para responder. Esse procedimento só é válido para aqueles fornecedores cadastrados no site. Ou seja, o serviço depende de uma adesão voluntária das companhias. O portal serve como um canal de comunicação e, no período de 10 dias, a empresa pode dialogar com o cliente. Ao fim do prazo, precisa dar uma resposta à demanda. Em seguida, o consumidor tem até 20 dias para comentar e classificar a resposta da empresa, informando se sua reclamação foi resolvida ou não resolvida, e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido. Caso não seja possível resolver sua reclamação por meio do portal, recomendamos que você busque o atendimento dos Procons, Defensorias Públicas, Juizados Especiais Cíveis, entre outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que poderão orientá-lo e auxiliá-lo na resolução de seu problema de consumo.
2 – Procons
Os Procons são órgãos vinculados aos governos estaduais que atuam na defesa dos direitos dos clientes. Tem como missão principal equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores, elaborando e executando a política de proteção e defesa dos consumidores. As atribuições são amplas, destacando-se o trato das reclamações que envolvam o interesse da coletividade, função realizada pelos promotores de Justiça de Defesa do Consumidor. Nesse sentido, são combatidos atos como publicidades abusivas e enganosas, adulteração de produtos, ofertas de produtos ou serviços impróprios, cláusulas abusivas em contratos e práticas desleais ou coercitivas que firam os direitos do consumidor. Os procedimentos variam de acordos com os estados, mas há características comuns. Não há cobrança de taxas para o serviço e qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer reclamações, online ou presencialmente, nas sedes e postos de atendimento (confira aqui o contato do Procon da sua região).
3 – proteste.org.br
A Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Cliente é uma entidade civil sem fins lucrativos, apartidária, independente de governos e empresas, que atua na defesa e no fortalecimento dos direitos dos clientes brasileiros. Mantida com as mensalidades de seus associados, e com o aporte e a solidariedade de outras associações de clientes internacionais, a Proteste ajuda os cidadãos a fazer valer seu poder de compra e a conhecer seus direitos. A Proteste intervém, sempre que necessário, nos conflitos de associados com fornecedores e encaminha às empresas e às autoridades reivindicações e propostas pertinentes para melhorar produtos e serviços. O canal de reclamações permite que os associados e usuários registrados encaminhem uma reclamação diretamente para uma empresa e solicitem o apoio de um de especialistas. Estas reclamações são enviadas pelos clientes diretamente para as empresas através desta plataforma. Reclamações encaminhadas por clientes que solicitam a ajuda de especialistas são analisadas e tratadas cuidadosamente pelos especialistas em Defesa do Cliente. Os clientes devem entrar em contato com a empresa diretamente antes da Proteste intervir.
4 – Defensorias Públicas
Segundo a Constituição da República, “a Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados” (art. 134,caput). Em outras palavras, é dever do Estado, através da Defensoria Pública, garantir assistência jurídica integral e gratuita àqueles que não podem custeá-la. Isso significa muito mais do que o direito a assistência judicial, abrangendo a defesa, em todas as esferas, dos direitos dos necessitados. A Defensoria Pública presta consultoria jurídica, ou seja, fornece informações sobre os direitos e deveres das pessoas que recebem sua assistência. É com base na resposta à consulta que o assistido pela Defensoria Pública pode decidir melhor como agir em relação ao problema apresentado ao defensor público. Confira aqui os contatos das defensorias públicas.
5 – Juizados Especiais Cíveis
Para quem recorre à Justiça, a alternativa mais simples é entrar com uma reclamação em um Juizado Especial Cível (confira aqui o juizado da sua região), que são instâncias específicas dos tribunais de Justiça de cada estado. Pessoas físicas com mais de 18 anos, micro e pequenas empresas e organizações da sociedade civil podem acessar este recurso. As reclamações têm limite de 40 salários mínimos. Se o valor da causa for maior, o consumidor só poderá receber até este limite. Se o caso for de valor de até 20 salários mínimos, não é necessário contratar advogado. No entanto, se o valor for superior, a presença deste profissional passa a ser necessária. As reclamações devem ser feitas por escrito, com cópias de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos que embasem o processo. É preciso ter também dados da pessoa acionada, como nome, endereço, nacionalidade e profissão. Os juizados especiais buscam resolver os processos por meio de acordos. Para isso são chamadas audiências de conciliação. Caso não haja consenso, o juiz responsável pode determinar uma sanção se considerar que o consumidor está correto em seu pleito.
6 – Agências Reguladoras
Em serviços regulados, como telecomunicações, transportes aéreos, planos de saúde, as agências reguladoras disponibilizam auxílio a consumidores que não conseguem resolver problemas diretamente com as empresas fornecedoras. Antes de acionar a Agência, o consumidor deve formalizar o problema junto à operadora e anotar o número de protocolo. Feita a denúncia, a instituição aciona a operadora, que tem até cinco dias úteis para dar uma resposta. Caso o problema não seja solucionado, a pessoa pode reabrir a demanda.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), autarquia em regime especial vinculada ao Ministério de Minas e Energia, é a agência que regula o setor elétrico brasileiro. Quando você tiver algum problema com a distribuidora de energia elétrica, por exemplo, falta de energia, não recebimento de fatura etc., deve reclamar diretamente à distribuidora. Ao registrar sua reclamação, a distribuidora deverá fornecer um número de protocolo. Guarde esse número.
Caso o problema não seja solucionado, você deverá entrar em contato com a ouvidoria da distribuidora e informar o número de protocolo da reclamação. Ao reclamar na ouvidoria, outro número de protocolo deverá ser fornecido. É importante guardar esse número também. Se ainda assim o problema não tiver sido resolvido, registre sua reclamação na Aneel. Você poderá utilizar um dos seguintes canais:
- Telefone 167 (de segunda a sábado, das 6h20 à meia-noite)
- Formulário no site da Aneel
- Chat on-line (de segunda a sábado, das 8h às 20h)
Mais informações sobre a EDP
A EDP Brasil é uma holding brasileira do setor elétrico. Ela detém investimentos no setor de energia, ativos de geração, distribuição, transmissão e comercialização em 11 estados: São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Amapá, Pará, Maranhão, Ceará, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A capacidade instalada atual é de 2,9 GW e 24,7 TWh de energia distribuída.
Em distribuição, o grupo controla integralmente a EDP São Paulo, com atuação em 28 municípios, que compreendem o Alto Tietê e parte do Vale do Paraíba e Litoral Norte; e a EDP Espírito Santo, que atende 70 dos 78 municípios capixabas, totalizando 3,4 milhões de clientes nos dois estados.
Confira também o telefone da Elektro.
ha muito tempo nao recebo minha conta de luz só o valor
Comprei um sitio na zona rural de Santa Leopoldina-ES, Rota Imperial, local Bragança, quando fui transferir de nome na conta de energia, o atendente colocou como energia urbana, ora de o proprietário anterior pagava com energia rural, porque vou ter que pagar como urbana. Não existe lógica nessa transferencia, favor me responder.