telefone odontoprev

As operadoras de planos de saúde possuem milhares de usuários em todo país. Uma das maiores operadoras do Brasil é a Odontoprev. Se você é usuário de algum plano de saúde ou dental da Odontoprev então precisará, em algumas ocasiões, entrar em contato com a operadora para falar com o atendente sobre dúvidas, solicitações e reclamações. A melhor forma de entrar em contato com a Odontoprev é através do telefone. Outra forma de entrar em contato com a Odontoprev é via chat eletrônico. Vamos entender como usar cada um destes canais de contato.

SAC é o Serviço de Atendimento ao Cliente das empresas prestadoras de serviços e vendedoras de produtos. O objetivo deste canal de comunicação  é resolver as demandas dos consumidores sobre dúvidas, reclamações, cancelamentos, etc. O contado do cliente com o Serviço de Atendimento ao Cliente deve ser gratuito, isto é, o atendimento das solicitações dos consumidores não pode resultar em qualquer custo.

Quanto à qualidade do atendimento, o SAC deverá obedecer aos princípios da boa-fé, transparência, eficiência, celeridade e cordialidade, além disso, o atendente que lhe prestará o serviço deverá ser totalmente capacitado para lhe prestar o melhor atendimento possível. Você também possui o direito de ter seu contato transferido do atendente do SAC para o setor competente da empresa, que seja devidamente capacitado a atender os seus questionamentos.

O canal de atendimento ao cliente pode ser implementado de diversas formas tais como canal telefônico, chat online, email e redes sociais. O importante é saber que todo cliente quer e tem o direito de ser bem atendido, seja lá qual for o produto ou serviço que estiver adquirindo.

É muito comum que os consumidores não entendam a diferença entre SAC e Ouvidoria. O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) é a forma direta de comunicação entre cliente e empresa para a resolução de problemas e dúvidas. Já a ouvidoria é um canal mais amplo do atendimento ao cliente. A ouvidoria funciona como se fosse um coletivo de possibilidades que o cliente pode acessar, inclusive em órgãos de defesa do consumidor, antes de entrar de fato com um processo na justiça contra a empresa.

O contato com a ouvidoria deve ser a última tentativa de contato do cliente com a empresa antes de um processo judicial ser iniciado. Para ter acesso à ouvidoria, um cliente precisa primeiramente entrar em contato com o SAC. Se o atendente do SAC não solucionar o problema do cliente, o mesmo deve entrar em contato com a ouvidoria. Finalmente, se o canal de ouvidoria não resolver o problema, o cliente deverá acessar o órgão regulador da categoria ou ir à justiça para garantir seus direitos.

Como Entrar em Contato com o Odontoprev?

1 – Entrar em Contato com a Odontoprev Através de Telefone

Alguma dúvida, solicitação ou reclamação? A Odontoprev estará pronta para ajudá-lo imediatamente. Para entrar em contato com a Odontoprev através do telefone, você poderá usar um dos números abaixo:

  • Central de Atendimento e Relacionamento 24 horas: 0800-702-9000
  • Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) 24 horas – Atendimento exclusivo para reclamações e cancelamentos: 0800-702-2255
  • Serviço de Atendimento ao Deficiente Auditivo e de Fala – 24 horas: 0800-722-2191
  • Adesão a planos de 2ª a 6ª feira 8 as 20h exceto em feriados: 0800-722-2152

2 – Entrar em Contato com a Ouvidoria da Odontoprev

Este é um canal exclusivo do Grupo Odontoprev para comunicação segura e, se desejada, anônima, de condutas consideradas antiéticas ou que violem os princípios éticos e padrões de conduta e/ou a legislação vigente. As informações aqui registradas serão recebidas com sigilo absoluto e o tratamento adequado de cada situação pela alta administração do Grupo Odontoprev, sem conflitos de interesses.

Entre em contato com a ouvidoria via telefone de segunda á sexta das 8:00 às 18:00: 0800-721-6378 

3 – Entrar em Contato com a Odontoprev via Chat Eletrônico

O serviço Fale Conosco via chat eletrônico está disponível no site da operadora. Para acessar o formulário de contato, basta entrar nesta página e escolher a opção Chat OdontoPrev no canto inferior direito da página.

4 – Canal de Denúncias e Conduta Ética da Odontoprev

Este Canal de Denúncias e Conduta Ética é exclusivamente voltado para a recepção de relatos sobre atitudes ou comportamentos de colaboradores e prestadores de serviços do Grupo OdontoPrev que violem nosso Código de Conduta Ética políticas corporativas, leis e/ou regulamentos vigentes, incluindo conflito de interesses, fraudes e discriminações diversas. Os relatos poderão ser anônimos ou identificados e todos serão recepcionados apenas pela Auditoria, área totalmente independente da estrutura organizacional do Grupo OdontoPrev. Essa independência garante aos denunciantes que tenham se identificado que suas identidades somente serão reveladas caso estes concedam autorização expressa à Auditoria Interna.

5 – Entrar em Contato com o Odontoprev nas Redes Sociais

Se nenhuma das opções de contato apresentadas até aqui não lhe serviu, a última tentativa seria entrar em contato com a Odontoprev pelas redes sociais:

Canais de Reclamações

Sabemos que os canais de atendimento ao cliente (SAC) e serviços de ouvidoria das empresas deveriam ser suficientes para o consumidor resolver todas suas questões. Mas nem sempre as empresas atendem os clientes da forma adequada. Pensando nisto, preparamos uma lista de canais de reclamação que todo cidadão pode usar para realizar reclamações a respeito de produtos e serviços.

Agências Reguladoras

Em serviços regulados como telecomunicações, transportes aéreos e planos de saúde, as agências reguladoras disponibilizam auxílio a usuários que não conseguem resolver problemas diretamente com as operadoras. Antes de acionar a Agência, o consumidor deve formalizar o problema junto à operadora e anotar o número de protocolo. Feita a denúncia, a instituição aciona a operadora, que tem até cinco dias úteis para dar uma resposta. Caso o problema não seja solucionado, a pessoa pode reabrir a demanda.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é a agência que regula o mercado de planos privados de saúde por determinação da Lei n° 9.656 de 3 de junho de 1998. A ANS está vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil. De forma simplificada, a regulação pode ser entendida como um conjunto de medidas e ações do Governo que envolvem a criação de normas, o controle e a fiscalização de segmentos de mercado explorados por empresas para assegurar o interesse público.

O primeiro passo para tentar resolver o seu problema com sua operadora de plano de saúde é entrar em contato com o SAC da operadora, que é o serviço telefônico gratuito que deve ser oferecido pelas operadoras de saúde 24 horas por dia. De acordo com o decreto que regulamenta o SAC (Nº 6.523/2008), as reclamações devem ser resolvidas no prazo máximo de 5 dias úteis.

Ignorar o SAC e fazer a reclamação diretamente ao órgão regulador ou à ouvidoria da empresa também não é recomendável porque o cliente pode precisar informar que já passou pelo atendimento no SAC e não foi devidamente atendido. Se a reclamação feita ao SAC não for resolvida em 5 dias úteis ou se a resposta não for satisfatória, o próximo passo é buscar a ouvidoria da operadora, que é a última instância de relacionamento da empresa com os clientes. As ouvidorias das operadoras e seguradoras de planos de saúde têm até 7 dias úteis para responder os clientes.

O objetivo da ouvidoria é evitar que a reclamação do cliente cheque até o órgão regulador ou vire um processo judicial. Se novamente a demanda não for atendida, o próximo passo então é registrar a reclamação na agência reguladora.

As reclamações sobre operadoras de planos de saúde são feitas à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e podem ser registradas: por meio do disque ANS (0800-7019-656); por formulário de atendimento eletrônico; ou ainda nos núcleos de atendimento presencial. A ANS envia a queixa para a operadora por e-mail. A operadora tem então 5 dias úteis para resolver o problema em caso de queixa assistencial, ou 10 dias úteis se a queixa for não assistencial.

Juizados Especiais Cíveis

Para quem recorre à Justiça, a alternativa mais simples é entrar com uma reclamação em um juizado especial cível, que são instâncias específicas dos tribunais de Justiça de cada estado. Pessoas físicas com mais de 18 anos, micro e pequenas empresas e organizações da sociedade civil podem acessar este recurso.

As reclamações têm limite de 40 salários mínimos. Se o valor da causa for maior, o consumidor só poderá receber até este limite. Se o caso for de valor de até 20 salários mínimos, não é necessário contratar advogado. No entanto, se o valor for superior, a presença deste profissional passa a ser necessária. Os custos de um advogado são definidos em tabelas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de cada estado.

As reclamações devem ser feitas por escrito, com cópias de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos que embasem o processo. É preciso ter também dados da pessoa acionada, como nome, endereço, nacionalidade e profissão.

Os juizados especiais buscam resolver os processos por meio de acordos. Para isso são chamadas audiências de conciliação. Caso não haja consenso, o juiz responsável pode determinar uma sanção se considerar que o consumidor está correto em seu pleito.

Justiça Comum

Outra opção é apelar à Justiça para resolver um impasse em uma relação de consumo. O consumidor pode recorrer aos juizados especiais cíveis ou acionar o Tribunal de Justiça do seu estado. Para isso, independentemente do valor da causa, é preciso contratar um advogado. Mas nem sempre o juizado especial é mais rápido, pois a agilidade depende da fila de processos.

Site Reclame Aqui

O site Reclame Aqui é um site brasileiro de reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços. É um serviço gratuito, tanto para os consumidores postarem suas reclamações quanto para as empresas responderem a elas. Trata-se de um site no qual consumidores fazem um cadastro de seus dados pessoais e podem enviar reclamações. A política de privacidade do site não permite a identificação do consumidor na publicação das páginas, pois as reclamações feitas são indexadas por motores de busca e visíveis para consulta. O acesso aos dados que foram cadastrados pelo cliente ocorre apenas com a empresa envolvida, para facilitar a busca da resolução do problema. Assim, é transmitida à empresa envolvida um e-mail com os detalhes, caso ela possua um cadastro para respostas no site.

Com os dados gerados, são obtidos rankings automatizados e o Reclame Aqui faz uma avaliação da empresa utilizando diversos critérios próprios. O status máximo de uma empresa no site é possuir o Selo RA 1000, o qual também possui critérios específicos. Os consumidores podem, depois de terem suas questões respondidas pelas empresa, indicar que o problema foi resolvido ou não, além de ter o direito a réplicas e, ao final, mostrar por meio de smiles a sua opinião sobre a resposta da empresa reclamada. A descrição do problema que o cliente publica é avaliada por uma equipe do site antes de ser publicada. Isto ocorre pois sua política não permite conteúdo ofensivo na redação dos usuários

Fonte

4 thoughts on “Telefone Odontoprev

  1. Estou tentando achar uma resposta e solução sobre o não desconto na minha folha de pagamento, pois eu não solicitei o cancelamento, e preciso fazer procedimento dentário e tenho receio de passar constrangimento na hora da consulta e dizerem que não paguei a parcela, também estou solicitando a 2° via da minha carteirinha desde março no qual fui furtada a carteirinha mais documento pessoais, fiz o B.O e ja informei, mas até hoje dia 09/10 não consegui obter, ja liguei várias vezes solicitando e vocês me passam telefone para eu ligar, tenho ligado desde o dia 03/10 para vocês e estão me jogando de um telefone para outro telefone, e ninguém resolve meu problema, ja estou esgotada, só acho que vocês deveriam solucionar problemas dos clientes de imediato e não deixar-nos a ponto de estresse, espero não ter que tomar outras providências, pois como eu disse no começo eu não cancelei nada e mesmo assim eu entrei em contato com vocês e vocês não solucionam meu problema.

  2. Boa noite! Meu nome é Priscilla Lin eu sou dentista fui credenciada e necessito me comunicar com RH do Odontoprev , queria saber como poço entrar em conta com vocês , porque tento ligar e não consigo falar com vocês . Desde já agradeço pela atenção .

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