black friday

No início do ano, circulava um boato de que a Black Friday de 2021 ocorreria entre o fim de setembro e começo de outubro. A Black Friday poderia ter nova data porque centenas de varejistas brasileiros se uniram para tentar mudar o calendário de vendas. A alteração da data tem função clara: descolar as vendas da Black Friday das vendas do varejo para o Natal. Como as datas atuais são muito próximas, é comum que os consumidores esperem e aproveitem as promoções da data do varejo norte-americano para as compras dos presentes de fim de ano. Alguns setores do comércio acreditam que a Black Friday prejudica as vendas do Natal pois o consumidor entra na época natalina com a cabeça nos descontos, o que diminui muito o consumo. 

Porém, neste ano de 2021, a Black Friday continua no fim de novembro: a Black Friday 2021 será no dia 26 de novembro. Como nos anos anteriores, a Black Friday 2021 no Brasil acontecerá na 4ª sexta-feira de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos. A Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico, entidade de associados que representa 90% do faturamento do setor, também se posicionou sobre o assunto, salientando que a alteração da data da Black Friday seria mais prejudicial do que benéfica para o e-commerce. Primeiramente porque a data ficaria diferente do restante do mundo, perdendo, assim, o apelo de marketing global. Em segundo lugar porque o ainda não recebimento do décimo terceiro salário poderia prejudicar as vendas da Black Friday.

A Black Friday é uma das principais datas para o varejo. Todos os anos, em Novembro, clientes esperam as super promoções para comprar itens que vão de eletrônicos à vestuário. A Black Friday foi criada originalmente nos Estados Unidos e vários países embarcaram na ideia do dia de descontos. No Brasil, a primeira edição aconteceu em 2010 e foi somente com promoções online mas agora o online está com força total. Tradicionalmente, a Black Friday ocorre na sexta após o dia de Ação de Graças. A quinta é uma tradicional data religiosa americana em que as pessoas celebram a gratidão por tudo de bom que aconteceu durante o ano. De forma muito prática, a data da Black Friday é a última sexta-feira do mês de novembro.

Muitos países como o Brasil não celebram o Dia de Ação de Graças, porém, a Black Friday fez sucesso rapidamente devido às oportunidades para os consumidores, que buscam descontos, e para os lojistas, que buscam aumentar as vendas e queimar estoques. Além da Black Friday, surgiram outros eventos similares que ajudam a movimentar o comércio nos meses do final do ano. Um deles é a Cyber Monday, onde as lojas de comércio eletrônico oferecem descontos em compras feitas online.

Como será a Black Friday 2021?

Mesmo com a pandemia, a projeções estão otimistas: o comércio eletrônico deve faturar mais de R$ 3 bilhões durante a Black Friday 2021. As dez categorias mais desejadas pelo e-consumidor na Black Friday são:

  1. Eletrônicos
  2. Eletrodomésticos
  3. Smartphones
  4. Informática
  5. Moda e acessórios
  6. Cosméticos e perfumaria
  7. Casa e decoração
  8. Livros
  9. Brinquedos e games
  10. Esporte e Lazer

O presidente do Google no Brasil, Fabio Coelho, disse durante sua participação no Global Retail Show, evento de varejo e consumo online, que espera uma Black Friday melhor do que em anos anteriores a despeito da pandemia da Covid-19. “Vai ter um pico enorme. Tem um ambiente muito mais preparado e usuários mais informados. Hoje tem mais categorias que antes nem sonhávamos [no e-commerce]. Essa combinação faz com que a gente acredite que a Black Friday vai ser ainda melhor do que as edições dos anos anteriores”, disse o executivo ao exibir gráficos que mostram o índice de buscas em patamares acima dos registrados em uma das principais datas de vendas do calendário do varejo.

A Black Friday no Brasil é diferente da norte-americana onde consumidores se estapeiam por uma TV a 80% de desconto nas lojas físicas. “No Brasil, as grandes marcas não conseguem oferecer as ofertas, e os consumidores já entenderam que vão comprar com 20% ou 30% de desconto no máximo. Além disso, não dá para ter Black Friday só em um dia por aqui, mas sim praticamente todo o mês”, explicou Felipe Paniago, diretor de operações do Reclame AQUI que completou. “Isso não é ruim, pelo contrário. O consumidor brasileiro deu um jeito de a Black Friday dar certo”.

O segredo para ter sucesso nas sua compras da Black Friday é o planejamento, o quanto antes ter estruturado e planejado como será sua compras, maior o resultado de obter boas promoções. Para evitar ser pego pela “Black Fraude” por descontos que não são reais, orientamos que você registre os preços dos produtos que você deseja comprar nos dias anteriores à Black Friday. Assim, você poderá comparar os preços do dia da Black Friday com os preços atuais. Sendo assim, comece fazer sua lista de compras hoje mesmo.

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