Telefone COPASA SAC: 0800 de Contato | Reclamação na Ouvidoria | Falar com Atendente | Chat de Ajuda

Procurando pelo telefone de contato da COPASA para falar com o atendente? As companhias de saneamento possuem milhares de clientes em todo país. Infelizmente, os serviços prestados por estas empresas deixam a desejar em certos momentos. São comuns os casos de consumidores que ficam sem água ou são acometidos por outros problemas como esgoto entupido. Mas não adianta ficar bravo com os atendentes, eles não têm culpa. É preciso ter paciência e saber usar os meios de atendimento adequados. Sendo assim, o objetivo deste artigo é informar os telefones da COPASA para reclamações, suporte técnico, compras, SAC e ouvidoria.

O canal de atendimento ao consumidor pode ser implementado de diversas formas tais como canal telefônico, chat online, email e redes sociais. O importante é saber que todo cliente quer e tem o direito de ser bem atendido, seja lá qual for o produto ou serviço que estiver adquirindo.

Canais de Contato da COPASA

SAC é o Serviço de Atendimento ao Consumidor das empresas prestadoras de serviços e vendedoras de produtos. O objetivo deste canal de comunicação  é resolver as demandas dos consumidores sobre dúvidas, reclamações, cancelamentos, etc. O contado do cliente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor deve ser gratuito, isto é, o atendimento das solicitações dos consumidores não pode resultar em qualquer custo.

Quanto à qualidade do atendimento, o SAC deverá obedecer aos princípios da boa-fé, transparência, eficiência, celeridade e cordialidade, além disso, o atendente que lhe prestará o serviço deverá ser totalmente capacitado para lhe prestar o melhor atendimento possível. Você também possui o direito de ter seu contato transferido do atendente do SAC para o setor competente da empresa, que seja devidamente capacitado a atender os seus questionamentos.

Confira logo abaixo todos os canais de contato para falar com aa COPASA.

Canal para Falar na COPASA Contato COPASA
Atendimento COPASA 115
0800 COPASA 0800-0300-115
Atendimento COPASA agendamento.copasa.com.br
Fale Conosco COPASA www.copasa.com.br/fale-conosco
WhatsApp da COPASA (31) 99770-7000
Chat COPASA para Suporte copasaportalprd.azurewebsites.net
Email COPASA de Atendimento Não tem
Ouvidoria COPASA Telefone (31) 3207-7250
Ouvidoria COPASA Formulário wwwapp.copasa.com.br/copasaouvidoria

Qual o telefone da COPASA?

O telefone da COPASA é 115 e 0800-0300-115. Os dois números atendem 24 horas em todo o estado de Minas Gerais, todos os dias da semana, e são voltados para dúvidas, solicitações, reclamações, sugestões, etc.

Qual o WhatsApp da COPASA?

O WhatsApp da COPASA é (31) 99770-7000. Envie um “Olá”, aguarde o carregamento das opções e selecione a que tenha a ver com sua demanda atual. Siga os passos do assistente virtual “Chico” até conseguir atendimento humano ou então as informações que necessita.

Qual é o chat da Copasa?

Acesse o chat online da COPASA no endereço copasaportalprd.azurewebsites.net. Clique no ícone de balão que fica no canto inferior direito da página ou então na opção “Mais serviços”. Ao abrir o chat, siga os passos do assistente virtual Chico até ter acesso às opções:

  • Análise de conta
  • Aferição de hidrômetro
  • Ligação nova de água/esgoto
  • Matrícula centralizadora
  • Mudança de titularidade
  • Pedido de desligamento de água
  • Uso atípico de água
  • Religação de água
  • Religação com troca de titularidade
  • Tarifa social
  • Parcelamento de débito

Caso tenha preferência ou haja a necessidade de atendimento presencial, acesse agendamento.copasa.com.br, digite o nome da sua cidade, clique em “Selecionar” e siga os passos do site até conseguir realizar o agendamento.

Qual é a Ouvidoria COPASA?

É muito comum que os consumidores não entendam a diferença entre SAC e Ouvidoria. O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é a forma direta de comunicação entre cliente e empresa para a resolução de problemas e dúvidas. Já a ouvidoria é um canal mais amplo do atendimento ao consumidor. A ouvidoria funciona como se fosse um coletivo de possibilidades que o cliente pode acessar, inclusive em órgãos de defesa do consumidor, antes de entrar de fato com um processo na justiça contra a empresa.

O contato com a ouvidoria deve ser a última tentativa de contato do cliente com a empresa antes de um processo judicial ser iniciado. Para ter acesso à ouvidoria, um cliente precisa primeiramente entrar em contato com o SAC. Se o atendente do SAC não solucionar o problema do cliente, o mesmo deve entrar em contato com a ouvidoria. Finalmente, se o canal de ouvidoria não resolver o problema, o cliente deverá acessar o órgão regulador da categoria ou ir à justiça para garantir seus direitos.

A Ouvidoria da Copasa atende no número (31) 3207-7250, de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, exceto nos feriados. Também é possível entrar em contato com a ouvidoria da Copasa no endereço wwwapp.copasa.com.br/copasaouvidoria. Role a página até encontrar as opções: “Reclamação”, “Elogio”, “Sugestão” e “Denúncia”, clicar na que tenha a ver com o tipo de atendimento que você necessita, preencher os campos com as informações solicitadas, enviar e aguardar o retorno.

Quais são as Reclamações do COPASA?

As principais reclamações do COPASA são cobrança indevida, demora na execução, valor abusivo e mau atendimento. Os serviços mais reclamados são equipe de atendimento, pagamentos e documentos. Os problemas mais comuns são problemas com concessionárias de serviços, problemas de atendimento e problemas com o site.

É importante lembrar que toda empresa possui problemas nos seus serviços e produtos, e com o COPASA não seria diferente. Mas a empresa tenta superá-los de forma rápida para melhor atender seus clientes. Sendo assim, a sua participação, de forma mais efetiva, relatando as problemas e sugerindo melhorias, é fundamental para que a empresa aperfeiçoe seus processos. Aconselhamos fazer sua reclamação nos canais listados acima. Não obtendo resposta do COPASA, sugerimos usar o site ReclameAqui.

O Reclame Aqui é um site brasileiro de reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços. É um serviço gratuito, tanto para os consumidores postarem suas reclamações quanto para as empresas responderem a elas. Trata-se de um site no qual consumidores fazem um cadastro de seus dados pessoais e podem enviar reclamações. A política de privacidade do site não permite a identificação do consumidor na publicação das páginas, pois as reclamações feitas são indexadas por motores de busca e visíveis para consulta.

O acesso aos dados que foram cadastrados pelo consumidor ocorre apenas com a empresa envolvida, para facilitar a busca da resolução do problema. Assim, é transmitida à empresa envolvida um e-mail com os detalhes, caso ela possua um cadastro para respostas no site. Com os dados gerados, são obtidos rankings automatizados e o Reclame Aqui faz uma avaliação da empresa utilizando diversos critérios próprios. O status máximo de uma empresa no site é possuir o Selo RA 1000, o qual também possui critérios específicos.

Você poderá também fazer sua reclamação via WhatsApp. Basta adicionar o número de WhatsApp (11) 97062-2753 e começar o processo que será respondido por meio de inteligência artificial. Em poucos minutos, já é possível ter a reclamação completa pelo aplicativo de conversa. Depois de postar o texto da reclamação, o Whatsapp do ReclameAqui envia um link para o usuário validar a queixa no site. Para quem ainda não é cadastrado, é importante preencher os dados para fazer parte dos consumidores que usam a plataforma.

Quais são os Contatos da COPASA nas Redes Sociais?

A COPASA também está presente nas redes sociais. A empresa possui canais de comunicação normalmente utilizados para expor novidades sobre os serviços. Através das redes sociais você também pode tirar dúvidas sobre serviços além de conteúdos exclusivos da operadora. Veja abaixo todos as redes sociais da COPASA para você entrar em contato ou acompanhar novidades:

Quais são os Canais de Reclamações dos Consumidores?

Sabemos que os canais de atendimento ao consumidor (SAC) e serviços de ouvidoria das empresas deveriam ser suficientes para o consumidor resolver todas suas questões. Mas nem sempre as empresas atendem os clientes da forma adequada. Pensando nisto, preparamos uma lista de canais de reclamação que todo cidadão pode usar para realizar reclamações a respeito de produtos e serviços.

1 – consumidor.gov.br

O Portal do Consumidor é um recurso criado pelo Ministério da Justiça como parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor que possibilita ao consumidor fazer uma reclamação online contra uma empresa. É um serviço público e gratuito que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo pela internet. A pessoa pode registrar uma queixa e a empresa tem até 10 dias para responder. Esse procedimento só é válido para aqueles fornecedores cadastrados no site. Ou seja, o serviço depende de uma adesão voluntária das companhias. O portal serve como um canal de comunicação e, no período de 10 dias, a empresa pode dialogar com o cliente. Ao fim do prazo, precisa dar uma resposta à demanda. Em seguida, o consumidor tem até 20 dias para comentar e classificar a resposta da empresa, informando se sua reclamação foi resolvida ou não resolvida, e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido. Caso não seja possível resolver sua reclamação por meio do portal, recomendamos que você busque o atendimento dos Procons, Defensorias Públicas, Juizados Especiais Cíveis, entre outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que poderão orientá-lo e auxiliá-lo na resolução de seu problema de consumo.

2 – Procons

Os Procons são órgãos vinculados aos governos estaduais que atuam na defesa dos direitos dos clientes. Tem como missão principal equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores, elaborando e executando a política de proteção e defesa dos consumidores. As atribuições são amplas, destacando-se o trato das reclamações que envolvam o interesse da coletividade, função realizada pelos promotores de Justiça de Defesa do Consumidor. Nesse sentido, são combatidos atos como publicidades abusivas e enganosas, adulteração de produtos, ofertas de produtos ou serviços impróprios, cláusulas abusivas em contratos e práticas desleais ou coercitivas que firam os direitos do consumidor. Os procedimentos variam de acordos com os estados, mas há características comuns. Não há cobrança de taxas para o serviço e qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer reclamações, online ou presencialmente, nas sedes e postos de atendimento (confira aqui o contato do Procon da sua região).

3 – proteste.org.br

A Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Cliente é uma entidade civil sem fins lucrativos, apartidária, independente de governos e empresas, que atua na defesa e no fortalecimento dos direitos dos clientes brasileiros. Mantida com as mensalidades de seus associados, e com o aporte e a solidariedade de outras associações de clientes internacionais, a Proteste ajuda os cidadãos a fazer valer seu poder de compra e a conhecer seus direitos. A Proteste intervém, sempre que necessário, nos conflitos de associados com fornecedores e encaminha às empresas e às autoridades reivindicações e propostas pertinentes para melhorar produtos e serviços. O canal de reclamações permite que os associados e usuários registrados encaminhem uma reclamação diretamente para uma empresa e solicitem o apoio de um de especialistas. Estas reclamações são enviadas pelos clientes diretamente para as empresas através desta plataforma. Reclamações encaminhadas por clientes que solicitam a ajuda de especialistas são analisadas e tratadas cuidadosamente pelos especialistas em Defesa do Cliente. Os clientes devem entrar em contato com a empresa diretamente antes da Proteste intervir.

4 – Defensorias Públicas

Segundo a Constituição da República, “a Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados” (art. 134,caput). Em outras palavras, é dever do Estado, através da Defensoria Pública, garantir assistência jurídica integral e gratuita àqueles que não podem custeá-la. Isso significa muito mais do que o direito a assistência judicial, abrangendo a defesa, em todas as esferas, dos direitos dos necessitados. A Defensoria Pública presta consultoria jurídica, ou seja, fornece informações sobre os direitos e deveres das pessoas que recebem sua assistência. É com base na resposta à consulta que o assistido pela Defensoria Pública pode decidir melhor como agir em relação ao problema apresentado ao defensor público. Confira aqui os contatos das defensorias públicas.

5 – Juizados Especiais Cíveis

Para quem recorre à Justiça, a alternativa mais simples é entrar com uma reclamação em um Juizado Especial Cível (confira aqui o juizado da sua região), que são instâncias específicas dos tribunais de Justiça de cada estado. Pessoas físicas com mais de 18 anos, micro e pequenas empresas e organizações da sociedade civil podem acessar este recurso. As reclamações têm limite de 40 salários mínimos. Se o valor da causa for maior, o consumidor só poderá receber até este limite. Se o caso for de valor de até 20 salários mínimos, não é necessário contratar advogado. No entanto, se o valor for superior, a presença deste profissional passa a ser necessária. As reclamações devem ser feitas por escrito, com cópias de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos que embasem o processo. É preciso ter também dados da pessoa acionada, como nome, endereço, nacionalidade e profissão. Os juizados especiais buscam resolver os processos por meio de acordos. Para isso são chamadas audiências de conciliação. Caso não haja consenso, o juiz responsável pode determinar uma sanção se considerar que o consumidor está correto em seu pleito.

Mais informações sobre a COPASA

Com sede em Belo Horizonte, a Copasa está entre as maiores empresas de saneamento do Brasil. As ações da Copasa são negociadas na B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, sob o código CSMG3, sendo integrante do Novo Mercado, segmento que exige maior compromisso com regras de transparência e governança corporativa.

A Copasa atingiu, em dezembro de 2020, 640 concessões para a prestação dos serviços de abastecimento de água, atendendo a 11,8 milhões de pessoas por meio de 5,5 milhões de economias (unidades consumidoras).

Em relação aos serviços de esgotamento sanitário, o número de concessões em dezembro de 2020 era de 310. Na mesma data, eram atendidas 8,3 milhões de pessoas com serviços de esgoto, por meio de 3,8 milhões de economias.

Ao longo dos mais de 57 anos de história, a Companhia acredita ter conquistado as seguintes vantagens competitivas:

  • Base de clientes diversificada e pulverizada;
  • Excelência técnica e operacional;
  • Percentual relevante da receita proveniente de contratos de longo prazo;
  • Qualidade reconhecida na prestação de serviços.

Confira também o telefone da SABESP.

23 comentários em “Telefone COPASA SAC: 0800 de Contato | Reclamação na Ouvidoria | Falar com Atendente | Chat de Ajuda”

  1. Tô problema rede esgoto deste 30 dezembro 2022, deste equipe presta serviço coposa trocou a rede esgoto antiga por essa nova rede , só chove água esgoto voltando pra dentro imóvel, liga 115 nada, falar tá vindo , quando vê outro mundo , tenho vários protocolo, até ir reclamar agência já foi, porque acho um abusado agendar pra você ia lá dar 60 a 90 dias , esperar dia , mas conta água só chegar e novo aumento,tem mês né leitura faz também, agora quero saber quem vai pagar si estraga minhas coisas né, tá pior qualidade atendimento ao cliente

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  2. Boa noite..estou para fazer uma reclamação da copasa…preciso que uma religacao da água…estou sem agua , Desde quinta feira por conta que mudei de endereço e a casa não tem água…já pede várias vezes..falaram que vieram mas ninguém viu ..já falei pra eles o portão está aberto…e nada..

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  3. Comprei um imóvel quando fui trocar a titularidade da conta descobri que tinha débito junto a Copasa, a empresa alega que não pode trocar a titularidade com débito, sendo que o débito acompanha a CPF da antiga proprietária meu caso já está no juizado

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  4. Pessímo atendimento da COPSA, não consegue resolver o básico, sobre relicargar da água. desde sexta feira estou tentando e não tiver nenhuma retorno. Agora no domingo conseguir falar com atendende as 19;55 e só segunda feira que poderá resolver está pendência . Sendo que deste das 9 da manha que estou falando com atendente, que nada pode resolver, porque o sistema não está funcionando, depois de várias tentativas a atendente me fala que só amanha, estou pedindo para religar a água desde sexta feira 03/06/2022, sendo que fomos na sede resolver o problema, sem nenhum retorno. Horrível está COPASA, imagina quem não tem uma rede social para resolver um simples problema. Poderia pelo menos comentar que a água foi cortado naquele dia, mas mas nada dr comunicado. E provavelmente amanhã a rede estará sobrecarregada não conseguirei fala.

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  5. Eu queria saber:minha conta estava vindo c o valor de 150 reais em média ,agora minha conta está vindo 467reais, estão alegando que eu fiz parcelamento,Sendo que eu já tinha um em andamento,24 meses que eles estão me cobrando sem eu não ter feito tal parcelamento!Eu recebo do governo e tenho tarifa social!Queria muito saber como fizeram isso!

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  6. Boa tarde, gostaria de cancelar o recebimento das contas por email, receber na residência, não estou conseguindo no APP. Qual é o caminho

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  7. EU QUERIA SABER QUANDO OS SERVIÇOS DA COPASA DE ATENDER PRESENCIALMENTE VÃO FUNCIONAR.
    A DESCULPA DA PANDEMIA JA DEU! O MUNDO JA VOLTOU A TRABALHAR COPASA TANTO QUE VOCES GERAM CONTAS , ENTAO O CONSUMIDOR TEM DIREITO DE SER ATENDIDO. AI VOCE TEM QUE AGENDAR UMA URGENCIA PARA DAQUI 2 A 3 MESES.
    O MELHOR QUE A OUVIDORIA FAZ VISTA GROSSA E VOCE NAO TEM ACESSO. E A MINHA SOLICITAÇÃO É PARA PAGAR E NEM ASSIM VOCE CONSEGUE SER ATENDIDO. PARABÉNSSSSSS COPASA PELA EXCELENCIA EM NAO TER RESPEITO COM SEU CONSUMIDOR. MUITO OBRIGADA

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    • Estou tentando agendar na copasa de Ipatinga a 2 meses e nada e nem consigo falar com um atendente

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  8. A Copasa é o órgão de pior atendimento que eu conheço o serviço ruim este da Copasa estou falando do escritório do site de atendimento virtual ,atendentes que não atendem ninguém não resolve nada pra ninguém,péssimo horrível.

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  9. Já se faz dois meses pedi que arrumação um vazamento na calçada em frete meu portão foi feito para fechar buraco ficou um mês agora se faz dois meses que o entulho está na minha calçada próximo portão quero saber quando vai retirar

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  10. Essa copasa tá achando as pessoas com cara de trouxa esse site deles não fuciona;quando conseguimos falar com atendente eles marca seu agendamento te passa a senha o protocolo quando chega o dia simplesmente seu nome não conta será que tem geito de entra com um processo contra a copasa

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  11. Infelizmente, não consigo falar com vocês! Estou ligando há quatro dias e fico 40 minutos ouvindo essa música horrível. Estou precisando de fazer mudanças no registro. Urgente!

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  12. Pedir pra trocar o padrão de lugar , anotaram meus dados e já me deram o valor da instalação de 91,00 reais até aí tudo bem mas quero também a instalação do bloqueador de ar e não consigo nenhuma resposta porque.

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  13. Tmb não consigo falar no 115,nos deixam ouvindo aquela gravação por todo tempo não é desumano ficar sem água nesse período tão difícil e com as contas pagas pelo amor de Deus,religuem minha água Senão terei que arrancar esse lacre

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  14. Preço que religuem.minha água com urgência,pq tenho idosa e criança em casar tenho minhas contas pagas nessa crise sanitária já não sei mais o que fazer

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  15. Preciso urgente q vcs venham limpar a fossa porque com essa chuva a enxurrada entrou pra dentro da fossa e ta tranbordando

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  16. Bom dia copasa venho prior meio desse pé dele a vcs que desligue a água na casa da minha mãe ela é uma idosa de 70 anos e existe mais duas idosas na casa!i tem 03 contas em atraso e já existe um parcelamento no cadastro dela!o rapaz foi compareceu à residência o corte foi feito ele disse que se pegasse ainda naquele dia que com Duas horas teria o reabastecimento porém foi feito o pagamento , ai ligamos novamente o pessoal da copasa disse que iria ligar com 48horas então eles ligaram novamente ai eles disseram que teria que parcelar as contas minha mãe foi até a copasa chegando lá eles disseram que tem que fazer o agendamento primeiro pra que só poderia agendar pra mês de (Abril)tentamos fazer o parcelamento virtual mas não conseguimos porque já existe um parcelamento no cadastro !!Aí eu pergunto pra vcs como elas vão ficar sem água até o mês de Abril são três idosas !!

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  17. Tenho uma reclamação a fazer. se não virem ligar a minha água aqui em Ataléia Cidade Nova 411 vocês cortaram uma água de uma casa que tem criança e pessoa doentes. Apenas com uma conta de água atrasada e vocês nem avisaram e nem nada só chegou e cortou se vocês não querem processo eu vou estar aguardando até amanhã!!

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    • SENTA E CHORA COMO EU.
      ELES NAO DEVEM LER ISSO NUNCA!!!!!!
      ABSURDO PERMITIDO O QUE ELES FAZEM COM CONSUMIDOR, LEI A FAVOR DELES (COSTAS QUENTES )
      QUE CHAMA NÉ?PORQUE NAO TEMOS PRA ONDE CORRER.

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  18. Por qual motivo nem um dos canais fe atendimentos da copasa estao funcionando? Ja faz 3 dias que estou ligando ja liguei no 115 e em todos os outros numeros que enconttei na internet . a agencia vitual nada funciona . esse foi o unico meio q consegui pelo menos escrever. Muito ruim esse serviço.

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