Telefone Latam 0800: Contato do SAC | Reclamação na Ouvidoria | Falar com Atendente | Chat de Suporte

A Latam Linhas Aéreas Brasil é resultado de uma junção das maiores companhias aéreas da América Latina, a brasileira TAM e a sua subsidiária LAN, criando a maior companhia desta região do mundo. Isso tudo aconteceu para alavancar as vendas e facilidades das marcas que já eram uma pertencente a outra, mas que possuíam nomes diferenciados. Se você é um destes milhares de brasileiros que usam a Latam nas suas viagens, saiba agora como entrar em contato com a Latam para reclamação, sugestões, críticas, compras e outros.

SAC é o Serviço de Atendimento ao Consumidor das empresas prestadoras de serviços e vendedoras de produtos. O objetivo deste canal de comunicação  é resolver as demandas dos consumidores sobre dúvidas, reclamações, cancelamentos, etc. O contado do cliente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor deve ser gratuito, isto é, o atendimento das solicitações dos consumidores não pode resultar em qualquer custo.

Quanto à qualidade do atendimento, o SAC deverá obedecer aos princípios da boa-fé, transparência, eficiência, celeridade e cordialidade, além disso, o atendente que lhe prestará o serviço deverá ser totalmente capacitado para lhe prestar o melhor atendimento possível. Você também possui o direito de ter seu contato transferido do atendente do SAC para o setor competente da empresa, que seja devidamente capacitado a atender os seus questionamentos.

Canais de Contato da Latam

O canal de atendimento ao consumidor pode ser implementado de diversas formas tais como telefone, chat online, email e redes sociais. O importante é saber que todo cliente quer e tem o direito de ser bem atendido, seja lá qual for o produto ou serviço que estiver adquirindo. Confira abaixo todos os canais de contato da Latam:

Canal para Falar Contato Latam
Telefone de SAC da Latam Todo Brasil: 0800-012-3200
Exterior: (11)2820-4816
Televendas Latam Todo Brasil: 0300-570-5700
Capitais: 4002-5700
Exterior: (11)4002-5700
Latam Travel 0300-777-2000
WhatsApp da Latam (9) 6825-0850
Chat Latam para Suporte Não tem
Email Latam de Atendimento helpdesk.latam.com/requests
Ouvidoria Latam para Reclamações Não tem
Central de Ajuda Latam www.latam.com/central-de-ajuda
Email (Criar caso) www.latamairlines.com/criar-caso
Ajuda Latam helpdesk.latam.com

Como Entrar em Contato com a Latam?

A frota da Latam consiste em aeronaves Boeing e Airbus modernas, adquiridas para fornecer a melhor experiência a bordo. Essas aeronaves possuem um design e tecnologia de última geração, que proporcionam mais conforto, segurança e eficiência durante sua viagem. A Latam está sempre disposta a lhe atender, seja para dúvidas sobre compras, regras na hora de viajar, alteração ou remarcação de voo. Confira abaixo qual é o canal ideal para o que você precisa:

Qual é o Atendimento da Latam ao Passageiros com Deficiência Auditiva?

O Número dedicado para portadores de deficiências auditivas ou da fala é 0800-555-500 – Acessível de todo o Brasil. Ligação gratuita. Atendimento 24 horas.

Qual é a Central de Vendas, Fidelidade e Serviços da Latam?

Você pode fazer consultas e solicitações relacionadas aos serviços LATAM, bem como à venda e à remarcação de passagens, além de tirar dúvidas do programa LATAM Fidelidade. Atendimento 24 horas. Confira os números

  • 0300-570-5700 – Acessível de todo o Brasil. Custo de ligação local + impostos.
  • 4002-5700 – Acessível de capitais brasileiras. Custo de ligação local + impostos.
  • +55 (11) 4002-5700 – Para ligações do exterior. Custo de ligação internacional.

Qual é o SAC da Latam?

O SAC é a linha exclusiva para você tratar de sugestões, comentários e reclamações sobre os serviços LATAM. Atendimento 24 horas. Confira:

  • 0800-123-200 – Acessível de todo o Brasil. Ligação gratuita.
  • +55 (11) 2820-4816 – Para ligações do exterior. Faça sua chamada a cobrar.

Qual é o Formulário Eletrônico de Email da Latam?

Para reclamações, comentários e sugestões, faça sua manifestação por escrito e acompanhe suas solicitações neste canal. Se não estiver satisfeito com o serviço e precisa de ajuda, clique em “Quero fazer uma reclamação”. Se quer  fazer um pedido ou uma sugestão, clique em “Quero fazer uma solicitação”.

Qual é o WhatsApp da Latam?

O zap da Latam é (9) 6825-0850. Esse canal presta suporte em todo o Brasil através de um assistente virtual e é destinado a assuntos gerais envolvendo a companhia aérea.

Qual é a Ouvidoria da Latam?

É muito comum que os consumidores não entendam a diferença entre SAC e Ouvidoria. O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é a forma direta de comunicação entre cliente e empresa para a resolução de problemas e dúvidas. Já a ouvidoria é um canal mais amplo do atendimento ao consumidor. A ouvidoria funciona como se fosse um coletivo de possibilidades que o cliente pode acessar, inclusive em órgãos de defesa do consumidor, antes de entrar de fato com um processo na justiça contra a empresa.

O contato com a ouvidoria deve ser a última tentativa de contato do cliente com a empresa antes de um processo judicial ser iniciado. Para ter acesso à ouvidoria, um cliente precisa primeiramente entrar em contato com o SAC. Se o atendente do SAC não solucionar o problema do cliente, o mesmo deve entrar em contato com a ouvidoria. Finalmente, se o canal de ouvidoria não resolver o problema, o cliente deverá acessar o órgão regulador da categoria ou ir à justiça para garantir seus direitos.

Atenção: Infelizmente, a Latam não possui serviço de ouvidoria. Críticas e reclamações devem ser efetivadas diretamente em um dos canais de atendimento ao consumidor. A empresa possui uma equipe treinada para solucionar todas as possíveis falhas na prestação de serviços de aviação.

Quais são as Reclamações da Latam?

As principais reclamações da Latam são estorno do valor pago, mau atendimento e qualidade so serviço prestado. Os serviços da Latam mais reclamados são passagem aérea, canais de atendimento, pontos e milhas. Os problemas da Latam mais comuns são problemas com companhias aéreas, problemas com atendimento, problemas com site e programas de fidelidade.

É importante lembrar que toda empresa possui problemas nos seus serviços e produtos, e com a Latam não seria diferente. Mas a empresa tenta superá-los de forma rápida para melhor atender seus clientes. Sendo assim, a sua participação, de forma mais efetiva, relatando as problemas e sugerindo melhorias, é fundamental para que a empresa aperfeiçoe seus processos. Aconselhamos fazer sua reclamação nos canais listados acima. Não obtendo resposta da Latam, sugerimos usar o site ReclameAqui.

O ReclameAqui é um site brasileiro de reclamações contra empresas. É um serviço gratuito, tanto para os consumidores postarem suas reclamações quanto para as empresas responderem a elas. Trata-se de um site no qual consumidores fazem um cadastro de seus dados pessoais e podem enviar reclamações. A política de privacidade do site não permite a identificação do consumidor na publicação das páginas, pois as reclamações feitas são indexadas por motores de busca e visíveis para consulta.

O acesso aos dados que foram cadastrados pelo consumidor ocorre apenas com a empresa envolvida, para facilitar a busca da resolução do problema. Assim, é transmitida à empresa envolvida um e-mail com os detalhes, caso ela possua um cadastro para respostas no site. Com os dados gerados, são obtidos rankings automatizados e o Reclame Aqui faz uma avaliação da empresa utilizando diversos critérios próprios. O status máximo de uma empresa no site é possuir o Selo RA 1000.

Você poderá também fazer sua reclamação via WhatsApp. Basta adicionar o número de WhatsApp (11) 97062-2753 e começar o processo que será respondido por meio de inteligência artificial. Em poucos minutos, já será possível ter a reclamação completa pelo aplicativo. Depois de postar o texto da reclamação, o Whatsapp do ReclameAqui envia um link para o usuário validar a queixa no site. Para quem ainda não é cadastrado, é importante preencher os dados para fazer parte dos consumidores que usam a plataforma.

Quais são os Contatos da Latam nas Redes Sociais?

Se nenhuma das opções de contato apresentadas até aqui não lhe serviu, a última tentativa seria entrar em contato com a Latam pelas redes sociais:

Quais são os Canais de Reclamações dos Consumidores?

Sabemos que os canais de atendimento ao consumidor (SAC) e serviços de ouvidoria das empresas deveriam ser suficientes para o consumidor resolver todas suas questões. Mas nem sempre as empresas atendem os clientes da forma adequada. Pensando nisto, preparamos uma lista de canais de reclamação que todo cidadão pode usar para realizar reclamações a respeito de produtos e serviços.

1 – consumidor.gov.br

O Portal do Consumidor é um recurso criado pelo Ministério da Justiça como parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor que possibilita ao consumidor fazer uma reclamação online contra uma empresa. É um serviço público e gratuito que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo pela internet. A pessoa pode registrar uma queixa e a empresa tem até 10 dias para responder. Esse procedimento só é válido para aqueles fornecedores cadastrados no site. Ou seja, o serviço depende de uma adesão voluntária das companhias. O portal serve como um canal de comunicação e, no período de 10 dias, a empresa pode dialogar com o cliente. Ao fim do prazo, precisa dar uma resposta à demanda. Em seguida, o consumidor tem até 20 dias para comentar e classificar a resposta da empresa, informando se sua reclamação foi resolvida ou não resolvida, e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido. Caso não seja possível resolver sua reclamação por meio do portal, recomendamos que você busque o atendimento dos Procons, Defensorias Públicas, Juizados Especiais Cíveis, entre outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que poderão orientá-lo e auxiliá-lo na resolução de seu problema de consumo.

2 – Procons

Os Procons são órgãos vinculados aos governos estaduais que atuam na defesa dos direitos dos clientes. Tem como missão principal equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores, elaborando e executando a política de proteção e defesa dos consumidores. As atribuições são amplas, destacando-se o trato das reclamações que envolvam o interesse da coletividade, função realizada pelos promotores de Justiça de Defesa do Consumidor. Nesse sentido, são combatidos atos como publicidades abusivas e enganosas, adulteração de produtos, ofertas de produtos ou serviços impróprios, cláusulas abusivas em contratos e práticas desleais ou coercitivas que firam os direitos do consumidor. Os procedimentos variam de acordos com os estados, mas há características comuns. Não há cobrança de taxas para o serviço e qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer reclamações, online ou presencialmente, nas sedes e postos de atendimento (confira aqui o contato do Procon da sua região).

3 – proteste.org.br

A Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Cliente é uma entidade civil sem fins lucrativos, apartidária, independente de governos e empresas, que atua na defesa e no fortalecimento dos direitos dos clientes brasileiros. Mantida com as mensalidades de seus associados, e com o aporte e a solidariedade de outras associações de clientes internacionais, a Proteste ajuda os cidadãos a fazer valer seu poder de compra e a conhecer seus direitos. A Proteste intervém, sempre que necessário, nos conflitos de associados com fornecedores e encaminha às empresas e às autoridades reivindicações e propostas pertinentes para melhorar produtos e serviços. O canal de reclamações permite que os associados e usuários registrados encaminhem uma reclamação diretamente para uma empresa e solicitem o apoio de um de especialistas. Estas reclamações são enviadas pelos clientes diretamente para as empresas através desta plataforma. Reclamações encaminhadas por clientes que solicitam a ajuda de especialistas são analisadas e tratadas cuidadosamente pelos especialistas em Defesa do Cliente. Os clientes devem entrar em contato com a empresa diretamente antes da Proteste intervir.

4 – Defensorias Públicas

Segundo a Constituição da República, “a Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados” (art. 134,caput). Em outras palavras, é dever do Estado, através da Defensoria Pública, garantir assistência jurídica integral e gratuita àqueles que não podem custeá-la. Isso significa muito mais do que o direito a assistência judicial, abrangendo a defesa, em todas as esferas, dos direitos dos necessitados. A Defensoria Pública presta consultoria jurídica, ou seja, fornece informações sobre os direitos e deveres das pessoas que recebem sua assistência. É com base na resposta à consulta que o assistido pela Defensoria Pública pode decidir melhor como agir em relação ao problema apresentado ao defensor público. Confira aqui os contatos das defensorias públicas.

5 – Juizados Especiais Cíveis

Para quem recorre à Justiça, a alternativa mais simples é entrar com uma reclamação em um Juizado Especial Cível (confira aqui o juizado da sua região), que são instâncias específicas dos tribunais de Justiça de cada estado. Pessoas físicas com mais de 18 anos, micro e pequenas empresas e organizações da sociedade civil podem acessar este recurso. As reclamações têm limite de 40 salários mínimos. Se o valor da causa for maior, o consumidor só poderá receber até este limite. Se o caso for de valor de até 20 salários mínimos, não é necessário contratar advogado. No entanto, se o valor for superior, a presença deste profissional passa a ser necessária. As reclamações devem ser feitas por escrito, com cópias de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos que embasem o processo. É preciso ter também dados da pessoa acionada, como nome, endereço, nacionalidade e profissão. Os juizados especiais buscam resolver os processos por meio de acordos. Para isso são chamadas audiências de conciliação. Caso não haja consenso, o juiz responsável pode determinar uma sanção se considerar que o consumidor está correto em seu pleito.

6 – ANAC

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), uma das agências reguladoras federais do País, foi criada para regular e fiscalizar as atividades da aviação civil e a infraestrutura aeronáutica e aeroportuária no Brasil. Sua missão é garantir a todos os brasileiros a segurança e a excelência da aviação civil. Para registrar um reclamação da Azul ou relativa a relações de consumo, clique aqui. Orientamos procurar primeiramente o atendimento da Azul para a resolução do seu problema, que pode ser realizado através dos canais telefônico, presencial no aeroporto ou eletrônico.

Conheça o Código de Defesa do Consumidor

Você conhece os seus direitos enquanto consumidor? Sabe que existe uma legislação brasileira que protege e defende o consumidor perante práticas erradas do mercado? Conhecer seus os direitos é uma forma de exercer a cidadania e elevar a qualidade dos produtos e dos serviços do mercado.

O Código de Defesa do Consumidor é um marco na defesa dos direitos de quem vai as compras. A população brasileira viveu até o início da década de 90 sem uma lei que protegesse o consumidor. Quem comprasse um produto quebrado era obrigado a se submeter ao critério da loja, já que a escolha de trocar ou não a mercadoria era do vendedor.

A lei trouxe um avanço para as relações de consumo. Entendeu-se que todo consumidor é considerado vulnerável tecnicamente e que independente de classe social, quem consome não tem domínio técnico do que é consumido. A lei garante ao consumidor mecanismos para exercer a sua cidadania, saber dos seus direitos e apropriar-se deles é fundamental para não ter prejuízos.

Confira a seguir os principais direitos do consumidor:

  • Você tem 7 dias para desistir de uma compra pela internet.
  • Pacotes e preços promocionais diferenciados para clientes novos e antigos são ilegais.
  • Estacionamentos não podem se eximir da culpa por furtos ou danos materiais.
  • Toda loja deve expor preços e informações dos produtos.
  • O estabelecimento é responsável por acidentes em seu interior.
  • O pagamento da taxa de serviços não é obrigatório.
  • Consumação mínima é proibida.
  • Nome deve ser limpo até cinco dias após quitação da dívida.
  • É cabível indenização quando o produto é utilizado como instrumento de trabalho.
  • Para os produtos considerados essenciais a troca deve ser imediata.
  • Bancos devem oferecer serviços gratuitos.
  • Se o produto estiver com defeito, o lojista é obrigado a trocá-lo.
  • O consumidor terá 12 meses para utilizar o bilhete em outra viagem para o mesmo destino.
  • Reembolso dos valores pagos a maior.
  • É ilegal cobrar de consumidores itens quebrados na loja.
  • Não existe valor mínimo para compra com cartão.
  • É possível suspender, uma vez por ano, serviços como TV a cabo, água e luz sem custo.
  • Se uma ligação for interrompida, deve ser considerada como uma única chamada.
  • Cobrar pela perda de comanda é prática abusiva.
  • Venda casada também é proibida.
  • Se não pediu, o consumidor não precisa pagar o couvert.
  • Se o imóvel foi comprado na planta e a obra atrasou é direito seu receber indenização.
  • Se receber um produto ou serviço diferente do anunciado, você pode exigir que o anúncio seja cumprido.
  • Não se pode exigir um valor mínimo para o pagamento com cartão.
  • O consumidor não é obrigado a contratar o seguro contra perda ou roubo do cartão de crédito ou débito.
  • Cobrança indevida deve ser devolvida em dobro.
  • Se você comprou algo pela internet ou pelo telefone e não gostou pode devolver.
  • Prazo legal de garantia de 90 dias para produtos duráveis.

Por Que Não Consigo Fazer o Check-in do Meu Voo?

Há algumas razões pelas quais você não poderá fazer seu Check-in online:

  • O voo não está dentro do período disponível. Lembre-se que você deve fazer o Check-in online entre 48 horas e 75 minutos antes da saída do seu voo.
  • Seu voo sofreu uma alteração no horário de saída ou foi cancelado. Nesse caso, recomendamos que você verifique a nova opção sugerida para a sua viagem. Em seguida você poderá fazer o Check-in sem problemas.
  • Sua viagem inclui um voo operado por outra companhia aérea. Recomendamos que você faça o Check-in diretamente no site da empresa correspondente.
  • A sua reserva tem cobranças pendentes.

Confira também o telefone da Gol.

6 comentários em “Telefone Latam 0800: Contato do SAC | Reclamação na Ouvidoria | Falar com Atendente | Chat de Suporte”

  1. FUI INFORMADO QUE MINHA ENCOMENDA SE ENCONTRA AQUI EM MACEIÓ/AL DESDE SÁBADO DIA 23/07/222 E ATÉ AGORA NÃO RECEBI.

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  2. Viagem de Brasília a Florianopolis sc.- sábado dia 25/06/2022. horário das aproximadamente 17 horas. saída de Brasília.
    comissário um homem, Apresentou um espetáculo de grosseria, mal educação. ” Deu de dedo ao rosto de um idoso de aproximadamente 80 anos. Sendo assim um rapaz que estava em um banco na frente pediu calma a esse Comissário:
    Também foi desacatado e teve o dedo apontado pelo referido funcionario da latam. Favor avaliar melhor os funcionarios,
    obs. por mais que o cliente tenha cometido erro, o prestador de serviço tem que ter calma, compreenção.

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  3. A Latam esta me cobrando em duplicidade dois Bilhetes de ida Curitiba x Congonhas SP, e não consigo atendimento pelo 0800 e 4002, quando atendem escutam toda historia e ai falam que precisam transferir para o setor especifico que cuida deste tipo de assunto, só que todas as vezes a ligação cai, apos esperar 6 / 10 minutos, a ligação é derrubada, e ai voce volta a ligar, e a mesma situação acontece. Uma verdadeira covardia, voce tentar falar e resolver o assunto. Um abuso não conseguir falar e a Tam já foi uma empresa que tratava bem o seu cliente. Fato humilhante.

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    • Mesma coisa aconteceu comigo. Estou muito incontente com a latam. Me sinto como eles me roubaram e tentam tudo para mim nao lutar pelas minhas direitas

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  4. COMO FAÇO PARA DENUNCIAR A LATAM ASSUNTO DE EXTREMA GRAVIDADE E COMPROMETEDOR , PREFERÊNCIA COM A DIRETORIA NAS PESSOAS DOS SRS. EUZEBIO ANGELOTTI NETO , FELIPE IGNACIO PUMARINO MENDO, JEFFERSON CESTARI E TALVEZ JEROME PAUL JACQUES CADIER.

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