telefone gol

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes é uma companhia aérea brasileira sediada no Rio de Janeiro. É a maior companhia aérea do Brasil em número de passageiros, tendo 36% de participação do mercado domestico, operando em 60 aeroportos no território brasileiro e em 23 destinos internacionais, além de ser a terceira maior em frota de aeronaves. Se você é um destes milhares de brasileiros que usam a Gol nas suas viagens, saiba agora como entrar em contato com a Gol para reclamação, sugestões, críticas, compras e outros.

SAC é o Serviço de Atendimento ao Consumidor das empresas prestadoras de serviços e vendedoras de produtos. O objetivo deste canal de comunicação  é resolver as demandas dos consumidores sobre dúvidas, reclamações, cancelamentos, etc. O contado do cliente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor deve ser gratuito, isto é, o atendimento das solicitações dos consumidores não pode resultar em qualquer custo.

Quanto à qualidade do atendimento, o SAC deverá obedecer aos princípios da boa-fé, transparência, eficiência, celeridade e cordialidade, além disso, o atendente que lhe prestará o serviço deverá ser totalmente capacitado para lhe prestar o melhor atendimento possível. Você também possui o direito de ter seu contato transferido do atendente do SAC para o setor competente da empresa, que seja devidamente capacitado a atender os seus questionamentos.

O canal de atendimento ao consumidor pode ser implementado de diversas formas tais como canal telefônico, chat online, email e redes sociais. O importante é saber que todo cliente quer e tem o direito de ser bem atendido, seja lá qual for o produto ou serviço que estiver adquirindo.

SAC e Ouvidoria

É muito comum que os consumidores não entendam a diferença entre SAC e Ouvidoria. O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é a forma direta de comunicação entre cliente e empresa para a resolução de problemas e dúvidas. Já a ouvidoria é um canal mais amplo do atendimento ao consumidor. A ouvidoria funciona como se fosse um coletivo de possibilidades que o cliente pode acessar, inclusive em órgãos de defesa do consumidor, antes de entrar de fato com um processo na justiça contra a empresa.

O contato com a ouvidoria deve ser a última tentativa de contato do cliente com a empresa antes de um processo judicial ser iniciado. Para ter acesso à ouvidoria, um cliente precisa primeiramente entrar em contato com o SAC. Se o atendente do SAC não solucionar o problema do cliente, o mesmo deve entrar em contato com a ouvidoria. Finalmente, se o canal de ouvidoria não resolver o problema, o cliente deverá acessar o órgão regulador da categoria ou ir à justiça para garantir seus direitos.

Atenção: Infelizmente, a Gol não possui serviço de ouvidoria. Críticas e reclamações devem ser efetivadas diretamente em um dos canais de atendimento ao consumidor. A empresa possui uma equipe treinada para solucionar todas as possíveis falhas na prestação de serviços de aviação.

Como Entrar em Contato com o Gol?

A GOL está sempre disposta a lhe atender, seja para dúvidas sobre compras, regras na hora de viajar, alteração ou remarcação de voo. Confira abaixo qual é o canal ideal para o que você precisa:

1 – Fale com a Gol

Exclusivo para compra de passagens, alteração, remarcação de voos e informações:

  • Brasil (custo de ligação local + impostos): 0300 115 2121 – Atendimento 24 horas.
  • No exterior (custo de chamada internaciona​l): +55 11 5504 4410 – Atendimento 24 horas.

2 – Central de Atendimento Smiles

Exclusivo para dúvidas, cancelamentos, alterações ou reclamações de voos que foram emitidos com milhas pelo site Smiles:

  • Clientes Diamante e Ouro  (custo de ligação local + impostos): 0300 115 7007 – Atendimento 24 horas.
  • Clientes Smiles e Prata  (custo de ligação local + impostos): 0300 115 7001 – Atendimento das 6h às 24h, diariamente (exceto feriados)

3 – SAC GOL

Para elogios, sugestões, solicitações, cancelamentos ou reclamações. Importante: tenha o seu código de reserva em mãos para agilizar o atendimento.

  • SAC GOL (ligação gratuita): 0800 704 0465 – Atendimento 24 horas.
  • Atendimento para pessoas com deficiência auditiva em português, inglês e espanhol: 0800 709 0466 – Atendimento 24 horas.

4 – Gol nas Redes Sociais

Se nenhuma das opções de contato apresentadas até aqui não lhe serviu, a última tentativa seria entrar em contato com a Gol pelas redes sociais:

Canais de Reclamações dos Consumidores

Sabemos que os canais de atendimento ao consumidor (SAC) e serviços de ouvidoria das empresas deveriam ser suficientes para o consumidor resolver todas suas questões. Mas nem sempre as empresas atendem os clientes da forma adequada. Pensando nisto, preparamos uma lista de canais de reclamação que todo cidadão pode usar para realizar reclamações a respeito de produtos e serviços.

Procons

Os Procons são órgãos vinculados aos governos estaduais que atuam na defesa dos direitos dos consumidores. Os procedimentos variam de acordos com os estados, mas há características comuns. Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer reclamações sobre a Gol, que devem ser oficializadas por meio do site www.consumidor.gov.br ou presencialmente nas sedes e postos de atendimento. Não há cobrança de taxas para o auxílio. Alguns Procons possuem sistemas próprios para receber reclamações pela Internet, como é o caso do de São Paulo.

Os órgãos atuam em qualquer relação de consumo, com algumas exceções. No caso do Procon DF, a assistência não ocorre em casos de venda entre particulares, relação entre locador e locatário, multa de trânsito e relação entre advogado e cliente, entre outros. Para fazer a reclamação, é preciso apresentar documento de identificação, comprovante de residência, comprovante da relação de consumo (nota fiscal, recibo, contrato) e outros documentos (como boleto, garantia etc…).

Consumidor.gov.br

O Portal do Consumidor é um recurso criado pelo Ministério da Justiça como parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. A pessoa pode registrar uma queixa e a Gol tem até 10 dias para responder. Esse procedimento só é válido para aqueles fornecedores cadastrados no site. Ou seja, o serviço depende de uma adesão voluntária das companhias.

O portal serve como um canal de comunicação e, no período de 10 dias, a empresa pode dialogar com o consumidor. Ao fim do prazo, precisa dar uma resposta à demanda. Já a pessoa que apresentou a reclamação pode comentar o retorno e dizer se considerou a situação resolvida. Se o problema não for resolvido, o Ministério não promove outro tipo de sanção ou processo administrativo.

Proteste.org

A PROTESTE – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor é uma entidade civil sem fins lucrativos, apartidária, independente de governos e empresas, que atua na defesa e no fortalecimento dos direitos dos consumidores brasileiros, fundada em 16 de julho de 2001.

Mantida com as mensalidades de seus associados, e com o aporte e a solidariedade de outras associações de consumidores internacionais, a PROTESTE ajuda os cidadãos a fazer valer seu poder de compra e a conhecer seus direitos. Também se mobiliza para aperfeiçoar a legislação de consumo. Isso ocorre por meio dos estudos que realizamos; das informações publicadas em revistas e no site; da participação em câmaras técnicas e eventos, e do Serviço de Defesa do Consumidor. Por essa razão, a PROTESTE intervém, sempre que necessário, nos conflitos de associados com fornecedores e encaminha às empresas e às autoridades reivindicações e propostas pertinentes para melhorar produtos e serviços.

ANAC

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), uma das agências reguladoras federais do País, foi criada para regular e fiscalizar as atividades da aviação civil e a infraestrutura aeronáutica e aeroportuária no Brasil. Sua missão é garantir a todos os brasileiros a segurança e a excelência da aviação civil. Para registrar um reclamação da Gol ou relativa a relações de consumo, clique aqui. Orientamos procurar primeiramente o atendimento da Gol para a resolução do seu problema, que pode ser realizado através dos canais telefônico, presencial no aeroporto ou eletrônico.

Juizados Especiais Cíveis

Para quem recorre à Justiça, a alternativa mais simples é entrar com uma reclamação em um juizado especial cível, que são instâncias específicas dos tribunais de Justiça de cada estado. Pessoas físicas com mais de 18 anos, micro e pequenas empresas e organizações da sociedade civil podem acessar este recurso.

As reclamações têm limite de 40 salários mínimos. Se o valor da causa for maior, o consumidor só poderá receber até este limite. Se o caso for de valor de até 20 salários mínimos, não é necessário contratar advogado. No entanto, se o valor for superior, a presença deste profissional passa a ser necessária. Os custos de um advogado são definidos em tabelas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de cada estado.

As reclamações devem ser feitas por escrito, com cópias de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos que embasem o processo. É preciso ter também dados da pessoa acionada, como nome, endereço, nacionalidade e profissão.

Os juizados especiais buscam resolver os processos por meio de acordos. Para isso são chamadas audiências de conciliação. Caso não haja consenso, o juiz responsável pode determinar uma sanção se considerar que o consumidor está correto em seu pleito.

Justiça Comum

Outra opção é apelar à Justiça para resolver um impasse em uma relação à Gol. O consumidor pode recorrer aos juizados especiais cíveis ou acionar o Tribunal de Justiça do seu estado. Para isso, independentemente do valor da causa, é preciso contratar um advogado. Mas nem sempre o juizado especial é mais rápido, pois a agilidade depende da fila de processos.

Site Reclame Aqui

O site Reclame Aqui é um site brasileiro de reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços. É um serviço gratuito, tanto para os consumidores postarem suas reclamações quanto para as empresas responderem a elas. Trata-se de um site no qual consumidores fazem um cadastro de seus dados pessoais e podem enviar reclamações. A política de privacidade do site não permite a identificação do consumidor na publicação das páginas, pois as reclamações feitas são indexadas por motores de busca e visíveis para consulta. O acesso aos dados que foram cadastrados pelo cliente ocorre apenas com a empresa envolvida, para facilitar a busca da resolução do problema. Assim, é transmitida à empresa envolvida um e-mail com os detalhes, caso ela possua um cadastro para respostas no site.

Com os dados gerados, são obtidos rankings automatizados e o Reclame Aqui faz uma avaliação da empresa utilizando diversos critérios próprios. O status máximo de uma empresa no site é possuir o Selo RA 1000, o qual também possui critérios específicos. Os consumidores podem, depois de terem suas questões respondidas pelas empresa, indicar que o problema foi resolvido ou não, além de ter o direito a réplicas e, ao final, mostrar por meio de smiles a sua opinião sobre a resposta da empresa reclamada. A descrição do problema que o cliente publica é avaliada por uma equipe do site antes de ser publicada. Isto ocorre pois sua política não permite conteúdo ofensivo na redação dos usuários.

22 thoughts on “Telefone Gol

  1. Boa tarde, minha mãe irá viajar de Goiania a Natal em 15 dias e o RG dela tem mais de 10 anos. Tentamos ir no vapt vupt pra solicitar outro mas não conseguimos que seja entregue antes do prazo da viagem, mesmo assim ela poderá embarcar?

  2. Boa tarde, preciso de uma solução para o cancelamento de 28 passagens que foram emitidas e agora que preciso cancelar, pois não vou mais precisar, a Gol diz que não é possível cancelar, pois esse procedimento só pode ser feito no prazo de 24 horas após a compra, porém, o código de defesa do cosumidor diz que tenho o direito do arrependimento em 7 dias após a compra. O valor total das passagens chegam a aproximadamente 20 mil reais!!! Não posso ficar nesse prejuízo, já que não vou mais precisar das passagens e que, repito, o Código de Defesa me permite cancelar. Já tentei entrar em contato pelos telefones, mas isso é apenas para enganar o consumidor e dizer que tem telefone de contato para atendimento, que é, na prática, uma grande mentira e desserviço!!!
    Abri também uma reclamação na ANAC e se não tiver um retorno até hoje, final do dia, no horário comercial, vou acionar a Justiça Especial Cível e entrar com uma ação para ser reembolsado.
    Na hora de vender, o atendimento é maravilhoso, mas se vc precisa fazer algum ajuste ou cancelar, é um inferno, vc é simplesmente ignorado, atendido por mensagens eletrônicas e forçado a ficar mais de 01 hora escutando uma música chata na espera telefônica, na expectativa de ser ao menos atendido! Gol, melhore seu atendimento ao consumidores!!!

  3. Fiz uma viagem dia 17/10/19 para João Pessoa-PB
    Sendo assim, no desembarque minha mala chegou toda rasgada, não resolveram meu problema no dia pois era as 2hrs da manhã e sai do aeroporto as 4hrs nada resolvido, voltei no outro dia deram uma mala horrível. Tive que aceitar pois iria viajar pro interior desmarquei compromissos pra ir atrás disso aí…. dia 29/10/19 Minha volta para são Paulo cheguei no aeroporto de João Pessoa cancelaram minha viagem sem ao menos avisar sem mandar email nadaaaaaaaa, outra canseira me jogaram pra Recife pra sair às 18:30 Da noite , eu iria sair às 15hrs da tarde e olha o horário que fui sair, pagaram um táxi da transtaxi deve ser filiado com eles, quase mata a gente de tanto correr resolvam isso daí vou processar vcs

  4. Prezados,

    Antes de efetuar esta compra, em 29.11.2019, tentei anteriormente comprar utilizando milhas e uma parte em dinheiro, porém nas três tentativas deu erro e não consegui finalizar a compra, porém os valores das três tentativas foram debitada em meu cartão de crédito da seguinte forma, uma ás 6;00h de nº 055995, outra 6;01h nº 056284 e outra 6;05h nº 057865, no valor de R$ 230,00 cada uma, somando R$ 690,00.
    Ocorre que liguei para a operadora do meu cartão e me informaram que eu tinha que entrar em contato com a smilles, pois so eles poderiam cancelar.
    Tentei por vária vezes ligar para o telefone 0300 445 7001, fica uma musica e ninguem me atende, em uma oportunidades uma pessoa me atendeu e disse que a smilles estava realmente com um problema no sistema e que iria me passar para um analista em busca da solução, voltou a musica fique por mais de 20 minutos esperando e nada, só a musiquinha.

    Gostaria de saber como faço para resolver este problema.
    meu nº smaile é 095546065.

    1. Tentando entrar em contato c eles todos os dias e somente uma musiquinha. Fixo por volta de 25 min e cancelado, pq ninguém atende.. aff

      1. Tentando falar com a gol a dias, aguardo por uns 25 a 30 min e acabo desligando.. Pq toca uma música irritante e não me atendem.. aff

  5. Experiência inesquecível mesmo, um vôo partir antes do horário previsto sem esperar 06 passageiros que estavam chegando em um vôo que a própria GOL atrasou 30 min.

    Decepção.

  6. Quero deixar registrado meu agradecimento por terem encontrado e devolvido o meu celular no voo de volta de Recife – São Paulo em 26\09\2019. Em menos de 2 dias o celular foi encontrado no achados e perdidos. Obrigado a essa empresa e principalmente aos funcionários que encontraram e devolveram e também aos que fizeram meu atendimento na GOL via telefone (Sandra) e no achados e perdidos do Aeroporto de Congonhas (Leonardo).

  7. Adquiri uma passagem para o Santos Dumont (RJ), que acabou sendo alterada para o Galeão (Até aí OK, apesar de as passagens para o Santos Dumont serem mais caras do que para Galeão. Quando cheguei para pegar o vôo, este atrasou cerca de 1 hora. Em seguida peguei o vôo e este começou a descer para pousar no Galeão, e depois começou a subir de novo!!! (como se não estivesse com o pouso planejado). Resultado: o avião subiu de novo e ficou dando voltas no ar por mais de 20 min e com situação de turbulência. Sou cardíaca e fico com muito medo quando essas coisas acontecem! Dá muita insegurança, além do enorme atraso que sofremos. Não deram muitas explicações ao longo desta “espera no ar”, então mil pensamentos ficam passando em nossa cabeça.

  8. boa tarde, quero deixar aqui minha reclamacao da comida da gol.
    porque nao mudam, estes biscoitos da mae terra e muito ruim
    por favor trocam.
    a azul serve um salgadinha de polvilho que e uma delicia

  9. Desorganização da equipe!

    Os últimos da fila não tem direito de carregar sua bagagem de mão. Precisei tirar meu laptop da mala e carregar em mãos pq “não tinha mais espaço” cheguei no voo é tinham varios lugares para colocar minha mala… sem falar que enquanto eu esperava a equipe imprimir a etiqueta para a bagagem ser despachada, outras pessoas passavam com malas…

    Situação desagradável!

  10. Eu estou recebendo e-mails da Gol dizendo que fiz cadastro no site, porém não realizei cadastro algum. E o nome é de outra pessoa, estou te enviando falar com alguém, mas não consigo.

  11. Sou cliente super fiel da Gol.
    Sempre prezo por escolher os voos da companhia, tanto que sou cliente diamante.
    Mas o que está acontecendo com as passagens da Gol? Hoje simulei 8 diferentes datas (4 idas e voltas) que irei adquirir e em todos os casos a Gol era disparada a mais cara (preços quase o dobro pelo mesmo trecho). Tentei via Smiles, mas também nada compensava.
    Deste jeito, infelizmente, terei que mudar de companhia de viagem.

  12. Queria um e-mail para entrar em contato com a Gol. Liguei para a empresa pelo 0300 115 2121 e não me ajudam pois dizem que quem tem que tratar a respeito é a empresa que intermediou a compra. Comprei passagem de ida e volta pelo intermédio do Viajanet e por motivos pessoais não poderei voltar na data agendada. A alteração é 3x ou mais o valor que paguei, mais multa por trecho, segundo o regulamento da CIA Gol pois o valor promocional não pode ter alteração de data. A Gol não reembolsa passagens promocionais canceladas. Como fica eu pagar por um serviço que antecipadamente estou avisando que não poderei usufruir? Pagar por um produto que não vou consumir? Aguardo retorno da empresa e espero poder ter meu dinheiro de volta. Obrigada.

  13. Acabei de ser obrigada por funcionário da empresa a despachar a minha mala sob o fundamento de que não havia lugar na aeronave, o que nitidamente está errado já que tenho direito a levar uma mala de mão. Mesmo insistindo por levar a mala comigo o funcionário de forma ríspida disse que eu tinha direito, mas não tinha lugar, então não tinha o que fazer. Que se eles erraram por deixar passar mala demais, eles se responsabilizarão depois. Pois bem, entrando na aeronave me deparo com diversos lugares para mala de mão, sendo que minha mala foi despachada com bens de valor.

  14. ola boa tarde estou tento um problema serio com o Gol, no dia 15/04, esta vindo de fortaleza/Sao Paulo e a minha mala foi despachada, so que qdo cheguei em casa percebi que a mesma foi violada e furtaram alguns pertence meu, fui ate a delegacia e abrir um BO e depois tive que ir ate o aeroporto para abir uma RIB, so que me mandaram um email com uma proposta nada satisfatória, me ofereceram 76,30 de reembolso, olha o absurdo da proposta tive um prejuízo de mais de 4,mil e querem me reembolsar isso, estou de ferias em Sao paulo, sem roupas e estou tento dificuldade para resolver isso, logo tenho que volta e estou semas roupas e meus pertence, gostaria de vcs fossem justo e não gostaria de recorrer a meu advogado para resolver isso. pois tenho direito e pedir uma indenização por danos morais.

    Por quanto fico no aguardo de uma breve solução

    at.

    Wesley

  15. Boa noite! Gostaria de registrar minha insatisfação com esta companhia pois desde dezembro de 2018, me programei para ir à um evento da empresa da qual sou sócia e comprei os ingressos para os dois dias de evento. Comprei as passagens de ida e volta em um horário que não atrapalhasse meu trabalho tradicional. Comprei as passagens de ida saindo do aeroporto de VAL DE CANS ÀS 17:00 do dia 26 de abril, com conexão em Brasilia com destino ao aeroporto de Galeão e com volta às 21:00 do dia 28 de abril com destino ao aeroporto de VAL DE CANS, sem escalas. Cheguei às 16 horas ao aeroporto e como já havia feito check in, me dirigi à área de embarque e fiquei aguardando o horário do voo. Ao chegar a hora fui informada que deveria desembarcar e ir ao check in da companhia para maiores informações. A unica informação que recebi, que o voo havia sido cancelado e que seria direcionada para um voo no sábado dia 27 de abril,às 17:00 horas. chegaria no domingo às 9:00 horas. ou seja : perderia a abertura do evento, e chegaria no segundo dia depois do inicio, e teria que voltar às 21 horas do domingo e como o Riocentro fica longe do Galeão, teria que sair umas 16 horas do evento, de volta pra casa, ou seja correria e não conseguiria acompanhar o evento. Além da hospedagem que não teria o prazer de desfrutar do valor pago. Como faço para ser restituída de todas as despesas que fiz para ir a este evento? Qual a retratação da GOL com relação a todo este transtorno causado. Detalhe: A restituição do valor da passagem só com 30 dias.

  16. Primeiramente quero registrar aqui minha INDIGNAÇÃO pela total falta de consideração , pessoalidade e qualidade do atendimento desta empresa , o qual classifico como RIDICULO E DEPLORÁVEL, pela forma como nós clientes somos tratados; estou tentanso resolver um problema fazem mais de 90 dias estive na loja da GOL e me mandaram acessar o site para resolver , isso já é um absurdo , porém venho tentando de todas as formas buscar a solução a meu problema e o atendimento eletrônico , além de me deixar dependurado ao telefone por longos minutos de espera , não atende a minha demanda;
    Possuo passagens compradas de ida e volta CWB/ CGH não as usei polis o evento para o qual eu iria foi cancelado , fui informado que posso remarcar as mesmas , porém venho tentando informações fazem 90 NOVENTA DIAS e a não fui atendido ainda.
    E´MUITO DESCASO E FALTA DE ATENÇÃO CONOSCO CLIENTES , AO INVES DE SE APROXIMAREM VOCES SE AFASTAM CADA VEZ MAIS DOS CLIENTES.

  17. Não sei nem por onde começar, vim expremido, sufocado, sentado numa pedra, tenho 120kg, pedi um acento maior e não me venderam, não deixam escolher, por algum motivo vendem os piores primeiro, um lixo o atendimento, quando embarque na aeronave vi que os acentos estavam disponíveis e não me deixaram mudar. A aeronave não tinha ar condicionado, estava um calor horrível, cheguei pingar de suor, um absurdo, aeromoças mau humoradas, passei mau, tive falta de ar, se o vôo fosse mais longo certamente eu iria apagar. Não ganhei se quer um copo dágua, não teve serviço de bordo, o vôo estava atrasado e não deu tempo de servirem, alegaram que era devido a turbulência mas o vôo foi 100% estável e em nenhum momento teve turbulência. Não embarque na gol!!! Vai passar raiva, muito calor e sede!!!

  18. Comprei uma passagem para a minha irmã viajar com minha sobrinha, no final da da viagem (último voo) minha irmã esqueceu dois documentos pessoais no bolso da poltrona, já entramos diversas vezes com a gol, e todos ficam fazendo jogo de empurra empurra, me passaram um numero de telefone do aeroporto dizendo que quem se responsabiliza por esse problemas é o aeroporto, pois bem, já entramos em contato com o telefone informado diversas vezes e ninguém atende, como faremos? A unica orientação que me resta é levar a minha irmã a um posto de policia para abrir uma quixa contra a companhia, pois eles devem devolver os documentos.

  19. Este número de telefone da central Gol, afirma que será cobrado o custo de ligação local, mas ao receber minha fatura veio cobrando como ligação especial e o valor caro. Se há o interesse da companhia em atender bem seus cliente, por que não disponibiliza um telefone local ou 0800?

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