Telefone SPC SAC: 0800 de Contato | Reclamação na Ouvidoria | Falar om Atendente | Chat no WhatsApp

O canal de atendimento ao consumidor pode ser implementado de diversas formas tais como contato telefônico, chat online, email e redes sociais. O importante é saber que todo cliente quer e tem o direito de ser bem atendido, seja lá qual for o produto ou serviço que estiver adquirindo. Confira aqui todos os canais de contato do SPC.

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) é uma empresa de tecnologia que tem vínculo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e que faz o armazenamento e processamento de todas as operações de crédito realizadas pelas empresas associadas.

Trata-se de um de banco de dados formado pelas CDLs que agregam informações do comércio de todo o Brasil, por meio das entidades espalhadas pelas principais cidades do país e, com isso, possui uma base de dados de clientes que são inadimplentes.

Canais de Contato do SPC

SAC é o Serviço de Atendimento ao Consumidor das empresas prestadoras de serviços e vendedoras de produtos. O objetivo deste canal de comunicação é resolver as demandas dos consumidores sobre dúvidas, reclamações, cancelamentos, etc. O contado do cliente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor deve ser gratuito, isto é, o atendimento das solicitações dos consumidores não pode resultar em qualquer custo.

Quanto à qualidade do atendimento, o SAC deverá obedecer aos princípios da boa-fé, transparência, eficiência, celeridade e cordialidade, além disso, o atendente que lhe prestará o serviço deverá ser totalmente capacitado para lhe prestar o melhor atendimento possível. Você também possui o direito de ter seu contato transferido do atendente do SAC para o setor competente da empresa, que seja devidamente capacitado a atender os seus questionamentos.

Canal para Falar Contato SPC
Telefone de SAC do SPC 0800-887-9105
Atendimento do SPC www.spcbrasil.org.br/postos-de-atendimento
Ajuda SPC Online www.spcbrasil.org.br/cadastropositivo/ouvidoria
Fale Conosco SPC www.spcbrasil.org.br/canais-de-contato/fale_conosco

Canais de contato SPC

Fale Conosco SPC

Está com dúvidas sobre os produtos e serviços do SPC, ou precisa de alguma informação que não encontrou no site? Escreva para a empresa através do Fale Conosco no site! Preencha os campos e envie sua mensagem. O SPC entratá em contato com você o mais breve possível.

Telefone de SAC do SPC

Você pode entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC para tirar dúvidas, fazer sugestões e reclamações. Serviços oferecidos pelo SAC:

  • Consultar a situação da sua adesão ao Cadastro Positivo
  • Realizar uma Consulta Pessoal ao seu Cadastro Positivo
  • Cadastrar e recuperar senha
  • Contestar ou bloquear informações do seu Cadastro Positivo
  • Cancelar sua inscrição no Cadastro Positivo

Ligue 0800-887-9105, de segunda a sexta, exceto feriados, das 8:30h às 20h.

Ouvidoria SPC

É muito comum que os consumidores não entendam a diferença entre SAC e Ouvidoria. O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é a forma direta de comunicação entre cliente e empresa para a resolução de problemas e dúvidas. Já a ouvidoria é um canal mais amplo do atendimento ao consumidor. A ouvidoria funciona como se fosse um coletivo de possibilidades que o cliente pode acessar, inclusive em órgãos de defesa do consumidor, antes de entrar de fato com um processo na justiça contra a empresa.

O contato com a ouvidoria deve ser a última tentativa de contato do cliente com a empresa antes de um processo judicial ser iniciado. Para ter acesso à ouvidoria, um cliente precisa primeiramente entrar em contato com o SAC. Se o atendente do SAC não solucionar o problema do cliente, o mesmo deve entrar em contato com a ouvidoria. Finalmente, se o canal de ouvidoria não resolver o problema, o cliente deverá acessar o órgão regulador da categoria ou ir à justiça para garantir seus direitos.

Aviso importante: Para acionar a Ouvidoria do SPC é necessário informar o número de protocolo do atendimento realizado pelo SAC. Assim, sua solicitação será analisada e entraremos em contato com você em até 10 dias úteis (prazo estabelecido nos termos da Lei nº 12.414/2011 e do seu Decreto Regulamentador nº 9.936/2019). O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 09h00 às 18h00, exceto em feriados nacionais.

Canais de Reclamações dos Consumidores

O PagSeguro trabalha com dedicação e esmero para lhe atender. Por isso, o objetivo do Cartão SPC é proporcionar facilidade, comodidade e uma excelente experiência. E claro que a empresa só pode fazer isso investindo muito em tecnologia. Também tem um call center próprio e está sempre preocupada em aumentar a satisfação do cliente e ajudá-lo no que for preciso, sanando dúvidas e auxiliando no que mais for preciso. Sabemos que os canais de atendimento ao cliente deveriam ser suficientes para você resolver todas suas questões, mas nem sempre isto é possível. Pensando nisto, preparamos uma lista de canais de reclamação que todo cidadão pode usar para realizar reclamações a respeito de produtos e serviços.

1 – consumidor.gov.br

O Portal do Consumidor é uma iniciativa criada pelo Ministério da Justiça como parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Este portal possibilita aos consumidores a apresentação de reclamações online contra empresas. Trata-se de um serviço público e gratuito que viabiliza a comunicação direta entre consumidores e empresas, oferecendo uma via alternativa para a resolução de conflitos de consumo pela internet. Quando um consumidor registra uma reclamação, a empresa em questão tem um prazo de até 10 dias para fornecer uma resposta. Importante ressaltar que esse procedimento é válido somente para empresas que tenham se cadastrado no site, ou seja, o serviço depende da adesão voluntária das companhias.

O portal atua como um canal de comunicação e, durante esse período de 10 dias, a empresa pode dialogar diretamente com o cliente. Após o término desse prazo, a empresa deve apresentar uma resposta à demanda do consumidor. Em seguida, o consumidor tem um prazo adicional de até 20 dias para comentar a resposta recebida e classificá-la como resolvida ou não resolvida, além de indicar seu nível de satisfação com o atendimento prestado. Caso a resolução da reclamação não seja possível por meio do portal, é recomendável que o consumidor busque o apoio dos Procons, Defensorias Públicas, Juizados Especiais Cíveis e outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, os quais poderão orientá-lo e auxiliá-lo na solução de seu problema de consumo.

2 – Procons

Os Procons são órgãos vinculados aos governos estaduais com a missão central de proteger os direitos dos consumidores. Seu papel primordial é estabelecer um equilíbrio e harmonia nas relações entre consumidores e fornecedores, além de desenvolver e executar políticas de proteção e defesa do consumidor. Suas responsabilidades abrangem diversos aspectos, incluindo o tratamento de reclamações que afetam o interesse coletivo, uma função desempenhada pelos promotores de Justiça de Defesa do Consumidor. Nesse contexto, são combatidas práticas como publicidades abusivas e enganosas, adulteração de produtos, oferta de produtos ou serviços inadequados, inclusão de cláusulas abusivas em contratos e ações desleais ou coercitivas que violem os direitos do consumidor.

Os procedimentos adotados pelos Procons podem variar de acordo com cada estado, mas existem características comuns a todos. Importante destacar que não há cobrança de taxas pelo serviço, e qualquer pessoa física ou jurídica tem o direito de registrar reclamações, seja de forma online ou presencial, nas sedes e postos de atendimento disponíveis (para mais informações, acesse os contatos do Procon da sua região).

3 – proteste.org.br

A Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor é uma organização civil, sem fins lucrativos, apartidária e independente de influências governamentais ou empresariais. Sua missão principal é fortalecer e defender os direitos dos consumidores brasileiros. Financiada pelas contribuições de seus associados e com apoio de associações de consumidores internacionais, a Proteste auxilia os cidadãos a exercer seu poder de compra e a compreender seus direitos. A entidade atua intervindo quando associados enfrentam conflitos com fornecedores e encaminha às empresas e autoridades as demandas e sugestões relevantes para aprimorar produtos e serviços.

A plataforma de reclamações oferece aos associados e usuários registrados a possibilidade de encaminhar diretamente suas queixas às empresas, com a opção de solicitar o suporte de especialistas da Proteste. Estas reclamações são enviadas pelas partes interessadas diretamente para as empresas por meio desta plataforma. Quando clientes solicitam a assistência de especialistas, suas reclamações são minuciosamente analisadas e tratadas pela equipe de Defesa do Consumidor. Vale ressaltar que os consumidores devem tentar contato direto com a empresa antes de acionar a Proteste.

4 – Banco Central

Qualquer cidadão tem a possibilidade de registrar reclamações relacionadas aos serviços prestados por instituições financeiras junto ao Banco Central do Brasil (BCB). Essas reclamações desempenham um papel crucial no processo de regulação e fiscalização do sistema financeiro. Contudo, é importante observar que o BCB não possui a competência legal para intervir em casos individuais de cidadãos.

No caso de conflitos com uma instituição financeira, o cidadão deve adotar as seguintes medidas:

  1. Primeiramente, procurar o local de atendimento ou o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da própria instituição financeira.
  2. Caso a questão não seja resolvida de maneira satisfatória, o próximo passo é contatar a ouvidoria da instituição financeira.
  3. Para orientação e assistência adicional, o cidadão pode buscar os órgãos de defesa do consumidor, que estão aptos a auxiliar em casos dessa natureza.

5 – Defensorias Públicas

Conforme estabelecido na Constituição da República, a Defensoria Pública é uma instituição permanente e essencial à função jurisdicional do Estado. Sua missão primordial, como parte do sistema democrático, abrange principalmente a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa integral e gratuita, tanto judicial como extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos dos cidadãos necessitados (Artigo 134, caput). Em outras palavras, é um dever do Estado, por meio da Defensoria Pública, garantir assistência jurídica integral e gratuita às pessoas que não têm recursos para arcar com custos judiciais. Essa assistência transcende o acesso à justiça e inclui a proteção abrangente dos direitos dos indivíduos necessitados em todas as esferas.

A Defensoria Pública desempenha um papel crucial na oferta de consultoria jurídica, fornecendo informações sobre os direitos e obrigações das pessoas que dependem de seus serviços. Essa consulta auxilia as pessoas assistidas pela Defensoria Pública a tomar decisões informadas em relação aos problemas legais apresentados, permitindo-lhes compreender melhor como lidar com questões jurídicas específicas. Para entrar em contato com a Defensoria Pública, é possível encontrar as informações de contato específicas em sua região.

6 – Juizados Especiais Cíveis

Uma alternativa acessível para quem busca solucionar um conflito na Justiça é iniciar uma reclamação nos Juizados Especiais Cíveis, que são instâncias específicas ligadas aos tribunais de Justiça de cada estado (encontre o Juizado da sua região). Esses juizados atendem pessoas físicas maiores de 18 anos, micro e pequenas empresas, e organizações da sociedade civil. As reclamações apresentadas têm um limite de 40 salários mínimos. Isso significa que, em casos que ultrapassem esse valor, o consumidor só pode ser indenizado até esse limite. Se o valor da causa for de até 20 salários mínimos, não é necessário contratar um advogado. Porém, quando a ação ultrapassa esse limite, a representação por um advogado torna-se obrigatória.

Para iniciar um processo nos Juizados Especiais Cíveis, é necessário apresentar a reclamação por escrito, acompanhada de cópias de documentos de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos relevantes que respaldem o caso. Além disso, é essencial fornecer informações sobre a parte demandada, incluindo nome, endereço, nacionalidade e profissão. Os Juizados Especiais Cíveis buscam resolver os processos priorizando acordos entre as partes. Para isso, são realizadas audiências de conciliação. Caso não haja consenso, o juiz responsável pode tomar decisões judiciais se constatar que o consumidor tem razão em sua reivindicação.

Sobre o SPC

Juntos dos brasileiros há mais de mais de 60 anos, O SPC Brasil presta serviços especializados a toda a sociedade. Oferecemos soluções a consumidores e empresários com o objetivo de facilitar a realização de negócios por meio de informação confiável.

Parte do sistema CNDL, O SPC tem uma estrutura de banco de dados constituída pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL), que reúne informações do comércio de todo o país. Está presente em todo o território nacional, por meio de mais de 2.200 Entidades espalhadas por todas as capitais e principais cidades do Brasil.

Do pequeno ao grande lojista, indústrias, empresas de serviços e do mercado financeiro, mais de 1,2 milhão de Associados às Entidades acessam nosso banco de dados e usufruem das soluções desenvolvidas para atender às mais diversas necessidades de empresas e consumidores.

Mais do que simplesmente auxiliar as empresas na concessão de crédito, O SPC apoia os processos de tomada de decisão com informações, inteligência, soluções de negócio e identidade digital. Assim, busca não apenas ser o maior banco de dados da América Latina, mas a principal plataforma integradora de informação e inteligência de dados, capaz de impulsionar e transformar toda a economia brasileira.

Confira também o telefone do PagBank.

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