telefone saraiva

A Saraiva, empresa focada em educação, cultura e entretenimento, está presente em todas as fases da vida de seus clientes. A empresa opera por meio do conceito omnichannel, que integra lojas físicas, internet e dispositivos móveis, com uma ampla gama de produtos e serviços. A empresa conduz seus negócios de comércio eletrônico pelo site saraiva.com.br, cuja operação é totalmente integrada à da rede de lojas físicas, com presença em todo o território nacional. Todo serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da Saraiva deve ser realizado pelo site do market place ou através de ligação telefônica. A melhor forma de entrar em contato com a Saraiva é através dos telefones (11)2388-8247 (Grande São Paulo), 0800-730-2557 (Rio de Janeiro) e 3003-0009 (3003-0009). Você também poderá entrar em contato via chat ou email.

SAC é o Serviço de Atendimento ao Consumidor das empresas prestadoras de serviços e vendedoras de produtos. O objetivo deste canal de comunicação  é resolver as demandas dos consumidores sobre dúvidas, reclamações, cancelamentos, etc. O contado do cliente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor deve ser gratuito, isto é, o atendimento das solicitações dos consumidores não pode resultar em qualquer custo.

Quanto à qualidade do atendimento, o SAC deverá obedecer aos princípios da boa-fé, transparência, eficiência, celeridade e cordialidade, além disso, o atendente que lhe prestará o serviço deverá ser totalmente capacitado para lhe prestar o melhor atendimento possível. Você também possui o direito de ter seu contato transferido do atendente do SAC para o setor competente da empresa, que seja devidamente capacitado a atender os seus questionamentos.

O canal de atendimento ao consumidor pode ser implementado de diversas formas tais como canal telefônico, chat online, email e redes sociais. O importante é saber que todo cliente quer e tem o direito de ser bem atendido, seja lá qual for o produto ou serviço que estiver adquirindo.

SAC e Ouvidoria

É muito comum que os consumidores não entendam a diferença entre SAC e Ouvidoria. O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é a forma direta de comunicação entre cliente e empresa para a resolução de problemas e dúvidas. Já a ouvidoria é um canal mais amplo do atendimento ao consumidor. A ouvidoria funciona como se fosse um coletivo de possibilidades que o cliente pode acessar, inclusive em órgãos de defesa do consumidor, antes de entrar de fato com um processo na justiça contra a empresa.

O contato com a ouvidoria deve ser a última tentativa de contato do cliente com a empresa antes de um processo judicial ser iniciado. Para ter acesso à ouvidoria, um cliente precisa primeiramente entrar em contato com o SAC. Se o atendente do SAC não solucionar o problema do cliente, o mesmo deve entrar em contato com a ouvidoria. Finalmente, se o canal de ouvidoria não resolver o problema, o cliente deverá acessar o órgão regulador da categoria ou ir à justiça para garantir seus direitos.

Como Entrar em Contato com o Saraiva?

A Saraiva é uma livraria fundada em 13 de dezembro de 1914 por Joaquim Inácio da Fonseca Saraiva, imigrante português de Trás-os-Montes, no centro da cidade de São Paulo. Em 2008 a empresa adquiriu a Livraria Siciliano e passou a ter 20% do mercado livreiro do Brasil. Com o setor em crise, a Saraiva entrou com um pedido de recuperação judicial no dia 23 de novembro de 2018, com uma divida de R$ 674 milhões, fechou 19 lojas pelo Brasil no mês de outubro, restando 85 lojas físicas. Caso queira entrar em contato com o atendimento da Saraiva, deve-se usar um dos seguintes canais:

1 – SAC Saraiva

A forma mais direta para entrar em contato com a Saraiva é através de telefone. Gostaria de fazer solicitações, sugestões ou reclamações? Você também pode entrar em contato pelos seguintes números:

  • SAC Grande São Paulo: (11) 2388-8247
  • SAC Outras localidades: 3003-0009
  • SAC Rio de Janeiro: 0800-730-2557
  • Televendas: 3003-0009
  • Vendas Corporativas: (11) 2388-8245

2 – Fale Conosco Saraiva

Você poderá também entrar em contato com a Saraiva através do site. Para isto acesse a página de atendimento.

3 – Chat Saraiva

Você poderá também entrar em contato com a Saraiva através do chat. Para isto acesse a página de atendimento.

4 – Ouvidoria Saraiva

Infelizmente a Saraiva não possui um serviço de ouvidoria. Reclamações deverão ser encaminhadas via telefone SAC, formulário eletrônico ou chat online. Não se preocupe, a Saraiva possui uma equipe de atendimento treinada para resolver seus problemas.

5 – Lojas Saraiva

Encontre a Saraiva mais próxima de você.

6 – Entrar em Contato com o Saraiva nas Redes Sociais

Se nenhuma das opções de contato apresentadas até aqui não lhe serviu, a última tentativa seria entrar em contato com a Saraiva pelas redes sociais:

Canais de Reclamações dos Consumidores

Sabemos que os canais de atendimento ao consumidor (SAC) e serviços de ouvidoria das empresas deveriam ser suficientes para o consumidor resolver todas suas questões. Mas nem sempre as empresas atendem os clientes da forma adequada. Pensando nisto, preparamos uma lista de canais de reclamação que todo cidadão pode usar para realizar reclamações a respeito de produtos e serviços.

Procons

Os Procons são órgãos vinculados aos governos estaduais que atuam na defesa dos direitos dos consumidores. Os procedimentos variam de acordos com os estados, mas há características comuns. Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer reclamações, que devem ser oficializadas por meio do site www.consumidor.gov.br ou presencialmente nas sedes e postos de atendimento. Não há cobrança de taxas para o auxílio. Alguns Procons possuem sistemas próprios para receber reclamações pela Internet, como é o caso do de São Paulo.

Os órgãos atuam em qualquer relação de consumo, com algumas exceções. No caso do Procon DF, a assistência não ocorre em casos de venda entre particulares, relação entre locador e locatário, multa de trânsito e relação entre advogado e cliente, entre outros. Para fazer a reclamação, é preciso apresentar documento de identificação, comprovante de residência, comprovante da relação de consumo (nota fiscal, recibo, contrato) e outros documentos (como boleto, garantia etc…).

Consumidor.gov.br

O Portal do Consumidor é um recurso criado pelo Ministério da Justiça como parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. A pessoa pode registrar uma queixa e a empresa tem até 10 dias para responder. Esse procedimento só é válido para aqueles fornecedores cadastrados no site. Ou seja, o serviço depende de uma adesão voluntária das companhias.

O portal serve como um canal de comunicação e, no período de 10 dias, a empresa pode dialogar com o consumidor. Ao fim do prazo, precisa dar uma resposta à demanda. Já a pessoa que apresentou a reclamação pode comentar o retorno e dizer se considerou a situação resolvida. Se o problema não for resolvido, o Ministério não promove outro tipo de sanção ou processo administrativo.

Juizados Especiais Cíveis

Para quem recorre à Justiça, a alternativa mais simples é entrar com uma reclamação em um juizado especial cível, que são instâncias específicas dos tribunais de Justiça de cada estado. Pessoas físicas com mais de 18 anos, micro e pequenas empresas e organizações da sociedade civil podem acessar este recurso.

As reclamações têm limite de 40 salários mínimos. Se o valor da causa for maior, o consumidor só poderá receber até este limite. Se o caso for de valor de até 20 salários mínimos, não é necessário contratar advogado. No entanto, se o valor for superior, a presença deste profissional passa a ser necessária. Os custos de um advogado são definidos em tabelas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de cada estado.

As reclamações devem ser feitas por escrito, com cópias de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos que embasem o processo. É preciso ter também dados da pessoa acionada, como nome, endereço, nacionalidade e profissão.

Os juizados especiais buscam resolver os processos por meio de acordos. Para isso são chamadas audiências de conciliação. Caso não haja consenso, o juiz responsável pode determinar uma sanção se considerar que o consumidor está correto em seu pleito.

Justiça Comum

Outra opção é apelar à Justiça para resolver um impasse em uma relação de consumo. O consumidor pode recorrer aos juizados especiais cíveis ou acionar o Tribunal de Justiça do seu estado. Para isso, independentemente do valor da causa, é preciso contratar um advogado. Mas nem sempre o juizado especial é mais rápido, pois a agilidade depende da fila de processos.

Site Reclame Aqui

O site Reclame Aqui é um site brasileiro de reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços. É um serviço gratuito, tanto para os consumidores postarem suas reclamações quanto para as empresas responderem a elas. Trata-se de um site no qual consumidores fazem um cadastro de seus dados pessoais e podem enviar reclamações. A política de privacidade do site não permite a identificação do consumidor na publicação das páginas, pois as reclamações feitas são indexadas por motores de busca e visíveis para consulta. O acesso aos dados que foram cadastrados pelo cliente ocorre apenas com a empresa envolvida, para facilitar a busca da resolução do problema. Assim, é transmitida à empresa envolvida um e-mail com os detalhes, caso ela possua um cadastro para respostas no site.

Com os dados gerados, são obtidos rankings automatizados e o Reclame Aqui faz uma avaliação da empresa utilizando diversos critérios próprios. O status máximo de uma empresa no site é possuir o Selo RA 1000, o qual também possui critérios específicos. Os consumidores podem, depois de terem suas questões respondidas pelas empresa, indicar que o problema foi resolvido ou não, além de ter o direito a réplicas e, ao final, mostrar por meio de smiles a sua opinião sobre a resposta da empresa reclamada. A descrição do problema que o cliente publica é avaliada por uma equipe do site antes de ser publicada. Isto ocorre pois sua política não permite conteúdo ofensivo na redação dos usuários

Reclamações Saraiva Mais Comuns

A exemplo da maioria das empresas, a Saraiva também apresenta problemas nos seus serviços. Apesar disto, a empresa está sempre em busca da melhoria contínua dos seus processos para atender seus clientes da melhor forma possível. Porém, é fundamental a participação do consumidor de forma ativa, reportando falhas e erros de sistema para que possam ser rapidamente sanadas pela Saraiva. Veja a seguir algumas dúvidas muito comuns dos clientes Saraiva.

Como saber se o meu pedido foi aprovado?

Quando a cobrança no cartão de crédito é aprovada, a Saraiva emite a nota fiscal do produto e lhe envia por e-mail. É importante saber que para produtos vendidos e entregues pela Saraiva, a cobrança só ocorre após a separação de todos os produtos no estoque, e entre a aprovação e o envio do e-mail pode-se levar algum tempo.

Meu pedido ainda não chegou, como proceder?

Você consegue acompanhar todos os passos do seu pedido no site. Para isso, é só clicar aqui, fazer o seu login. Dentro deste ambiente, você terá todas as informações sobre os seus pedidos, inclusive o prazo de entrega.

Meu pedido veio incompleto, como proceder?

O seu pedido pode ter sido enviado parcialmente para a Saraiva agilizar a entrega dos produtos reservados. Clique aqui para conferir quantas remessas a Saraiva enviou ao seu endereço, pois sendo enviado em remessas separadas a entrega ocorrerá em momentos diferentes.

Minha mercadoria veio avariada, como proceder?

Se no momento da entrega do pedido constatar alguma irregularidade como embalagem ou produto avariado, recuse o mesmo. Caso ocorra o recebimento entre em contato com a Central de Atendimento ao Cliente em até 24h.

O que significa a mensagem “Problemas com o pagamento”?

É possível que o pagamento não tenha sido aprovado pela administradora do seu cartão de crédito por erro de digitação ou falha na transmissão dos dados. Acesse sua conta, localize o pedido em questão e faça a correção das informações. O prazo para a nova tentativa de cobrança ocorrerá em até 1 dia útil, independente da alteração dos dados.

 

7 thoughts on “Telefone Saraiva

  1. Fiz o pedido, paguei. O boleto era para dia 29/09 domingo, mas debitou na conta dia 30/09 segunda. Não obtive resposta da empresa para entrega do livro. Estou no aguardo e ele não chegou.

  2. meu pedido vai completar 2 meses, porem estou tendo problemas com essa empresa a mais de 4 meses, pois bem, a empresa usa da propaganda enganosa para se promover, diz que os livros estão a venda no site, porem após finalizar a compra eles sempre adiam a data de entrega até que chega um dia em que eles dizem que o livro não foi encontrado, mesmo continuando disponível no site, acho isso um absurdo, eu ainda não tive tempo de ir na PROCON, estou tentando resolver isso da forma mais rápida somente com a empresa, porem parece que ela por si só não resolve nada.

    dos 27 livros comprados, 24 foram entregues, porem os 3( 2 dos mais importantes para mim), foram cancelados, mesmo com os itens ainda a venda no site, são eles: Hackers Expostos, A Arte de Enganar e Análise de Tráfego Em Redes Tcp/ip, essa é a minha última tentativa de tentar resolver com a empresa, pois via telefone se quer eles me atendem.

  3. Fiz a compra no 04/09/2019 e como só fui informada um tempão depois que o produto não havia em estoque, após um tempo resolvi cancelar o produto, sob o protocolo 222410581, daí fui informada que iria ter o estorno direto na minha conta bancária. Estou aguardando até hoje e nada, não recebi e-mail nenhum sobre o cancelamento, mas o status do pedido mudou apenas no site.
    Hoje tentei entrar em contato pelo chat online novamente, que por sinal é horroroso de usar, falei com a atendente e não sei se ela saiu do chat ou se fui desconectada, depois de esperar mais de quase 30 minutos pra ser atendida! E não consegui falar com mais ninguém, enfim, só quero meu estorno, grata.

  4. Em 01/06/2019 realizei o pedido 481102445 no site da Saraiva do livro Inglês Para Todos – Módulo 3 – Intermediário. A entrega seria feita pelo parceiro LT2 Shop. Me foi entregue o livro de exercícios sem o livro texto.

    Me foi solicitado para reenviar o livro com despesa as minhas custas e enviar o comprovante de pagamento para ressarcimento

    O atendimento online pelo site é uma piada, sempre dizem: estamos resolvendo… o parceiro vai enviar um e-mail…

    Não recebi a mercadoria e ainda tive que pagar o frete de devolução do produto.

    A Saraiva deveria ter mais cuidado com a seleção de parceiros e não delegar o atendimento dos seus clientes a terceiros. Não pretendo mais comprar nada no site da empresa, seja saraiva e muito menos LT2 Shop , após esta experiência.

  5. Em 31/05/19, há exatamente 31 dias, adquiri 2 cartuchos para impressora HP. Houve a cobrança em meu CC, porém até agora, apesar dos contatos com o vendedor, não recebi a mercadoria.
    Pacientemente aguardando.

  6. Tive alguns item do pedido não entregue, pois só fui informado que estavam nos correios quando recebi o email da saraiva falando que os correios tentou efetuar a entrega do pedido 459455735 porém não obteve sucesso devido ao destinatário não ter retirado o objeto na Unidade dos Correios. Desta forma, está em fase de devolução. Pedimos que aguarde o e-mail referente ao reembolso, isso foi no dia 19/02/2019. até o momento não recebi esse email informando o estorno dos item abaixo do pedido. no site da saraiva o pedido está em transito desde 15/01/2019.

  7. Estou mandando minha reclamação pois a Saraiva não possui ouvidoria! Liguei pra diversas unidades da Saraiva no Rio de Janeiro e nenhuma delas atende telefone. Preciso com urgência de um livro da própria editora Saraiva, que se encontra disponível no site, mas não consigo saber se tal livro está disponível em loja física no Rio de Janeiro, pois nas mesmas ninguém atende os telefones. Isso já é um problema antigo, sempre que liguei pras unidades é a mesma história, NINGUÉM ATENDE O TELEFONE. Tentei fazer uma reclamação formal no SAC da empresa, mas NÃO EXISTE ESSA OPÇÃO, confirmada pelos próprios atendentes (falei com dois), e os atendentes do telefone de SAC não tem acesso aos estoques das lojas físicas. DESCASO!

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