telefone smiles

Smiles é um programa de fidelidade de acumulo de milhas. Com o Smiles você acumula milhas em tudo o que faz: ao voar com as melhores companhias aéreas, fazer compras no Shopping Smiles, reservar hotéis, alugar carros ou transferir pontos do seu cartão de crédito. A Smiles é hoje um dos programas de fidelidade mais usados no mercado com centenas de estabelecimentos e companhias aéreas aderindo ao programa. Se você já é um usuário Smiles e estiver tendo algum problema com suas milhas, a melhor forma de entrar em contato com a empresa é através de telefone ou atendimento eletrônico. Vamos conferir como fazer o contato.

Ideias inovadoras, investimentos arrojados e centenas de profissionais capacitados garantem o melhor serviço e o melhor atendimento aos clientes Smiles. Poucas empresas são tão modernas e arrojadas quanto a Smiles – hoje uma referência nacional no setor de fidelidade. A Smiles tem paixão em servir seu cliente e inovação presentes em seu DNA, tendo como propósito cuidar de perto do seu bem-estar em todos os momentos da vida, oferecendo conveniência ao seu dia a dia.

SAC é o Serviço de Atendimento ao Consumidor das empresas prestadoras de serviços e vendedoras de produtos. O objetivo deste canal de comunicação  é resolver as demandas dos consumidores sobre dúvidas, reclamações, cancelamentos, etc. O contado do cliente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor deve ser gratuito, isto é, o atendimento das solicitações dos consumidores não pode resultar em qualquer custo.

Quanto à qualidade do atendimento, o SAC da Smiles deverá obedecer aos princípios da boa-fé, transparência, eficiência, celeridade e cordialidade, além disso, o atendente que lhe prestará o serviço deverá ser totalmente capacitado para lhe prestar o melhor atendimento possível. Você também possui o direito de ter seu contato transferido do atendente do SAC para o setor competente da empresa, que seja devidamente capacitado a atender os seus questionamentos.

O canal de atendimento ao consumidor pode ser implementado de diversas formas tais como canal telefônico, chat online, email e redes sociais. O importante é saber que todo cliente quer e tem o direito de ser bem atendido, seja lá qual for o produto ou serviço que estiver adquirindo.

SAC e Ouvidoria

Em plena expansão, a Smiles tem como foco o atendimento qualificado. Ao se tornar cliente da Smiles, você terá todo o suporte para ter um excelente serviço de fidelidade, com diversos canais de contato conforme a sua necessidade.

É muito comum que os consumidores não entendam a diferença entre SAC e Ouvidoria. O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é a forma direta de comunicação entre cliente e empresa para a resolução de problemas e dúvidas. Já a ouvidoria é um canal mais amplo do atendimento ao consumidor. A ouvidoria funciona como se fosse um coletivo de possibilidades que o cliente pode acessar, inclusive em órgãos de defesa do consumidor, antes de entrar de fato com um processo na justiça contra a empresa.

O contato com a ouvidoria deve ser a última tentativa de contato do cliente com a empresa antes de um processo judicial ser iniciado. Para ter acesso à ouvidoria, um cliente precisa primeiramente entrar em contato com o SAC. Se o atendente do SAC não solucionar o problema do cliente, o mesmo deve entrar em contato com a ouvidoria. Finalmente, se o canal de ouvidoria não resolver o problema, o cliente deverá acessar o órgão regulador da categoria ou ir à justiça para garantir seus direitos.

Contudo, a Smiles não possui Ouvidoria. Reclamações devem ser realizadas diretamente em um dos canais de SAC informados logo abaixo. Mas não se preocupe, a empresa possui uma equipe treinada para solucionar todas as possíveis falhas na prestação de serviços.

SAC Smiles

Para manter em dia o compromisso de qualidade no atendimento ao consumidor, a Smiles oferece diversos canais de atendimento. Caso queira entrar em contato com a Smiles, deve-se usar um dos seguintes canais:

Central de Atendimenta Smiles

Para dúvidas, reclamações e sugestões acesse a Central de Atendimenta Smiles. Confira os principais telefones:

  • Smiles e Prata
    Telefone: 0300 115 7001
    Horário de atendimento: 06h – 00h
  • Diamante e Ouro
    Telefone: 0300 115 7007
    Horário de atendimento: 24h
  • Atendimento a Deficientes Auditivos
    Telefone: 0800 709 0466
    Horário de atendimento: 24h

Custo de ligação local

Fale Conosco Smiles

Para falar com a Smiles via site, acesse a página de atendimento online. Você pode acessar o atendimento online e iniciar uma conversa com a Emília. Na sequência, é necessário digitar a expressão “falar com um atendente” e clicar no ícone do fone de ouvido laranja, localizado à esquerda do campo de digitação na tela da Emília. Então será preciso preencher as informações solicitadas no formulário de atendimento e clicar em “Enviar”. Os analistas estão disponíveis todos os dias, das 6h01 às 23h59.

Ouvidoria Smiles

Infelizmente a empresa não possui um canal dedicado para ouvidoria. Reclamações devem ser feitas nos canais de atendimento listados acima. Confira a seguir as principais dúvidas:

Tive um contratempo de última hora. E agora, posso alterar meu voo?

Voos emitidos com milhas não podem ser alterados. É necessário cancelar sua passagem (se reembolsável) e realizar uma nova emissão. Todas as passagens canceladas em até 24 horas após a emissão são isentas da taxa de reembolso de milhas Smiles, desde que a passagem tenha sido emitida com, no mínimo, sete dias de antecedência em relação à data do voo.

Se sua passagem é reembolsável, e o cancelamento não for feito no prazo de 24 horas após a emissão, é necessário o pagamento da taxa de reembolso de milhas Smiles. As passagens só serão reembolsáveis caso você tenha escolhido esse tipo de tarifa no momento da emissão. Nesta situação, você recebe de volta suas milhas válidas utilizadas no momento da emissão da passagem.

Mas se a passagem não é reembolsável, não é possível realizar o cancelamento. Nesta situação, você precisará contatar a nossa central de atendimento e poderá solicitar o recebimento da quantia paga pela sua taxa de embarque, (da mesma forma que foi paga – em milhas válidas ou dinheiro).

Não poderei mais viajar, como cancelar minha passagem?

Para consultar informações sobre cancelamento do seu voo GOL ou de outras parceiras aéreas, você precisa fazer login na sua conta Smiles. Acessar a página inicial do site > clicar no botão “Entrar” > digitar seu CPF ou número Smiles e a sua senha > clicar na aba “Meus voos”, no menu abaixo do seu nome > clicar em “Próximos Voos” > escolher o localizador que deseja cancelar > clicar na opção “cancelamento de voo”.

Ao cancelar a passagem é cobrada uma Tarifa de Reembolso de Milhas. Os valores cobrados variam de acordo com a companhia aérea, tarifa escolhida, origem e destino. O prazo de desistência sem cobrança da taxa é de até 24h a partir da emissão. A regra é válida somente para bilhetes emitidos com no mínimo sete dias de antecedência do embarque. Se o seu voo é de outras parceiras aéreas da Smiles, é preciso checar as regras tarifárias de cancelamento no momento da emissão da passagem, ou pelo passo a passo acima.

Já realizei minha viajem, como solicitar as milhas?

Para solicitar o crédito do voo é necessário esperar o prazo de 3 dias (voos nacionais) e 15 dias (voos internacionais), após a realização do voo. Caso você não tenha informado seu número Smiles no check-in, ou, ainda, tenha informado e ainda assim as suas milhas não tenham sido creditadas automaticamente, você pode solicitar o crédito retroativo pelo site ou pelo APP.

Em voos realizados pela GOL, você pode solicitar as milhas em até 6 meses após a data do voo. Os dados necessários são: número de localizador e data do voo. Após aprovação, as milhas serão creditadas em até 3 dias na sua conta Smiles caso a sua passagem seja elegível.

Para voos realizados com outras companhias aéreas parceiras, você pode solicitar as milhas em até 5 meses após a data do voo. Os dados necessários para preenchimento da sua solicitação são: nome e sobrenome do passageiro, localizador do voo e número do bilhete eletrônico.

Em ambos os casos, o primeiro passo é se cadastrar ou estar cadastrado no Programa Smiles. Você também vai precisar anexar o bilhete eletrônico recebido no momento da compra e o cartão de embarque de todos os trechos da viagem. É importante que os documentos anexados estejam legíveis para que possamos processar a sua solicitação.

O prazo para crédito das milhas na conta Smiles, caso a sua passagem seja elegível, é de até 30 dias após a solicitação. As milhas dos trechos da sua viagem só podem ser acumuladas em um único programa de fidelidade.

Como transfiro milhas para outras pessoas?

Inicialmente, a pessoa que vai receber a milhas precisa ser cliente Smiles. Depois você precisa acessar a página inicial do site > clicar no botão “Entrar” > fazer login digitando seu CPF ou número Smiles e sua senha > acessar o menu abaixo do seu nome. Na sequência, você precisa clicar em “Transferir milhas” > informar o CPF e número Smiles do cliente que vai receber as milhas > informar quantas milhas devem ser transferidas > clicar em “transferir” > inserir os dados de pagamento da taxa de transferência > finalizar o processo.

Após a finalização, as milhas são creditadas automaticamente na conta Smiles escolhida. Mas lembre-se, as milhas transferidas não contam para ajudar a subir de categoria.

Smiles nas Redes Sociais

Se nenhuma das opções de contato apresentadas até aqui não lhe serviu, a última tentativa seria entrar em contato com a Smiles pelas redes sociais:

Canais de Reclamações dos Consumidores

A Smiles trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana, para lhe atender. Por isso, o objetivo da Smiles é proporcionar facilidade, comodidade e uma excelente experiência. Sabemos que os canais de atendimento ao consumidor (SAC) e serviços de ouvidoria das empresas deveriam ser suficientes para o consumidor resolver todas suas questões. Mas nem sempre as empresas atendem os clientes da forma adequada. Pensando nisto, preparamos uma lista de canais de reclamação que todo cidadão pode usar para realizar reclamações a respeito de produtos e serviços.

Procons

Os Procons são órgãos vinculados aos governos estaduais que atuam na defesa dos direitos dos consumidores. Os procedimentos variam de acordos com os estados, mas há características comuns. Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer reclamações, que devem ser oficializadas por meio do site www.consumidor.gov.br ou presencialmente nas sedes e postos de atendimento. Não há cobrança de taxas para o auxílio. Alguns Procons possuem sistemas próprios para receber reclamações pela Internet, como é o caso do de São Paulo.

consumidor.gov.br

O Portal do Consumidor é um recurso criado pelo Ministério da Justiça como parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. A pessoa pode registrar uma queixa e a empresa tem até 10 dias para responder. Esse procedimento só é válido para aqueles fornecedores cadastrados no site. Ou seja, o serviço depende de uma adesão voluntária das companhias. O portal serve como um canal de comunicação e, no período de 10 dias, a empresa pode dialogar com o consumidor. Ao fim do prazo, precisa dar uma resposta à demanda. Já a pessoa que apresentou a reclamação pode comentar o retorno e dizer se considerou a situação resolvida. Se o problema não for resolvido, o Ministério não promove outro tipo de sanção ou processo administrativo.

proteste.org.br

A PROTESTE – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor é uma entidade civil sem fins lucrativos, apartidária, independente de governos e empresas, que atua na defesa e no fortalecimento dos direitos dos consumidores brasileiros. Mantida com as mensalidades de seus associados, e com o aporte e a solidariedade de outras associações de consumidores internacionais, a PROTESTE ajuda os cidadãos a fazer valer seu poder de compra e a conhecer seus direitos. A PROTESTE intervém, sempre que necessário, nos conflitos de associados com fornecedores e encaminha às empresas e às autoridades reivindicações e propostas pertinentes para melhorar produtos e serviços.

O canal de reclamações permite que os associados e usuários registrados encaminhem uma reclamação diretamente para uma empresa e solicitem o apoio de um de especialistas. Estas reclamações são enviadas pelos consumidores diretamente para as empresas através desta plataforma. Reclamações encaminhadas por consumidores que solicitam a ajuda de especialistas são analisadas e tratadas cuidadosamente pelos especialistas em Defesa do Consumidor. Os consumidores devem entrar em contato com a empresa diretamente antes da PROTESTE intervir. Você pode deixar a reclamação visível na lista de reclamações públicas.

Juizados Especiais Cíveis

Para quem recorre à Justiça, a alternativa mais simples é entrar com uma reclamação em um juizado especial cível, que são instâncias específicas dos tribunais de Justiça de cada estado. Pessoas físicas com mais de 18 anos, micro e pequenas empresas e organizações da sociedade civil podem acessar este recurso. As reclamações têm limite de 40 salários mínimos. Se o valor da causa for maior, o consumidor só poderá receber até este limite. Se o caso for de valor de até 20 salários mínimos, não é necessário contratar advogado. No entanto, se o valor for superior, a presença deste profissional passa a ser necessária.

As reclamações devem ser feitas por escrito, com cópias de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos que embasem o processo. É preciso ter também dados da pessoa acionada, como nome, endereço, nacionalidade e profissão. Os juizados especiais buscam resolver os processos por meio de acordos. Para isso são chamadas audiências de conciliação. Caso não haja consenso, o juiz responsável pode determinar uma sanção se considerar que o consumidor está correto em seu pleito.

Justiça Comum

Outra opção é apelar à Justiça para resolver um impasse em uma relação de consumo. O consumidor pode recorrer aos juizados especiais cíveis ou acionar o Tribunal de Justiça do seu estado. Para isso, independentemente do valor da causa, é preciso contratar um advogado. Mas nem sempre o juizado especial é mais rápido, pois a agilidade depende da fila de processos.

Site Reclame Aqui

O site Reclame Aqui é um site brasileiro de reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços. É um serviço gratuito, tanto para os consumidores postarem suas reclamações quanto para as empresas responderem a elas. Trata-se de um site no qual consumidores fazem um cadastro de seus dados pessoais e podem enviar reclamações. A política de privacidade do site não permite a identificação do consumidor na publicação das páginas, pois as reclamações feitas são indexadas por motores de busca e visíveis para consulta. O acesso aos dados que foram cadastrados pelo cliente ocorre apenas com a empresa envolvida, para facilitar a busca da resolução do problema. Assim, é transmitida à empresa envolvida um e-mail com os detalhes, caso ela possua um cadastro para respostas no site.

Com os dados gerados, são obtidos rankings automatizados e o Reclame Aqui faz uma avaliação da empresa utilizando diversos critérios próprios. O status máximo de uma empresa no site é possuir o Selo RA 1000, o qual também possui critérios específicos. Os consumidores podem, depois de terem suas questões respondidas pelas empresa, indicar que o problema foi resolvido ou não, além de ter o direito a réplicas e, ao final, mostrar por meio de smiles a sua opinião sobre a resposta da empresa reclamada. A descrição do problema que o cliente publica é avaliada por uma equipe do site antes de ser publicada. Isto ocorre pois sua política não permite conteúdo ofensivo na redação dos usuários

9 thoughts on “Telefone Smiles

  1. Estou tentando adquirir uma passagem aérea utilizando minhas milhas disponíveis e simplesmente não consigo. O erro intitulado o membro informado não está com status ativo impede de finalizar. Já tentei pelo aplicativo smiles e pelo site. Após algumas tentativas, entrei em contato com a central, através do número 0300 115 7001,telefone esse que não consigo ser atendido. Venho por meio desse canal por não ter encontrado uma saída para solucionar. Apenas gostaria de utilizar minhas milhas. Apenas isso. Aguardo resolução imediata pois perderei minha data de volta caso demore!

  2. Preciso alterar meu voo para o fim do ano. Sou cliente OURO e SEMPRE dou prioridade em voar com a Gol. Mas, no momento que preciso alterar meu voo, não há qualquer flexibilização. Não há opção de alteração e o cancelamento é cobrado uma taxa ABSURDA de 300 por trecho! Me sinto abusada com tal valor, tendo em vista, ainda, que paguei caro nas passagens originais pela época.
    Gostaria de ter essa taxa suprimida ou reduzida pelos motivos acima expostos.

  3. Não existe possibilidade de resolver voo alterado pela Gol por meio de ligação gratuita. Tento resolver por ligação cobrada, mas nunca consigo falar com um atendente.

  4. Já solicitei mais de 2 vezes o crédito da minha milhagem e do meu marido, mas e as minhas não entraram!
    Então tive que ligar para a Smile e mesmo assim nada de milhas na minha conta! Recebi novamente um e-mail para eu fazer a solicitação pelo site!
    Aguardo contato urgente para solucionar o meu problema e o crédito de milhas.

  5. Em agosto fiz uma viagem para Cuba, que contemplou 4 trechos, pela empresa parceira Copa. Ocorre que referidos trechos e milhas não foram computados na minha conta Smiles. Preciso da correção URGENTE desta intercorrência, pois os trechos são essenciais para manutenção da minha categoria como Diamante.

  6. Comprei uma passagem pelo Smiles na modalidade Smiles&Money em 05/04/2019 com localizador VPMJHK.
    Em 08/11/2019 (após 7 meses da compra) a empresa informou que devo cancelar ou aceitar alteração do voo que inicialmente era as 16:55h para as 09:25h.
    Tentei contato por telefone com a empresa no 0300 115 7007 mas o auto atendimento não fornece a opção de falar com o atendente e depois de 4 tentativas na data de hoje(18/11/2019) busquei o cancelamento pelo site.
    Conforme documentos enviados anexo no site a empresa OBRIGA O CLIENTE a cancelar o voo com a cobrança absurda de uma taxa de R$ 500,00 além da perda das milhas que utilizou para compra.
    Não foi o cliente que solicitou o cancelamento do voo e sim a empresa e quero a devolução integral dos meus pontos e meu dinheiro.

  7. Fiz 3 vôos não creditados em minha conta Smiles. Preciso destes trechos para me manter na categoria Prata. Fiquei aguardando para falar no SAC por 50 minutos e não consegui. Por favor preciso de ajuda.

  8. Estou há algumas semanas tentando solicitar as milhas da minha viagem junto a Smiles, porém a mesma solicita que sejam enviados os cartões de embarque. Solicitei os mesmos junto a companhia aérea (Airfrance) e a companhia me enviou apenas o bilhete eletrônico com as informações dos trechos, informando que o documento já seria o suficiente para a solicitação das milhas. Insisti que a Smiles informou que necessita dos cartões de embarque. Como comprei as passagens através do site da Submarino Viagens, agora a Airfrance indica que eu devo solicitar os cartões de embarque junto a Submarino para que ela solicite para a Airfrance. Por sua vez, a Submarino Viagens me respondeu que devo solicitar diretamente com a companhia aérea. Só quero que as 3 empresas me tratem de forma correta, parem de me empurrar para a outra empresa, e resolvam meu problema.

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