telefone decolar

A Decolar (antigamente Decolar.com) é a filial brasileira da empresa argentina Despegar, maior Agência de Viagens da América Latina. O nome “Decolar” é a tradução literal da palavra “despegar” (em espanhol), que é o movimento de uma aeronave alçar voo. Apesar de ser considerada uma filial da matriz argentina, a brasileira Decolar concentra aproximadamente 60% do volume de vendas de todo o grupo. Se você é um destes milhares de brasileiros que usam a Decolar nas suas viagens, saiba agora como entrar em contato com a Decolar para reclamação, sugestões, críticas, compras e outros.

SAC é o Serviço de Atendimento ao Consumidor das empresas prestadoras de serviços e vendedoras de produtos. O objetivo deste canal de comunicação  é resolver as demandas dos consumidores sobre dúvidas, reclamações, cancelamentos, etc. O contado do cliente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor deve ser gratuito, isto é, o atendimento das solicitações dos consumidores não pode resultar em qualquer custo.

Quanto à qualidade do atendimento, o SAC deverá obedecer aos princípios da boa-fé, transparência, eficiência, celeridade e cordialidade, além disso, o atendente que lhe prestará o serviço deverá ser totalmente capacitado para lhe prestar o melhor atendimento possível. Você também possui o direito de ter seu contato transferido do atendente do SAC para o setor competente da empresa, que seja devidamente capacitado a atender os seus questionamentos.

O canal de atendimento ao consumidor pode ser implementado de diversas formas tais como canal telefônico, chat online, email e redes sociais. O importante é saber que todo cliente quer e tem o direito de ser bem atendido, seja lá qual for o produto ou serviço que estiver adquirindo.

SAC e Ouvidoria

É muito comum que os consumidores não entendam a diferença entre SAC e Ouvidoria. O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é a forma direta de comunicação entre cliente e empresa para a resolução de problemas e dúvidas. Já a ouvidoria é um canal mais amplo do atendimento ao consumidor. A ouvidoria funciona como se fosse um coletivo de possibilidades que o cliente pode acessar, inclusive em órgãos de defesa do consumidor, antes de entrar de fato com um processo na justiça contra a empresa.

O contato com a ouvidoria deve ser a última tentativa de contato do cliente com a empresa antes de um processo judicial ser iniciado. Para ter acesso à ouvidoria, um cliente precisa primeiramente entrar em contato com o SAC. Se o atendente do SAC não solucionar o problema do cliente, o mesmo deve entrar em contato com a ouvidoria. Finalmente, se o canal de ouvidoria não resolver o problema, o cliente deverá acessar o órgão regulador da categoria ou ir à justiça para garantir seus direitos.

Atenção: Infelizmente, a Decolar não possui serviço de ouvidoria. Críticas e reclamações devem ser efetivadas diretamente em um dos canais de atendimento ao consumidor. A empresa possui uma equipe treinada para solucionar todas as possíveis falhas na prestação de serviços.

Como Entrar em Contato com o Decolar?

A sede brasileira está instalada em Alphaville, na cidade de Barueri, na Grande São Paulo, e conta com mais de 650 funcionários em todo o país. Além do escritório principal, possui outros menores nas cidades do Rio de Janeiro, Florianópolis e Fortaleza. Comercializa pacotes de viagens, passagens aéreas, reserva de hotéis, aluguel de carros, cruzeiros, ingressos para parques e outras atrações e atividades, além de aluguel de imóveis para temporada e seguros de viagens. Caso queira entrar em contato com o atendimento da Decolar, deve-se usar um dos seguintes canais:

1 – Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC Decolar)

Para críticas e elogios…

  • 0800 721 6527 (grátis de um telefone fixo)
  • + 55 11 4003 9444 (de qualquer outro lugar)

Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira de 8h às 20h e sábado de 9h às 13h

2 – Vendas Decolar

  • Telefone da central de vendas: 0800 887 0248
  • Telefone pós-vendas: + 55 11 4003 9444

Horários de atendimento: Segunda a sexta-feira de 9h às 20h e sábado de 9h às 18h

3 – Fale Conosco Decolar

Utilize este canal para esclarecer suas dúvidas, solicitar informações ou fazer sugestões sobre dos serviços da Decolar.

4 – Entrar em Contato com o Decolar nas Redes Sociais

Se nenhuma das opções de contato apresentadas até aqui não lhe serviu, a última tentativa seria entrar em contato com a Decolar pelas redes sociais:

O Facebook Messenger é uma ótima alternativa pra você que gosta de utilizar o chat do Facebook, mas não quer ou não pode ter distrações com os feeds de notícias ou outras que possam te atrapalhar durante o trabalho ou a aula, sabe? Então, basta você acessar o aplicativo pelo navegador e utilizar somente a plataforma de mensagens instantâneas. Simples, né? E tem mais! Acessar o app pelo PC é bem fácil. Você só precisa entrar com o login e a senha da sua conta pessoal da rede social e pronto.

O Facebook Messenger ainda tem os mesmos padrões de sua interface original encontrada na plataforma e oferece uma navegação visualmente fácil e intuitiva. E ele se destaca pelos serviços que permitem enviar mensagens de voz e arquivos como fotos, áudio e vídeo de um jeito bem simples. Pra completar, o aplicativo oferece suporte pra você fazer ligações de áudio e vídeo. Legal, né? E o melhor, de forma totalmente gratuita. Ah, e utilizando o Facebook Messenger você também pode compartilhar conteúdos multimídia de forma muito ágil e acessando rapidamente os contatos que tenha registrados em sua conta.

Canais de Reclamações dos Consumidores

Sabemos que os canais de atendimento ao consumidor (SAC) e serviços de ouvidoria das empresas deveriam ser suficientes para o consumidor resolver todas suas questões. Mas nem sempre as empresas atendem os clientes da forma adequada. Pensando nisto, preparamos uma lista de canais de reclamação que todo cidadão pode usar para realizar reclamações a respeito de produtos e serviços.

Procons

Os Procons são órgãos vinculados aos governos estaduais que atuam na defesa dos direitos dos consumidores. Os procedimentos variam de acordos com os estados, mas há características comuns. Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer reclamações, que devem ser oficializadas por meio do site www.consumidor.gov.br ou presencialmente nas sedes e postos de atendimento. Não há cobrança de taxas para o auxílio. Alguns Procons possuem sistemas próprios para receber reclamações pela Internet, como é o caso do de São Paulo.

Os órgãos atuam em qualquer relação de consumo, com algumas exceções. No caso do Procon DF, a assistência não ocorre em casos de venda entre particulares, relação entre locador e locatário, multa de trânsito e relação entre advogado e cliente, entre outros. Para fazer a reclamação, é preciso apresentar documento de identificação, comprovante de residência, comprovante da relação de consumo (nota fiscal, recibo, contrato) e outros documentos (como boleto, garantia etc…).

Consumidor.gov.br

O Portal do Consumidor é um recurso criado pelo Ministério da Justiça como parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. A pessoa pode registrar uma queixa e a empresa tem até 10 dias para responder. Esse procedimento só é válido para aqueles fornecedores cadastrados no site. Ou seja, o serviço depende de uma adesão voluntária das companhias.

O portal serve como um canal de comunicação e, no período de 10 dias, a empresa pode dialogar com o consumidor. Ao fim do prazo, precisa dar uma resposta à demanda. Já a pessoa que apresentou a reclamação pode comentar o retorno e dizer se considerou a situação resolvida. Se o problema não for resolvido, o Ministério não promove outro tipo de sanção ou processo administrativo.

Proteste.org

A PROTESTE – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor é uma entidade civil sem fins lucrativos, apartidária, independente de governos e empresas, que atua na defesa e no fortalecimento dos direitos dos consumidores brasileiros, fundada em 16 de julho de 2001.

Mantida com as mensalidades de seus associados, e com o aporte e a solidariedade de outras associações de consumidores internacionais, a PROTESTE ajuda os cidadãos a fazer valer seu poder de compra e a conhecer seus direitos. Também se mobiliza para aperfeiçoar a legislação de consumo. Isso ocorre por meio dos estudos que realizamos; das informações publicadas em revistas e no site; da participação em câmaras técnicas e eventos, e do Serviço de Defesa do Consumidor. Por essa razão, a PROTESTE intervém, sempre que necessário, nos conflitos de associados com fornecedores e encaminha às empresas e às autoridades reivindicações e propostas pertinentes para melhorar produtos e serviços.

Juizados Especiais Cíveis

Para quem recorre à Justiça, a alternativa mais simples é entrar com uma reclamação em um juizado especial cível, que são instâncias específicas dos tribunais de Justiça de cada estado. Pessoas físicas com mais de 18 anos, micro e pequenas empresas e organizações da sociedade civil podem acessar este recurso.

As reclamações têm limite de 40 salários mínimos. Se o valor da causa for maior, o consumidor só poderá receber até este limite. Se o caso for de valor de até 20 salários mínimos, não é necessário contratar advogado. No entanto, se o valor for superior, a presença deste profissional passa a ser necessária. Os custos de um advogado são definidos em tabelas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de cada estado.

As reclamações devem ser feitas por escrito, com cópias de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos que embasem o processo. É preciso ter também dados da pessoa acionada, como nome, endereço, nacionalidade e profissão.

Os juizados especiais buscam resolver os processos por meio de acordos. Para isso são chamadas audiências de conciliação. Caso não haja consenso, o juiz responsável pode determinar uma sanção se considerar que o consumidor está correto em seu pleito.

Justiça Comum

Outra opção é apelar à Justiça para resolver um impasse em uma relação de consumo. O consumidor pode recorrer aos juizados especiais cíveis ou acionar o Tribunal de Justiça do seu estado. Para isso, independentemente do valor da causa, é preciso contratar um advogado. Mas nem sempre o juizado especial é mais rápido, pois a agilidade depende da fila de processos.

Site Reclame Aqui

O site Reclame Aqui é um site brasileiro de reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços. É um serviço gratuito, tanto para os consumidores postarem suas reclamações quanto para as empresas responderem a elas. Trata-se de um site no qual consumidores fazem um cadastro de seus dados pessoais e podem enviar reclamações. A política de privacidade do site não permite a identificação do consumidor na publicação das páginas, pois as reclamações feitas são indexadas por motores de busca e visíveis para consulta. O acesso aos dados que foram cadastrados pelo cliente ocorre apenas com a empresa envolvida, para facilitar a busca da resolução do problema. Assim, é transmitida à empresa envolvida um e-mail com os detalhes, caso ela possua um cadastro para respostas no site.

Com os dados gerados, são obtidos rankings automatizados e o Reclame Aqui faz uma avaliação da empresa utilizando diversos critérios próprios. O status máximo de uma empresa no site é possuir o Selo RA 1000, o qual também possui critérios específicos. Os consumidores podem, depois de terem suas questões respondidas pelas empresa, indicar que o problema foi resolvido ou não, além de ter o direito a réplicas e, ao final, mostrar por meio de smiles a sua opinião sobre a resposta da empresa reclamada. A descrição do problema que o cliente publica é avaliada por uma equipe do site antes de ser publicada. Isto ocorre pois sua política não permite conteúdo ofensivo na redação dos usuários

Fonte

10 thoughts on “Telefone Decolar

  1. Essa empresa é boa apenas na hora de comprar.Seu pós vendas é deplorável.
    No dia 02/05, fiz o cancelamento da minha passagem, me pediram ate 120 dias para reembolso.
    Agora na data de hoje 27/08, me enviaram um e-mail, dizendo que meu reembolso pode demorar o fechamento de mais 3 faturas do meu cartão.
    Isso é um absurdo e insulto.
    Quer dizer que terei que esperar mais 3 meses para ter PARTE do meu dinheiro devolvido??????
    Podem me ajudar por favor?????

    1. Bom dia meu nome é Dyoggo Oliveira Vieira Lima Colossi fiz a compra de um pacote na decolar reserva 155957100300 não sei porque foi cancelado mas eu já tinha feito o pagamento em débito na minha conta corrente Bradesco Ag 1447 conta corrente 00238201 o débito foi para Safetypay Brasil Serviço de Pág documento número 3390369 no dia 22/08/2019 já fiz relações de cobrança indevida erro de cobrança já liguei três vezes e a resposta que me dão esperar três dias úteis eu já esperei sete dias e até agora nada de devolver meu dinheiro, não sei mais o que fazer hoje vou no procon e entrar com processo, pois achei que a decolar era uma empresa correta e honesta estou muito desapontado vou falar para todos sobre o que vocês estão fazendo comigo na minha visão isto é um golpe isto é crime. Se você for uma pessoa correta por favor me ajude a recuperar meu dinheiro pois estou precisando urgente.

  2. O Decolar não atende telefone de sac de jeito nenhum,,o outro numero faz mais de um ano que diz não aceitar ligações mesmo sendo de celular ou mesmo sendo fixo,o Decolar não responde mensagens no messenger,o Decolar não resolve absolutamente nada e não atualiza as mudanças de horario de voo como posso provar.O Decolar não segue a politica de alterações e cancelamento das companhias aéreas nem mesmo as que eles informam no site.Me cobraram quase 5 mil por uma alteração de data de voo depois de eu receber o email com o valor de penalidade e tarifa em 931 reais,e logo depois me propos manter o valor inicial de 931 desde que eu não tivesse as franquias do voo original e me deram poucas horas para decidir.Antes de fazer a alteração a propria Decolar me assegurou que a politica de bagagem permaneceria a mesma ,o mesmo me foi informado pelas companhias aéreas.

  3. PREZADOS,
    Cancelei a minha viagem e tive que pagar tos as parcelas do meu suposto voo, pois foi a informação que tive na época.
    Que pagaria tudo e depois teria meu reembolso, pois bem.
    Já faz três meses que terminei de pagar e ate agora não recebi meu reembolso, vocês pode por favor verificar o que aconteceu?
    Abri também um chamado com um dos seus atendentes do telefone 08007216527, que alias é duma dificuldade falar com alguém.
    O numero do chamado de reembolso é IC-122111.

  4. O SAC do decolar.com não atende ao cliente. Estou há dias tentando fazer contato pelos telefones 4003-9444 e 0800-721-6527 para verificar informações inconsistentes a respeito da assistência ao viajante para o nosso grupo de viagem e não consigo falar com os atentendes.

    Ontem mesmo, dia 10/01, o decolar anunciou o tempo de 31 minutos para ser atendido. Ao aguardar por esse tempo, anunciou mais 30 minutos e depois de 30 minutos mais 50 minutos, Ou seja, aguardei mais de 1 hora e meia e nada de atendimento, só ouvindo musiquinha e informação de aguarde.

    Estou assistência ao viajante minha e de um grupo para Orlando toda irregular por culpa do decolar.com e eles não atendem para que eu possa resolver isso.

  5. Comprei passagem de ida e volta para Florianópolis e tive que cancelar por emergência médica, estou a mais de 15 dias tentando cancelar e querem me devolver apenas a taxa de embarque (acho que pouco mais de 30 reais), já enviei os laudos, pediram que o médico mudasse a maneira que ele escreveu o laudo, a junta médica gentilmente alterou os detalhes (o Médico escreveu o dia que seria a cirurgia e eles queriam que estivesse apenas escrito, cirurgia de emergência) e até hj nada de resposta, já enviei 4 vezes o email para eles e nada de resposta.

  6. No dia 31/12 cheguei no RJ para passar o reveillon, eu e mais 4 amigos, quando chegamos no endereço informado pela decolar da reserva, não fomos atendidos, entrei em contato com a decolar para esclarecer o ocorrido, passado 1 hora que aguardei pela decolar e também tentando contatar a hospedagem como não tivemos exito a decolar se propôs a procurar uma outra hospedagem, por;em era 31/12 a fui informado a tarde que não havia nenhum local disponível dentro da minha área de interesse … A compra da hospedagem deu-se pela localização a que ficava próximo a Copacabana e Ipanema … por;em a decolar só encontrou hospedagem no botafogo totalmente fora de mão e longe de onde pagamos para estar. Enfim eu encontrei uma hospedagem pelo booking que ficava em copacabana porém a diária era superior ao que havia pago… porém ate agora não recebi o reembolso.. fiz tudo o que me pediram.

  7. Estou desde ontem pela manhã tentando resolver a situação do meu voo para Fortaleza, com a companhia decolar. Ontem liguei pela manhã fiquei 45 minutos para ser atendida, os atendentes estão sendo grossos e irônicos. Meu voo é amanhã e ninguém me da uma posição, a única opção é CANCELAR você programa uma viagem , paga passeios e eles falam que eu posso cancelar a viagem.3 os passeios que eu paguei por fora? A resposta é: isso você tem que ver com a companhia aérea. DESCANSO TOTAL. Quando falo meu voo é amanhã, o atendente responde MAIS O SEU VOO É SÓ AMANHÃ, aguarde. Absurdo, constrangimento, humilhação. Estou com a viagem programada e paga desde Dezembro.

  8. Gostaria de registrar minha insatisfação,com a Decolar,minha mãe tem 85 anos,tinha uma viagem marcada,para o dia 13/04 e retorno 18/04,infelizmente teve um problema de saúde,e o médico deu um laudo,onde ela não poderia viajar,estamos tentando desde o dia 12/04,a partir das 13.00 h.,fazer o cancelamento da passagem,infelizmente somente atendimento eletronico,onde solicitam um código de reserva,que é números e o que foi nós enviado,são letras,resumindo você não consegue fazer o cancelamento,gostaria de um retorno,por parte da companhia.

  9. sempre comprei na Decolar e gostava, mas no mês de Fevereiro deste ano fiz uma compra de uma passagem saindo de belem para o recife, mas me avisaram que não foi possivel realizar a compra e verificasse com a empresa do meu cartão. então, pedir a uma amiga para fazer a compra pra mim no cartão dela, com este a compra foi realizada. mas quando a fatura do meu cartão chegou veio a cobrança do valor da passagem que eles me avisarão que a compra não tinha sido possivel realizar. e desde março que ligo pra decolar e não me atendem.

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