Você é um varejista que está implementando seu novo e-commerce e agora surgiu a dúvida: entregar os produtos pelos Correios ou contratar uma transportadora? Qual a melhor opção? Qual empresa de logística possui o melhor atendimento, menor custo e a entrega mais rápida?
Muitas varejistas tem usado a internet para alcançar um número maior de consumidores. Esse movimento de digitalização se intensificou com a pandemia do coronavírus. Com a popularização do e-commerce e dos marketplaces, ficou mais fácil implementar uma loja virtual.
Mas isso também deixou o mercado mais competitivo. Quem oferecer as melhores ofertas e o frete mais baixo terá mais vantagens competitivas sobre os concorrentes. Por isso, escolher a empresa de transporte mais adequada para seu negócio é uma decisão crucial.
Em relação ao custo, os Correios oferecem serviços econômicos para pacotes de até 300 g. É possível pagar pouco especialmente quando não há pressa em relação à entrega. Além disso, é possível fechar um contrato com os Correios e ter acesso a tarifas reduzidas, além da coleta dos pacotes no seu endereço e do serviço de logística reversa.
Nos Correios, há também possibilidade de envio com diferentes valores (como o Sedex e o PAC) e a possibilidade de pagar todo o custo de envio mensalmente em uma só fatura ao invés de fazer um pagamento toda vez que uma nova encomenda for despachada.
Com o serviço de transportadoras, em geral, os custos passam a ser mais vantajosos quando os contratos envolvem um grande número de mercadorias enviadas. Portanto, para poucos itens, os Correios costumam ser mais baratos.
Em relação aos prazos, apesar dos Correios oferecerem serviços expressos, como o Sedex, os prazos das transportadoras costumam ser menores. Por isso, optar por uma transportadora pode ser mais vantajoso se seu concorrente tem um tempo de entrega menor que o seu.
Na hora de decidir entre Correios e uma transportadora privada, outras considerações devem ser feitas:
- Disponibilidade do serviço: Por ser privada, os serviços de uma transportadora de logística tem menor chance de serem paralisados se comparados com os Correios. É muito comum ocorrer greves de funcionários da estatal postal. Assim, o consumidor não corre o risco de esperar um prazo além do determinado na hora da compra.
- Flexibilidade de carga: Os serviços de um operador logístico possuem bem menos regras sobre tamanho e peso dos produtos.
- Segurança: Se você vende produtos de alto valor como joias ou produtos que requerem um cuidado de manuseio maior como comida, fazer um contrato com uma transportadora pode ser a melhor opção para evitar dores de cabeça com possíveis furtos e embalagens danificadas.
- Praticidade de coleta: Diferentemente dos Correios, em que você precisará se encaminhar até uma unidade para levar os pacotes caso não tenha um contrato de serviços com os Correios, uma transportadora de mercado pode coletar os pedidos na sua porta.
- Área Cobertura: Quando o assunto é abrangência territorial, a competitividade dos Correios aumenta. Afinal, é a única empresa que consegue atender toda a população brasileira nos mais de 5.500 municípios do país. Porém, quando tratam-se de cidades distantes ou até mesmo com índices altos de risco, alguns clientes podem ser ignorados, não usufruindo dos serviços da empresa.
- Otimização de carga: Quando o volume de produtos para uma mesma região é alto o suficiente para ocupar a capacidade inteira do veículo da transportadora, o serviço pode ser mais econômico. Quando o envio é realizado pelos Correios, o valor do frete acaba sendo mais elevado, pois cada pacote gera uma taxa específica. Nesse caso, não existe a possibilidade de haver descontos em um grupo de mercadorias enviadas.
- Integridade de carga: Para envio de cargas maiores e frágeis é recomendado a contratação de uma transportadora. Com isso, pode poderá solicitar atenção redobrada com as mercadorias e verificar a cláusula do contrato que já deixa pré-estabelecido uma restituição, caso acidentes ocorram (isso para as transportadoras). Por Correios, os empresários contam com o seguro de 1% sobre o valor declarado da mercadoria, sendo essa uma taxa exigida pela prestadora para cobrir extravios, possíveis roubos ou qualquer outro dano aos produtos.
- Rastreamento: A plataforma tecnológica é de suma importância, pois é através dela que é feito o rastreamento dos pacotes. É preciso analisar se a plataforma é intuitiva e preparada para ser acessada por qualquer dispositivo. Os Correios possuem uma plataforma simples porém funcional. As transportadoras, em compensação, costumam ter plataformas modernas de rastreamento, mas é preciso analisar caso a caso.
- Credibilidade: É verdade que os Correios possuem uma maior tradição no mercado. Com isso, as pessoas podem colocar mais confiança no seu serviço. Entretanto, as transportadoras não têm ficado para trás. Cada vez mais estão se colocando no mercado e sendo uma forte concorrência com os Correios. Algumas das mais famosas são: Transportadora ASAP Log, Transportadora Atual Cargas, Transportadora Braspress, Transportadora CargoBR, Transportadora Carriers, Transportadora DBA Express, Transportadora Diálogo Logística, Transportadora Dominalog, Transportadora Favorita, Transportadora FCB Brasil, Transportadora Flash Courier, Transportadora FM, Transportadora Forte Logística, Transportadora GFL Logística, Transportadora Iconex, Transportadora Interlog Logística, Transportadora Jadlog, Transportadora Jamef, Transportadora J&T Express, Transportadora Logbee, Transportadora LS Translog, Transportadora Mobi Logística, Transportadora NTLog, Transportadora Ontime Log, Transportadora Patrus, Transportadora Plimor, Transportadora Pot Speed, Transportadora Rede Sul Log, Transportadora Rodoê, Transportadora RTE Rodonaves, Transportadora Sequoia, Transportadora Solistica, Transportadora TGestiona, Transportadora TNT Cargas, Transportadora Total Express, Transportadora Americana, Transportadora Transfolha, Transportadora Translovato, Transportadora Venkon e Transportadora Vex Logística.
Conclusão
Se você ainda está em dúvida entre os Correios ou transportadora, dedique-se a pesquisar e a comparar as diversas possibilidades de mercado. Informe-se sobre os preços de cada serviço, os prazos de entrega e a área de cobertura. A lista de melhores transportadoras poderá lhe ajudar.
É claro que o custo final é muito importante para o seu consumidor, mas o cumprimento do prazo estimado e a entrega do produto em perfeitas condições de uso também é fundamental. Leve tudo isso em consideração na hora de ir em busca da melhor alternativa de envio.
Dica final: Para entregas na mesma cidade que está localizada sua empresa, pesquise também sobre plataformas de crowdshipping, essa é uma das novas tendências do setor de logística.