Modal de transporte é um dos principais conceitos da logística e se refere a um determinado tipo de transporte. Na literatura, são definidos cinco modais: rodoviário, ferroviário, aquaviário, dutoviário e aeroviário. Contudo, com a era da digitalização um novo modal estás surgindo. Vamos agora entender as características de cada um dos modais de transporte.
Modais de transporte são caracterizados pelos modos de se realizar a locomoção de uma carga, isto é, os tipos de transporte disponíveis. Em termos físicos, contamos com cinco possibilidades: modal rodoviário, modal ferroviário, modal hidroviário, modal dutoviário e modal aeroviário.
Cada modal de transporte possui vantagens e desvantagens, benefícios e desafios. No geral, uns com custo baixo, porém com altos riscos de segurança, outros com valor de frete alto e mas com confiabilidade elevada.
Por isso, na hora da escolha de um modal de transporte, é preciso analisar o tipo de carga a ser transportada, os riscos que as mercadorias podem sofrer até chegar ao destino final e, bem como o custo que cada modal de transporte oferece. Saiba agora quais são os cinco tipos de transportes físicos e, no final desse artigo, conheça o modal que a digitalização nos trouxe.
Tipos de Modais
1 – Modal Rodoviário
O modal rodoviário é o modal mais utilizado no Brasil pelas empresas de logística transporte, responsável por mais de 50% dos transportes em logística hoje. Mesmo que o número de roubos e extravios tenha crescido consideravelmente, o transporte rodoviário ainda é um dos mais indicados para planejamentos logísticos de curta distância.
O modal começou a ganhar popularidade no Brasil na década de 50, durante o governo de Juscelino Kubitschek, que criou diversas rodovias para ligar as regiões do Brasil e fomentou a expansão da indústria automobilística. A partir da década de 60, esse modal ganhou ainda mais projeção no país com o declínio das ferrovias.
A flexibilidade do serviço porta a porta é um dos grandes diferenciais do modal rodoviário, porém seu custo variável é alto, pois é necessário pelo menos um motorista e uma unidade de força (motor) para cada veículo, além de pessoal para as operações de carga/descarga.
Esse modal pode ser separado em carregamento total, envolvendo transporte de carga acima de sete toneladas e distâncias maiores e sem paradas entre a origem e o destino, e carregamento parcial, com peso inferior a sete toneladas, distâncias médias de 300 quilômetros e com possibilidades de paradas.
Vale destacar também que a malha rodoviária do país tem uma infraestrutura melhor distribuída se comparada com outros modais de transporte. Entretanto, apesar disso, as estradas do Brasil não estão em bom estado, o que prejudica bastante as viagens.
Exemplos de empresas que se destacam no modal rodoviário:
- ASAP Log
- Atual Cargas
- Borzo
- Braspress
- Buslog
- CargoBR
- Carriers Logística
- DBA Express
- DHL
- Diálogo Logística
- Dominalog
- Favorita Transportes
- FCB Brasil
- Flash Courier
- FM Transportes
- Forte Logística
- Garupa
- GFL Logística
- Iconex
- Interlog Logística
- Jadlog
- Jamef
- J&T Express
- Kangu Logística
- Logbee
- Loggi
- LS Translog
- Mandaê
- Mercado Envios
- Mobi Logística
- Movvi
- NTLog
- Olist Pax
- Ontime Log
- Patrus Transportes
- Plimor
- Pot Speed
- Rappi
- Rede Sul Log
- Rodoê
- RTE Rodonaves
- Sequoia
- Solistica
- TGestiona
- TNT Cargas
- Total Express
- Transportadora Americana
- Transfolha
- Translovato
- Venkon
- Vex Logística
2 – Modal Ferroviário
O modal ferroviário é o segundo modal mais utilizado no Brasil com cerca de 20% de participação de mercado. Esse modal é uma boa opção quando o assunto é o transporte de cargas de grandes volumes e que precisam percorrer longas distâncias.
Com isso, muitas vezes, o transporte por rodovias acabam complementando a chegada dos produtos em seus destinos finais. Os principais benefícios desse modal são o baixo custo e o transporte em grande escala para cargas pesadas.
A partir da década de 60, o transporte ferroviário começou ser sucateado no Brasil. Desde então, não tem recebido investimento substanciais por parte do governo para manutenção das linhas existentes e criação de novos ramais. Contudo, no último governo vimos algumas medidas no sentido de impulsionar esse setor.
Já em outros países, o transporte ferroviário é bastante utilizado e tem bastante destaque. Por exemplo, nos EUA existe mais de 220 mil km de trilhos, sendo a maioria compatíveis, ou seja, com o mesmo padrão de bitola, possibilitando que as locomotivas e vagões trafeguem por diferentes regiões.
Ao contrário do modal rodoviário que há uma flexibilidade de rotas possíveis, o ferroviário percorre somente um trajeto fixo. Apesar de não ser tão ágil e, principalmente, não existirem tantas vias de transporte como o modal rodoviário, esse tipo de transporte apresenta custos menores de frete e de seguros, maior capacidade de transporte e ausência de congestionamentos. Por isso é adequado a longas distâncias e grandes quantidades.
Exemplos de empresas que se destacam no modal ferroviário:
- MRS Logística
- Rumo
- VLI Logística
- Vale
3 – Modal Hidroviário ou Aquaviário
O modal aquaviário, também chamado de modal hidroviário, diz respeito ao transporte que ocorre através das vias aquáticas. No Brasil, pouco mais de 10% das cargas utilizam esse meio de transporte. É indicado para produtos com grandes volumes que precisam percorrer grandes distâncias e que possuem baixo valor agregado.
No entanto, não é recomendado para quem busca maior agilidade no transporte. Contudo, o transporte lento pode ser utilizado como uma forma de armazenamento em trânsito, beneficiando o sistema logístico.
Além da baixa velocidade, a quantidade, a eficiência e a distância dos portos, além das necessidades de combinação com outros modais de transporte (como o rodoviário ou ferroviário) são algumas de suas desvantagens.
Por ser o único modal por vias aquáticas, não disputa espaço com outros meios de transporte, mas os valores dos seguros são considerados altos.
Em relação aos custos fixos, esse transporte apresenta posição intermediária entre o transporte rodoviário e o ferroviário, porém, quanto aos custos variáveis, é uma das modalidades com menor custo.
Esse tipo de transporte pode ser classificado em fluvial; lacustre; marítimo internacional, marítimo litorâneo e interlitorâneo.
4 – Modal Dutoviário
O modal dutoviário possibilita o transporte de grandes quantidades por longas distâncias. É uma boa opção para transportar produtos líquidos, gasosos ou sólidos granulares. No Brasil, cerca de 4% das cargas são transportadas através de dutos. Esses podem ser subterrâneos ou submarinos.
Destinado principalmente para o transporte de líquidos e gases em grandes volumes, funciona 24 horas por dia e nos sete dias da semana. Sua confiabilidade é a mais alta por não sofrer interrupções por fatores meteorológicos. Porém, é um dos modais de transporte que necessita de mais atenção, já que o descuido pode causar acidentes ambientais de larga escala.
O modal dutoviário apresenta o custo fixo mais alto devido aos investimentos em direitos de acesso, construção, equipamentos de controle e bombeamento. Já o custo variável é superior apenas ao hidroviário. Além de poder enviar produtos para longas distâncias, o transporte possui baixo custo operacional, já que não é necessária muita mão de obra empregada e o consumo de energia não é alto.
A principal questão que interfere no crescimento do modal dutoviário são os altos custos de implementação, além da necessidade de licenças ambientais para instalação, mas depois o custo operacional é baixo.
5 – Modal Aeroviário
O modal aéreo se situa como uma boa opção quando há urgência no prazo de entrega. Além de ser um transporte de cargas extremamente seguro. Algumas das suas principais limitações estão no volume e quantia de carga a ser transportada, geralmente é recomendado para produtos eletrônicos, frágeis ou com período de validade baixo.
Um dos principais benefícios do transporte aéreo é que o trânsito é livre e exclusivo. Por isso, há uma previsão mais assertiva da entrega da mercadoria. Porém, há dependência de outros modais para que a mercadoria chegue ao destinatário final.
Segurança, agilidade, confiabilidade e custo alto caracterizam esse modal de transporte. Utilizado para cargas urgentes ou mercadorias com alto valor, possibilita uma redução significativa no tempo de transporte. A velocidade proporcionada permite a redução de custos com armazenagem e administração de estoques.
Atualmente, sua utilização é baixa devido ao alto custo, porém, esse quadro está mudando como pode ser visto no artigo de logística aérea aqui do site.
Exemplos de empresas que se destacam no modal aeroviário:
6 – Modal Infoviário
O modal infoviário é aquele que utiliza a infraestrutura digital de telecomunicações para o transporte. Os meios físico mais comuns são cabos, fibra ótica e satélites.
Através desse modal são transportados dados que se traduzem em informações na ponta final. Alguns dos serviços que dependem desse modal virtual são telefonia, internet e televisão por assinatura.
Com o avanço da tecnologia, serviços públicos já estão ocorrendo de modo totalmente digital, como a autorização de documentos fiscais, o cadastramento em órgãos públicos, quitação de débitos, dentre outros.
Outras vantagens do modal infoviário são a velocidade e a segurança na transmissão de dados. Os serviços digitais apresentam alta disponibilidade com a infraestrutura que já existe hoje, e a perspectiva é de cada vez maior cobertura e velocidade.